Turismo de Brumadinho

0
331
Notícias - blog Sebrae-MG Com Você

turismo de brumadinho

Empreendedores se organizam para tornar o turismo fonte de desenvolvimento econômico e cultural da região

Uma região rica em belezas naturais e culturais. Com abundância de águas que derramam pela serra em cascatas e cachoeiras. Feita de trilhas para se percorrer a pé, de bicicleta ou a cavalo. Repleta de cenários perfeitos para a prática de esportes radicais, além de aconchegantes pousadas e gastronomia para os mais diversos gostos. Essa é Brumadinho, cidade de 34 mil habitantes, situada a apenas 60 quilômetros de Belo Horizonte, cujo território é maior do que o da própria capital mineira. Fora da rota turística do Estado até 2005, ano em que ali se estabeleceu o Instituto Inhotim – Centro de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, maior museu ao ar livre da América Latina, a cidade quer mostrar que tem muito a oferecer. Empreendedores da região já começaram a arrumar a casa. Agora, basta entrar.

Com a chegada de milhares de turistas de todas as partes do mundo, Brumadinho passou a experimentar um movimento até então desconhecido. Segundo dados da Secretaria Estadual de Turismo, entre 2006 e 2012, houve um crescimento de 65% no número de empreendimentos no setor, percentual maior do que a média de Minas Gerais, que foi de 35%. Diante desse cenário, empresários dos ramos de alimentação, hospedagem e serviços de lazer perceberam que era necessário um melhor preparo para atender o público que surgia e, até mesmo, para colher os frutos da atividade turística em formação.

A partir dessa constatação, foi criada, em 2008, a Rede Empresarial do Turismo de Brumadinho e Entorno, configurando-se como o primeiro passo para a organização do setor. O grupo, hoje formado por 72 empresários, é uma iniciativa que conta com a participação do Inhotim, da Prefeitura de Brumadinho, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Circuito Veredas do Paraopeba e do Sebrae Minas.

Leia a matéria completa em nosso site.