Trabalhe o marketing na sua empresa!

0
199
Oportunidades para Crescer - blog Sebrae-MG Com Você

Muitos empresários confundem marketing com propaganda. O marketing é muito mais abrangente e envolve diversos aspectos que devem ser trabalhados para que uma empresa se mantenha em condições de competir no mercado. A propaganda é um aspecto importante do marketing, mas há outros que não podem ser dispensados.

Para se manter em um patamar de excelência, entre outros fatores, uma empresa deverá:

-  Monitorar o comportamento do consumidor e avaliar tendências relevantes de mercado para poder se antecipar em relação à concorrência;

-  Analisar sua condição competitiva diante dos concorrentes, considerando comparativos tais como padrão de atendimento, estratégias comerciais e promocionais praticadas, inovações em produtos e serviços oferecidos, política de preços, entre outros;

-  Pesquisar constantemente não apenas o grau de satisfação dos clientes, mas também as tendências globais e locais de consumo. O resultado da pesquisa servirá de base para profissionalizar sua tomada de decisão e alterar estratégias, caso necessário;

-  Investir no relacionamento com clientes, criando proximidade mediante recursos de interatividade que favoreçam o acesso, seja para fazer reclamações, seja para contribuir com sugestões. Para que ações desse tipo possam ocorrer, será necessário trabalhar com um banco de dados que deverá ser atualizado constantemente;

-  Definir um posicionamento de mercado. Pergunte-se: “Qual imagem desejo que meu cliente tenha em mente a respeito do meu negócio?” A resposta poderá ser: uma imagem de baixos preços, de diferenciação em produtos/serviços ou uma imagem relacionada a um foco estratégico específico. Importante lembrar que apenas uma delas irá predominar;

-  Considerar a gestão de sua marca, lembrando que ela representa uma “promessa” para seu cliente. Não o decepcione!

-  Trabalhar com o “pensamento” estratégico baseado nos Ps do marketing. São eles: produto / preço / praça (localização e distribuição) / promoção (comunicação). É no último P (promoção) que está incluída a “famosa” propaganda. Os 4 Ps deverão ser trabalhados e monitorados para que as funções do marketing funcionem harmoniosamente. Cuide também das pessoas (o quinto P), que representam fator crítico de sucesso nos  empreendimentos;

-  Estabelecer metas e traçar um plano de ação centrado nos objetivos e estratégias de marketing;

-  Mensurar todos os seus resultados após a implementação das  ações.

Importante:

Crie uma identidade para sua empresa, estabelecendo sua definição de negócio, missão, visão e princípios.

 

Quer saber mais? Faça o download gratuito do manual Como abrir uma empresa

empresa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aprenda o que é um Plano de Marketing Empresarial

 

 

Interaja online conosco. Acesse o chat e converse com especialistas em Marketing, Finanças e Legislação

chat