Tendências para 2014: em que investir?

0
198
Notícias - blog Sebrae-MG Com Você

Untitled-1Para garantir a prosperidade e o sucesso do negócio, é preciso se manter atento não apenas ao comportamento dos consumidores ou às inovações tecnológicas, mas ao próprio mercado, observando os setores em desenvolvimento e expansão para, assim, garantir bons investimentos e resultados durante todo o ano.
Nesse sentido, a empresa norte-americana de análises financeiras e soluções de gerenciamento de risco Sageworks, considerada referência no mercado, divulgou os dez setores da economia que mais crescerão em 2014. O principal objetivo é orientar os empresários para que compreendam informações complexas por meio de dados e tecnologias e, dessa forma, possam aplicá-las para otimizar a vida financeira de seu empreendimento.

Para desenvolver o estudo e identificar as indústrias potenciais, a consultoria analisou as demonstrações financeiras de empresas privadas dos Estados Unidos. Os negócios ligados à mineração ocuparam o primeiro lugar no ranking. Somente as atividades relacionadas à perfuração de áreas de minério, como as retiradas de amostragem e observações geológicas para petróleo, representam 21% de crescimento. Já os negócios ligados ao setor de grãos, como trigo, milho e soja, ficaram em segundo lugar na pesquisa, com a expectativa de 20% de aumento de demanda. Empatados com este setor, na segunda posição, encontram-se as atividades relacionadas a bebidas e maquinário para agricultura e construção.

De acordo com a Sageworks, essas indústrias apresentaram um crescimento significativamente maior do que a taxa média alcançada pelas empresas privadas, que somou 9%. Por esse motivo, elas foram consideradas com potenciais de expansão para 2014. Apenas o setor de mineração, colocado no topo da lista, cresceu 32% nos últimos doze meses.

Em Minas Gerais, o total arrecadado pelo Estado, por meio das atividades neste setor, bateu recorde em 2013, totalizando R$ 1,204 bilhão, segundo dados do Departamento Nacional de Produção Mineral. Assim, investir em empresas que realizam manutenção ou aluguel de equipamentos utilizados na atividade de mineração, bem como traçar projetos na área de segurança para as grandes mineradoras podem resultar em bons negócios para quem quer se tornar um empreendedor ou pretende ampliar sua área de atuação.

 

Leia a matéria completa em nosso site.