Shopping a céu aberto

4
207
Notícias - blog Sebrae-MG Com Você

A avenida Silva Lobo, na região Oeste de Belo Horizonte, se prepara para ser um centro de referência comercial do país

Avenida Silva LoboUm dos principais corredores comerciais da região Oeste da capital mineira, a avenida Silva Lobo, reúne, em seus 2,5 km de extensão, mais de 130 estabelecimentos de vários setores. Bancos, supermercados, padarias, lojas de roupas, restaurantes e até mesmo uma faculdade dividem espaço na via que corta cinco bairros – Nova Granada, Nova Suíça, Barroca, Alto Barroca e Calafate. Toda essa variedade de negócios inspirou o Sebrae Minas, que também está sediado na região, a elaborar um projeto-piloto de promoção ao desenvolvimento socioeconômico da área.

Batizada de Caminhos, a iniciativa pretende transformar a avenida em um grande centro comercial a céu aberto. O conceito criado pelo Sebrae Minas é o de avenida-shopping. “O projeto foi pensado para criar uma identidade única para a avenida e também ir ao encontro da vocação dela, que é bem semelhante à dos shoppings centers: lojas de segmentos diversos dividindo o mesmo espaço”, explica a analista do Sebrae Minas, Fátima Trópia.

A transformação de ruas e avenidas em centros comerciais já foi feita em outras cidades, mas o modelo proposto foi pensado exclusivamente para a avenida Silva Lobo. “Não há inovação em promover o desenvolvimento comercial de uma rua. O diferencial do Caminhos é que ele foi construído tendo em vista as características da região, que possui um comércio de micro e pequenas empresas bem diversificado e a presença de grandes empresas, como bancos, supermercados e lojas de departamentos, assim como ocorre nos shoppings centers”, pontua Fátima Trópia.

Esse conjunto de estabelecimentos comerciais de porte é responsável pelo fortalecimento do mercado econômico. Em 2012, os negócios instalados na localidade movimentaram R$ 14 milhões e empregaram mais de 700 pessoas. Esses números expressivos dimensionam a importância da avenida Silva Lobo para a região e para Belo Horizonte. “Vamos aproveitar todo esse potencial e atrair os consumidores dos bairros próximos. Hoje, por exemplo, muitas pessoas que vêm praticar exercícios físicos na avenida não fazem compras em nenhum dos estabelecimentos comerciais. Queremos mudar esse cenário, aumentar a circulação de dinheiro e atrair mais consumidores”, revela a analista do Sebrae.

Considerando apenas a região onde está localizada, a avenida Silva Lobo tem potencial para conquistar uma multidão de compradores. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a região Oeste de Belo Horizonte tem mais de 300 mil habitantes. Isso sem contar que outras regiões da cidade, como a Centro-Sul e a Noroeste, têm fácil acesso à avenida. O público-alvo do projeto Caminhos e a sua área de influência serão mais bem-definidos no final do ano, com o resultado da pesquisa mercadológica, encomendada pelo Sebrae Minas.

Leia a matéria completa em nosso site.

  • darliane

    ola boa tarde !!

    SOU DE ITAQUAQUECETUBA SÃO PAULO GOSTARIA DE SABER
    COMO FUNCIONA ESSE PROJETO

    • sebraemgcomvoce

      Olá Darliane,

      Entramos em contato com a analista do Sebrae Minas envolvida neste projeto e a mesma nos informou que o Projeto realizado na Avenida Silva Lobo, em Belo Horizonte, visa a qualificação dos empresários alocados nela, além de um plano de ação para melhoria da avenida, definido pelos próprios empresários. O Projeto contempla uma revitalização da avenida (não estrutural) mas com um processo de melhoria em vitrinismo, qualidade de atendimento, liderança,boas práticas, Governança e criação de grupo de trabalho.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Ana Zélia Mendonça

    Olá!

    Gostaria de saber se o projeto caminhos foi ou está sendo implementado como previsto. Pois sou moradora da regão e tenho interesse em investir no local abrindo uma empresa familiar. Como poderia saber mais sobre o projeto e seus resultados?

    Agradeço desde já.

    • Sebrae Minas Gerais

      Ei, Ana Zélia! Não conseguimos encontrar nenhum projeto com esta descrição, exceto pela revitalização da Avenida Silva Lobo. Você está se referindo a isso? Se sim, a condução do projeto foi repassada à Associação da Silva Lobo. Caso sua dúvida esteja relacionada a outro tema, por favor nos indique para que possamos ajudá-la. 😉