Seja dono do seu negócio

8
369
Oportunidades para Crescer - blog Sebrae-MG Com Você

Descubra quais os tipos de negócios combinam com você e aprenda a abrir a sua empresa

Como abrir uma empresa

Gerenciar um negócio requer planejamento e dedicação. Antes de abrir a sua empresa, o futuro empreendedor deve:

  • Conhecer o ramo de atividade, mercado consumidor, fornecedor e concorrente
  • Definir produtos e serviços que serão disponibilizados e a localização da empresa
  • Definir o processo operacional
  • Projetar o volume de produção, vendas, serviços e de colaboradores
  • Praticar a análise financeira

O segredo do sucesso das empresas é o cuidado com todas as etapas que envolvem o negócio. É importante ter afinidade ou um pouco de experiência com o tipo de negócio que você deseja abrir.  Após definir o seu ramo de atuação é hora de aprender mais sobre cada etapa do empreendimento. Independentemente do tamanho da empresa, é necessário estabelecer metas, parâmetros e estratégias para que ela se desenvolva de forma saudável e sustentável.

Aprenda a abrir uma empresa

  • Mariangela dos Reis Teodoro

    Trabalhei por muitos anos como ‘recepcionista e também ‘empregada doméstica e atendente de lanchonete. E, pelo fato de ter experiência nestes ramos de trabalho, resolvi pedir ajuda para um novo emprego. Deixei o último trabalho assim que engravidei da minha primeira filha. Hoje, já que estão já com idade independente, espero voltar ao ramo de trabalho. Afinal, é indispensável as atividades da ‘mulher’ no mercado de trabalho, hoje em dia. Requerendo, é claro, disciplina e dedicação. Aguardarei ansiosa por um retorno. Mariangela dos Reis Teodoro

    • sebraemgcomvoce

      Olá Mariangela,

      se você pretende trabalhar como empregada, com carteira assinada, nossa sugestão é que procure os bancos de vagas e agências de colocações de emprego disponíveis no mercado, apresentando a experiência que já teve anteriormente.
      Mas, se pretende montar um negócio e ser empresária, verifique uma lista de atividades disponíveis em nosso site que poderá auxiliá-la a definir como aliar suas vocações/habilidades a um ramo de atuação rentável.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Rosineide Vieira de Souza

    Quero abrir um negócio na minha cidade, mas não tenho experiência nenhuma.Tenho um dinheiro disponível e não sei em que investir. aguardo resposta.

    • sebraemgcomvoce

      Olá Rosineide,

      o primeiro passo é tentar encontrar uma atividade com a qual já tenha conhecimento e prazer em trabalhar. Gostando do ramo, você terá mais habilidade para lidar com os obstáculos que surgirão.
      A orientação é pesquisar as possibilidades e ver a que melhor se adequa a seu caso. Pesquisar significa investigar os preços praticados por outras empresas, o tipo de cliente que elas atendem e o que esses clientes procuram exatamente. Em seguida, avaliar os custos do seu negócio.
      Recomendamos então que verifique uma lista de atividades disponíveis em nosso site que poderão auxiliá-la a definir como aliar suas vocações/habilidades a um ramo de atuação rentável.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Anderson Magalhães

    Olá,tenho interesse em comprar uma franquia mas, tenho muitas dúvidas sobre como funciona e gostaria de ter alguns esclarecimento sobre o assunto.É possível agendar no Sebrae uma conversa com um especialista?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Anderson,

      se deseja ter uma atendimento presencial para discutir sobre este assunto, pedimos que entre em contato com a Central de Relacionamento de seu estado (0800 570 0800) para verificar a disponibilidade de agenda deste tipo de orientação.
      Em Minas Gerais, você poderá conversar com um de nossos especialistas em Marketing por meio da consultoria online.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • SILVANE JACQUELINE DA SILVA

    BOA NOITE !
    não sei como começar a conversa quando se fala em Sebrae parece um bicho muito horroroso e uma coisa muito distante da realidade de cada um fica as perguntas será que eu posso,eu tamém consigo ter meu proprio negocio. Até que se cria coragem e arrisca para ver vamos nós.
    Bom meu marido trabalha por conta propria com parceria com um socio. Eles mexem com seme joias, prata ouro.fazem peças para uma firma e algumas coisas deles,tem alguns funcinarios, paga aluguel de 2 lojas no centro bh.A renda não é ruim, mas percebo
    que eles precisa de ajuda para ter melhor crescimento em seus negocios. Os 2 são cabeça dura.eu já acho que ele tem medo do novo, mas quer crescer,ultimamente estão passando por uma crise.
    Gostaria de ajuda- lo, ele já está na faixa 47 anos já não é mais garoto ,eu não trabalho com eles
    tem como ter ajuda a esse caso . o que fazer !Obrigada!
    !Silvane ! se poder a uma resposta !

    • sebraemgcomvoce

      Ola Silvane,
      podemos ajudar na melhoria da empresa com certeza.
      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para que sejam verificadas as possibilidades de melhoria.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento