Segurança na venda a prazo

0
966
prazo

Vender a prazo é facilitar a vida do consumidor. Muitas vezes a necessidade de um bem ou produto não cabe no orçamento do mês. Mas pode ser resolvida com o parcelamento. Nesses casos, o parcelamento não só auxilia, como possibilita a venda.

A dificuldade é que a inadimplência é o inimigo número um das vendas a prazo. Trabalhar com a política do crediário tornou-se um dos grandes desafios na gestão das micro e pequenas empresas. Em especial em cidades do interior onde impera a regra do “você me conhece!”.

Em muitas empresas, não há uma política definida de como programar e implantar a análise de crédito. Muitas vezes há apenas o processo de consultar os órgãos de proteção. Atitude válida, mas que não traz a segurança necessária para a venda no crediário.

Como dar prazo de forma segura?

  • Convoque sua equipe (vendas e finanças) para que juntas formulem uma política que garanta à empresa uma venda saudável no crediário. Cuidado para não burocratizar demais e dificultar o processo de vendas.
  • Nomeie um responsável pela análise de crédito de seus clientes.
  • Crie regras claras e definidas de como serão efetuadas as análises e liberação dos limites de créditos. Defina a documentação necessária para o cadastro (RG, CPF, comprovante de endereço e renda, fiador e avalistas, garantias, consultas a órgãos de proteção ao crédito), e como serão determinados os limites de crédito
  • Comunique aos clientes de maneira clara como serão realizados os novos procedimentos e observe os prazos para que eles se adequem.
  • Estabeleça uma data a partir da qual somente o novo sistema será adotado, com os antigos débitos adaptados às novas regras.
  • Seja fiel à politica de crédito, evitando-se as exceções, assim não haverá os precedentes.
  • Venda no crediário somente após a apresentação e análise da documentação e tenha sempre em mãos os documentos devidamente assinados pelos seus clientes.
  • Siga as regras dos órgãos de proteção ao consumidor e as leis civis.
  • Reforce as vantagens da venda no cartão de crédito.

Sabe-se que a toda a venda a prazo possui riscos de inadimplência. Porém lembre-se que esta é também uma maneira de alavancar as receitas das empresas. É também uma oportunidade dos clientes terem acesso a outros produtos.

Boas vendas e sucesso!

 

Baixe Grátis

Cartilha sobre gestão de vendas