Redução das taxas de juros

0
492

O que isso impacta a realidade das micro e pequenas empresas?

Ilustração sobre jurosA redução atual das taxas de juros impacta diretamente as pequenas e micro empresas, tanto positiva quanto negativamente. É hora de atentar para a real necessidade de contrair empréstimos bancários, mesmo com encargos reduzidos, a fim de que a empresa não se torne uma futura inadimplente. Mas o momento é bem favorável para negociações, a taxasmais baixas, de empréstimos já contraídos. Entenda o momento atual e saiba como se beneficiar dele.

POLÍTICA FINANCEIRA ATUAL | A atual política do Banco Central sinaliza queda da Selic (Sistema Especial de Liquidação de Custódia), taxa básica utilizada como referência pela política financeira governamental, que reflete o custo do dinheiro para empréstimos bancários. A diminuição dos juros aplicados pelas instituições bancárias (oficiais) estatais, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, forçou uma queda considerável dos juros praticados pelas demais instituições financeiras. Do contrário, estas perderiam mercado, já que os clientes, através da portabilidade, poderiam optar pelos bancos (oficiais) governamentais para reduzir os encargos.

ASPECTO POSITIVO | A redução dos juros possibilita tomar dinheiro a um custo mais baixo, o que favorece a alavancagem das micro e pequenas empresas. Até mesmo em negociações, é possível diminuir os encargos já contratados, trazendo alívio em situações de dificuldade.

ASPECTO NEGATIVO | Pode haver endividamento excessivo e uma provável elevação de inadimplência. É preciso ter senso de responsabilidade planejamento e consciência das reais necessidades de se contrair um empréstimo.

FIQUE ALERTA | Alguns bancos estão elevando as taxas de seus pacotes, e as linhas de crédito com juros baixos estarão disponíveis para aqueles que pagam os pacotes mais completos e mais caros. Assim, a redução dos juros deve ser avaliada em relação aos custos das taxas cobradas dos bancos, que, em alguns casos, subiram mais de 13%.

ORIENTAÇÕES VIA SEBRAE | O Sebrae-MG orienta as micro e pequenas empresas sobre as negociações que elas podem fazer junto a seus credores bancários, no sentido de diminuir o peso dos encargos e aproveitar a diminuição dos juros para alavancar os negócios em função das demandas de mercado. Em caso de dúvidas, o Sebrae disponibiliza o canal de contato 0800 570 0800.

Esta matéria foi retirada da revista passo a passo. Clique aqui para fazer download da versão completa.