Redes sociais otimizam atendimento de empresa de TI e melhoram comunicação interna e externa

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Empresa integrou o Twitter em seus softwares e até quem não tem registro no miniblog recebe as notícias

A Tron Informática é uma empresa de tecnologia da informação com foco em softwares de legislação contábil, fiscal e trabalhista. Diversas redes sociais são utilizadas pela empresa com objetivos divididos e bem delineados. Isso auxiliou não só a melhor capacitação dos funcionários, como diminuiu a demanda por suporte técnico. O pico de chamadas costuma ser em janeiro e no ano passado esse mês registrou um aumento de 40% na demanda por suporte. Depois do uso das redes, a demanda cresceu apenas 13%.

As constatações são do fundador e diretor do grupo Tron, Reilly Rangel. “O que gostei bastante no uso das redes sociais é que deixou nossa pirâmide hierárquica horizontalizada. É fácil falar com gerentes e empregados”, diz o empresário. Ele revela ainda que as redes abrem um canal de comunicação de mão-dupla entre empresa e cliente. Os funcionários podem utilizar Orkut, Facebook, Twitter, Blog, Flickr e Youtube tanto para fins profissionais quanto pessoais.

O Orkut é usado desde 2004 e nele são divulgadas mensagens diversas sobre a empresa e são feitas enquetes e fóruns, para despertar a curiosidade do cliente. O Facebook tem painel com fórum e discussões e também é usado para divulgação de vídeos produzidos pela própria empresa, tanto institucionais quanto de divulgação. A empresa tem um canal personalizado no Youtube, onde hospeda vídeos sobre a Tron ou feitos por outras pessoas, mas que tenham relação com o tema. O Flickr é um repositório de fotos de eventos e de situações internas da empresa. Finalmente, o blog traz notícias sobre a Tron e opiniões, além de mais conteúdo para explicar qualquer coisa com mais detalhes.

“Buscamos explorar esses meios de comunicação de forma positiva e saudável. O resultado tem sido tão bom que queremos que todos usem”, diz Rangel. A empresa integrou o Twitter em seus softwares para veicular notícias para qualquer um que o utilize. “Dentro do nosso sistema aparece o último post do Twitter, na linha rodapé. Tendo conta no miniblog ou não, a notícia chega para o usuário do nosso sistema”, garante o empresário.

A Tron existe há 18 anos. Começou com dois empreendedores em uma garagem em Goiânia, um da área técnica e outro da área de negócios. Insatisfeitos com o atendimento de empresas de TI, decidiram fundar a deles. Hoje a empresa atende cerca de 4 mil clientes, conta com mais de 200 funcionários espalhados por 11 sedes e fechou 2009 com um aumento de 43% no faturamento. As redes foram responsáveis pela abertura de duas novas empresas no ano passado, em virtude do aumento que elas trouxeram no número de clientes.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

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  • Acredito que essa tendência deva ser cada vez mais intensa. Redes sociais ainda assustam os pequenos empresários já que, muitos deles, só percebem a rede de forma amadora.

    Parabéns pelo blog! Trabalho com esse assunto tb e gostaria de convidá-los a acessar meus textos:

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    Sucesso a todos!