Propósito: o segredo dos novos empreendimentos

0
721
proposito

Encontrar a razão para empreender é um dos principais desafios de quem quer ter um negócio. Por quê? O propósito é um significado pessoal para o empreendedor que alinha o que você gosta e aquilo que sabe fazer, com o que o mundo precisa. É assim que surgem empreendimentos que geram valor para você e para a sociedade.
Link vídeo (compartilhamento):

Você quer liderar a criação e o desenvolvimento de um negócio bem-sucedido? Legal! Mas você sabe o que o motiva a empreender? Quando você sabe a razão para agir e iniciar um negócio, você cria uma relação pessoal com o cliente e com o problema que irá resolver, fazendo com que a condução do negócio seja mais consistente e você, como empreendedor, mais resiliente.

Já reparou que tudo começa com o porquê? É que sempre há um motivo, uma missão, um objetivo a ser alcançado. E abrir um negócio não é diferente, pois transformar ideias ou hobbies em negócios não é tarefa fácil. No cenário empresarial existem duas palavras que definem os motivos para empreender: oportunidade e necessidade.

Os novos negócios de oportunidade surgem pela identificação de alguma coisa que inova o mercado, algo que ninguém está fazendo, mas para o qual existe demanda. Já o empreendedorismo por necessidade, costuma surgir de situações que exigem ação rápida das pessoas, especialmente para se manter a sobrevivência. É o caso dos negócios abertos por pessoas que perdem seus empregos.

Mas os motivos para apostar no empreendedorismo vão muito além dessas possibilidades, especialmente quando se pensa nas razões para se abrir um negócio. O que te motiva a empreender? O que você busca? Qual é sua missão?

Desafio de empreender

Confira algumas razões que as pessoas declaram como sendo aquilo que dá sentido ao desafio de empreender:

Gostar de desafios: sabe aquele friozinho na barriga? Este é uma das principais razões que levam as pessoas a empreenderem, o gosto pela superação de obstáculos, a certeza de que não há certezas, e de que seus resultados são ações diretas de suas próprias ações.

Ter liberdade: empreender possibilita que você possa fazer a escolha pelo que considera mais acertado, definir como as coisas devem ser feitas. A escolha dos caminhos do empreendimento é sua.

Grana no bolso: sim, empreender pode render mais ganhos do que um emprego fixo com um salário previsível. Sua renda pode ser bem maior do que aquilo que uma empresa pode oferecer mensalmente. Mas não se engane! Ganhar mais pode significar ter que trabalhar muito mais também.

Realizar seus sonhos: ter um negócio próprio possibilita que você invista no que gosta e acredita. Sendo empreendedor você pode torar seus sonhos uma realidade e ter aquilo que sempre desejou, uma vez que quem decide é você.

Ser o chefe: uma das maiores motivações das pessoas para empreender é se tornar seu próprio patrão. Você pode estabelecer suas metas, seus horários, escolher os clientes o que ajuda a se sentir mais livre, sempre com muita responsabilidade, é claro.

E ai, se animou mais a investir em um novo negócio? Não pare! E mantenha o foco no seu propósito!

Baixe Grátis

O manual Descoberta da Série Guia Essencial para Novos Empreendedores