Planejamento: processo para alcançar resultados

0
902
planejamento

Planejar é estruturar seu pensamento sobre o que efetivamente deseja para o futuro da sua empresa. Um planejamento cumpre o papel de definir o “ONDE” e “COMO” chegar ao resultado desejado. Esse processo torna o sucesso mais provável.

Quando planejar?

A maior parte das empresas trabalha com o ano contábil. No Brasil ele é igual ao ano 20calendário, que vai de janeiro a dezembro. Porém, o planejamento poderá ser revisado a qualquer momento dentro deste intervalo de tempo. Se você está planejando abrir, planeje. Se já abriu e está operando sem essa definição, planeje também.

Mãos à obra!

Divida a construção do planejamento em 4 Etapas a seguir.

Etapas do planejamento

1ª Etapa:

Quem Somos?

Nessa fase, relata-se a definição do Negócio. Você vai escrever o que faz, para quem faz e como é feito.  Dessas definições, sairão a Missão e a Visão da Empresa.

 Negócio

Em planejamento, o negócio é um conceito que gera valor percebido ao cliente. Essa ideia atende alguma necessidade ou desejo de um grupo de pessoas com disposição para pagar por isso. Descrever o negócio da empresa é descrever o que ela proporciona em termos de benefícios ou soluções aos clientes.

 Missão

É a razão pela qual a sua empresa existe. Descreve em linhas gerais onde a empresa vai atuar e qual será seu foco principal. É importante que seja curta, clara e de fácil entendimento.

Perguntas que facilitam a confecção da Missão da empresa:

1 - O que a EMPRESA deve fazer?
2 - Para QUEM deve fazer?
3 - Para QUE deve fazer?
4 - COMO deve fazer?

A definição do Negócio e da Missão são ações imprescindíveis para a elaboração do planejamento estratégico da empresa. Eles irão orientar os esforços de todos em uma direção comum. Uma missão bem escrita ajuda nas decisões do dia a dia da empresa.

 Visão

É a posição que queremos ocupar num cenário futuro, seja em negócios existentes, seja em uma nova composição de negócio. É um marco para um ponto de chegada, para a jornada que a empresa vai enfrentar nos próximos anos.

Perguntas que facilitam a confecção da Visão da empresa:

1 - Qual é o nosso objetivo?
2 - Qual é a força que nos impulsiona?
3 - Quais são os nossos valores básicos?
4 - O que mudaríamos?

2ª Etapa

Onde Estamos Hoje?

Trata-se de reconhecer e considerar a influência de fatores externos e internos no desenvolvimento do seu negócio. É importante pensar nos pontos fortes e fracos da empresa, suas limitações e seu potencial. Uma ferramenta muito útil para esse momento é a matriz FOFA ou SWOT, em inglês.

Ao determinar com assertividade o seu momento, será mais fácil projetar soluções e colocar-se de forma mais eficiente e competitiva.

3ª Etapa

Para Onde Vamos?

Com o momento atual devidamente colocado e com o olhar na Visão da empresa, os objetivos são definidos. Tanto gerais quanto específicos. Os objetivos são resultados que a empresa pretende alcançar, em um prazo determinado.

Devem ser quantifcáveis ou, no mínimo, constatáveis. Precisam ser relacionados definidos dentro de um horizonte de tempo. De maneira geral se relacionam com aspectos ligados a faturamento, rentabilidade,  posicionamento no mercado etc.

Quantos objetivos devemos produzir, depende do tamanho e da complexidade da empresa, mas certamente MENOS é MAIS.

4ª Etapa

Como Vamos Chegar Lá?

É hora da Definição das Estratégias. Estratégia é COMO vamos atingir um resultado.  É a forma através da qual os objetivos serão atingidos. Por isso, estão intimamente ligadas aos objetivos, definindo como a empresa caminhará em direção às suas metas.

Um Plano de Ação pode ser o resultado dessa reflexão. Bem aplicado, oportunizará a efetiva construção do futuro da empresa.

O resultado da sua reflexão preencherá um quadro como este:

FERRAMENTA CONSOLIDADA DO PLANEJAMENTO

CENÁRIO PONTOS FORTES PONTOS FRACOS OPORTUNIDADES AMEAÇAS

OBJETIVO GERAL

ESTRATÉGIAS 01 -
02 -
03 -
PLANO DE AÇÃO O QUE SERÁ FEITO? COMO SERÁ FEITO? QUEM FARÁ O QUÊ? ONDE SERÁ FEITO? QUANDO SERÁ FEITO? QUANTO CUSTARÁ?

 

Fique atento. Planejamento estratégico é um exercício mental de alta intensidade. Requer inteligência, ousadia e paciência. Aplique doses de rigor e apetite por risco. Seja diligente na aplicação do que foi decidido e aumente suas chances de sucesso.

Baixe aqui

E-book - O planejamento da empresa está na palma da sua mão.