Planejamento estratégico, para que serve isto?

0
986
planejamento estratégico

Vamos combinar: o termo Planejamento Estratégico será designado ao longo deste artigo por P.E., ok?

Sim, eu sei para que serve e vou lhe mostrar que não dá para viver sem, é tipo... “Avião sem asa, fogueira sem brasa, futebol sem bola, Piu-piu sem Frajola”... você não vai conseguir viver sem planejamento estratégico. Você e ele será um caso de amor !

Para começar vamos jogar o jogo dos 7 erros. Vejamos a seguir os erros quanto ao planejamento estratégico.

  1. É para empresa grande;
  2. Tenho que ter dinheiro para fazer;
  3. É algo para ficar no papel, não é aplicável;
  4. Posso copiar o P.E. do meu concorrente;
  5. É somente um amontoado de frases bonitas bem escritas;
  6. Não tenho que ter um P.E. pois estou como microempresário;
  7. É apenas um enfeite.

A ideia aqui é esclarecer como fazer e claro, fazê-lo lembrar da célebre frase do grande poeta e matemático Lewis Carrol, “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.

Objetivo do Planejamento Estratégico

Definir um alvo e traçar o caminho, este é o objetivo de um P.E., ou seja, é definir qual o seu ponto de partida, para onde você vai e como chegar lá. Contudo para chegar lá é preciso de um mapa, e neste caso não será um mapa geográfico, mas de passos a serem dados, de atividades a serem cumpridas para se conquistar um objetivo.

Tudo começa com um primeiro passo

Toda viagem começa com o primeiro passo, e aqui consiste em compreender as variáveis que podem afetá-lo de forma positiva ou negativa.

Estas variáveis podem ser do tipo que pode controlar ou não. Estas que podemos influenciar são as chamadas Forças & Fraquezas, como por exemplo o seu recurso financeiro, selecionar as pessoas da equipe, espaço físico, acesso à tecnologia, dentre outros. E as que você não pode influenciar são as chamadas Oportunidades & Ameaças, que são variáveis externas, como por exemplo a taxa de juros, o valor do dólar, a concorrência, leis, cultura, etc.

Uma excelente ferramenta que ajuda a levantar estas variáveis é a Matriz F.O.F.A.

Segundo

Definir onde se quer chegar. Neste caso fica claro que o P.E. é um conceito aplicável a qualquer tipo de empreendimento e qualquer porte, pois todos querem chegar a algum lugar. O seu objetivo pode ser conquistar mais clientes; aumentar as vendas; posicionar-se no mercado; expandir área de atuação; ou qualquer outra meta.

Terceiro: passo a passo para ficar mais fácil

Definir como irá alcançar estas metas, considerando que deverá seguir algumas ações, e estas ações precisam estar planejadas, ou seja, quem irá realizar, quando, quanto irá me custar, quanto começará, quando terminará, qual o benefício esperado e qual a meta?

Desta forma você irá criar o que chamamos de Plano de Ação para tornar passível de execução o seu planejamento. Lembre-se: é FUNDAMENTAL que leve em consideração as Forças & Fraquezas e as Oportunidades & Ameaças.

Para cada ação é importante construir um plano de ação para implementá-la, a fim de lhe conferir maiores chances sucesso.

Aí sim...

Bom, a ideia foi lhe explicar de uma forma clara e sucinta que P.E. é sim fundamental para qualquer empresa, para qualquer potencial empreendedor, pois ele deseja o caminho, o mapa para se chegar a um objetivo. Enfim, ele tangibiliza, tira da cabeça e coloca no papel, e isto aumenta em muito as chances de identificar possíveis falhas no planejamento e por consequência na sua execução.

Dicas:

Seja visual

Tire a sua ideia do papel: faça um CANVAS mais visual, um Canvas Estratégico

Simples é Fácil, simples é bom, menos é mais!

Converse, Comunique toda a equipe, todos precisam se sentir parte do planejamento.

Mantenha-se em fase beta, ou seja, de teste. Afinal sempre é tempo de mudar para melhor!

Sebrae e Você, tudo a ver! Veja mais sobre Planejamento Estratégico neste artigo.

 

Entenda Mais

 

Baixe Grátis

Guia - Conteúdo e informação de empreendedorismo