Os 6 artigos mais lidos de 2017

0
1724
artigos_mais_lidos

Para empreendedores e empresários, 2017 foi um ano que não teve nada de monótono. Agora é hora de se preparar para o ano que já começou. Preparei um post especial, para você aproveitar o melhor conteúdo que publicamos no ano passado. Eles estão cheios de ensinamentos que podem ser aproveitados o ano todo. Vamos, lá! Leia ou releia. Aproveite o conhecimento compartilhado pelos técnicos do Sebrae Minas e que podem ajudar a fazer a diferença também em 2018.

1. Fintechs e sistema financeiro

fintechs

Este artigo mostra como o sistema financeiro está sofrendo provocações a partir do desenvolvimento de tecnologias. Isto tem feito com que o as instituições financeiras se adaptem para oferecer serviços cada vez melhores e até mais baratos no mercado. Entenda como as fintechs ajudam a melhoar o sistema financeiro no texto de Leonardo Medina.

2. Preço de venda

venda

Calcular o preço de venda de produtos e serviços é uma tarefa que requer atenção aos detalhes. Custos diretos e indiretos, despesas fixas e variáveis, percentual de lucro que a empresa espera obter, tudo está no radar do analista de finanças João Paulo Pereira, que nos fala sobre como acertar e crescer a partir do preço de vendas.

3. Contratação para o MEI

contratação de funcionário

Se você é MEI e está de olho na contratação de funcionário, está no lugar certo. Com as dicas de Laurana Viana, você aprende a fazer o planejamento para realizar a contratação de foram adequada. Mãos à obra! Leia o artigo e descubra 5 dicas poderosas sobre contratação de funcionários para MEI e siga cada uma delas para ter sucesso nos negócios em 2018.

4. Desafios da gestão de pessoas

ambiente de trabalho

O dia a dia das micro e pequenas empresas do Brasil está cheio de desafios. As relações de trabalho são um deles, pois a gestão de pessoas afeta diretamente os resultados dos negócios. Para ajudar a compreender esta questão, a analista Vanessa Belli fala de pessoas e desafios no ambiente de trabalho, mostrando como a gestão das equipes e das relações interpessoais no trabalho podem contribuir para um ambiente favorável de diálogo e resultados positivos.

5. Alimentação como negócio

alimentação

A mudança que as pessoas têm passado em suas vidas nos últimos anos afeta também a maneira como se alimentam. Com isso o mercado de alimentos tem se transformado, fazendo surgir tendências como alimentos naturais, truck foods, delivery especializado e muito mais. Estas e outras novidades do mercado de alimentos são apontadas por Cristiane Terra no artigo que  mostra as tendências para novos negócios de alimentação.  Se você é desta área ou tem interesse em empreender nela, precisa estar por dentro dessas informações.

6. Metas e planejamento

metas

Planejamento e metas são duas palavras que não podem sair da cabeça do empreendedor. Seja no início do ano, ou nos períodos de revisão dos resultados alcançados, é preciso estabelecer o que se quer alcançar e a forma de chegar onde se planejou. É isto que nos mostra Frederico Dias em seu texto sobre a importância das metas no planejamento. Leia o artigo e esteja mais preparado para o sucesso em 2018.