O negócio é fazer sucesso

0
596

Rapadura é doce, mas não é mole não!

Empreender é para os fortes, que querem conquistar seu próprio negócio. Os desafios diários e as reviravoltas do mercado pedem do empreendedor habilidades e características que nem sempre são inatas, mas que podem ser desenvolvidas, contribuindo para o alcance do sucesso nos negócios.

Este é o caso da Maria José de Lima Freitas. Em 1999, ela era faxineira em uma agência bancária, quando, ao retornar da licença maternidade, perdeu o emprego. O que poderia ser o fim do caminho para muitos, tornou-se uma oportunidade para ela.

“Quando perdi o emprego, procurei um serviço de um salário mínimo. Não conseguia nada e fiz um juramento que eu criaria o meu emprego e de muitos outros”.

Busca de Oportunidades e Iniciativa

Sem saber, começava aí a transformação da funcionária Maria José na empresária da Mazé Doces. Uma das características dos empreendedores de sucesso é justamente a busca de oportunidade e iniciativa. Coisa que Mazé mostrou ao comprar alguns ingredientes e fazer a primeira leva de doces, que vendeu nas ruas de sua cidade e com a qual ganhou os primeiros vinte reais.

No mesmo ano, um cliente a desafiou a produzir doces cristalizados. Procurou um curso, aprendeu a produzir os doces e vendeu toda essa primeira produção para esse mesmo cliente. Nascia a Mazé Doces.

Persistência e Autoconfiança

Mas nem tudo são flores na tarefa de empreender. Era preciso investir para ver o sonho se realizar. Não dava mais para fazer os doces no fundo de casa, sozinha. Mazé então fez um empréstimo para financiar seu sonho. “Meu pai me falava que doce não dava dinheiro. Mas eu tinha dívidas, dois filhos para sustentar e um sonho para realizar”, diz. Nessa época, chegou a pesar 43 kilos.

Se havia motivos para desistir, havia também autoconfiança e persistência, dois outros ingredientes do sucesso. Dia após dia a empresária encontrava novas soluções.

Busca de Informações

É forte em Mazé a busca por informações. Tanto para produzir os primeiros doces, quanto para criar a empresa, ela sempre buscou conhecimento.  “Quando eu comecei, eu não tinha noção do que era um negócio. Me lembro até hoje da ligação feita de um orelhão para o Sebrae e o primeiro manual Ponto De Partida que eu li. Para entender, foi preciso estudar.”

E assim ela fez. De curso em curso, chegou, em 2004, ao EMPRETEC, metodologia da ONU, aplicada pelo SEBRAE que trabalha justamente as características empreendedoras. “Eu não tive oportunidade de estudar. Então o EMPRETEC foi a faculdade da minha vida. Abriu minha mente. A ideia era ter uma fabriqueta e eu não conseguia delegar. Depois do seminário, eu aprendi a dividir as tarefas com os meus colaboradores e aumentei minhas metas empresariais.”

Sonho realizado, hora de pensar no próximo

Mazé não para. Iniciou um projeto de doação de mudas de laranja da terra, mamão e sementes de abóbora para as mulheres da região. A ideia é fomentar a agricultura local, já que há prioridade em comprar frutas do entorno. É uma forma de favorecer a população e a produção locais. O fornecedor de laranja da terra, por exemplo, foi beneficiado pelo programa e hoje toda laranja é comprada dele.

O novo sonho da empresária e de seus filhos é espalhar lojas de doces pelo país. A formatação da franquia acaba de sair. “Sempre houve interesse de clientes em ter uma loja no estilo da que temos em Carmópolis de Minas. Fomos coletando o contato dessas pessoas e em 2015 iniciamos o processo pelo Minas Franquia. Estamos preparando uma nova fábrica para aumentar a produção e, com isso, fornecer afeto e qualidade em forma de doces para os nossos franqueados.” Diz Tirzah Freitas, filha e sócia de Mazé.

Mazé segue enfrentando desafios, com a convicção de que empreender mudou sua vida. Ela acredita que todos podemos nos desenvolver na busca por realização. “Por mais simples que seja o que você escolhe fazer nessa vida, a confiança no seu trabalho pode transformar você”.

 

Leia Mais

Saiba como abrir uma empresa de sucesso

 

Fique de olho

Desenvolva suas características e habilidades empreendedoras com o Empretec.

 

Inspiração

Conheça um pouco mais da Mazé Doces que também se tornou música