O dia das mães e as datas comemorativas para os negócios

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Vender mais nas datas comemorativas pode minimizar os possíveis prejuízos e a falta de dinheiro nos períodos de baixo movimento. Com o Dia das Mães não é diferente. A segunda data mais importante no calendário comercial movimenta expectativas e orçamentos país a fora e é preciso se preparar para tirar o melhor proveito dela.

Nesse texto, vamos apontar dicas práticas que podem ser úteis em outras datas, fazendo as devidas adequações. E embora o foco esteja em quem tem produtos ou serviços voltados para o mercado feminino, trabalhamos também oportunidades que são úteis para todos os tipos de empresa.

Tome tenência, Menino!

Dizem que metas são sonhos com prazos. Qual o seu sonho para esse dia das mães? Olhe para os anos anteriores e decida onde quer chegar. Assim, vai conseguir se organizar em termos de exposição de produtos, estratégia de divulgação e objetivos diários.

Os presentes são destinados às mães, mas são os maridos e/ou filhos que  decidem a compra. É muito importante lembrar que o cliente desse dia é um pouco diferente do usual: Homens (maridos e/ou filhos) têm perfil de compra diferente das mulheres. São mais objetivos e tomam a decisão rapidamente, mas compram com menos antecedência e pesquisam menos. E você precisa facilitar a vida deles, portanto:

  • Informe mais claramente os benefícios do produto/serviço. Em alguns casos, esse público não está acostumado ao que está comprando.
  • Ofereça cartão-presente para os clientes indecisos. Assim a ansiedade pela escolha do presente vira um bônus nas mãos da mamãe. Mas invista no charme: vale produzir uma caixa bonita, colocar um bombom ou uma flor. Para não ficar parecendo que deu dinheiro e não presente.
  • Para ajudar seu cliente a decidir o que comprar, crie pacotes de produtos/serviços de acordo com o perfil da mãe, por exemplo: tradicional, moderna, vaidosa, companheira, intelectual, antenada etc.

Conselho de Mãe

Evite, neste momento, entrar em linhas de crédito para capital de giro. O empréstimo pode aliviar no curto prazo, mas trazer desconforto nos meses de baixas vendas com as parcelas vencendo. Embora o dia dos namorados venha por aí e o ano comercial esteja começando, sua mãe já te disse em algum momento: prudência não faz mal a ninguém.

Mesmo que não tenha produtos/serviços específicos para este público, realize ações que promovam sua empresa, como envio de mensagens parabenizando as mães cadastradas, posts em suas redes sociais, e mesmo uma ação especial para as mamães que trabalham na empresa. Campanhas ou mensagens de parabéns pelo Dia das Mães não geram venda imediata, mas promovem e fortalecem sua marca, valorizando a imagem do empreendimento.

O dia das mães não acaba quando o domingo passar...

A venda não termina quando os clientes saem da loja. O que desejamos é um relacionamento que resulte em interações frequentes e compras que favoreçam os dois lados. Para que isso aconteça, tome os seguintes cuidados:

Trocas e devoluções são comuns. É recomendável divulgar as normas para antecipar futuros problemas em relação a esse aspecto. Lembre-se que estamos tratando de presentes. Use o retorno para surpreender positivamente os clientes, deixando impressões positivas e, se possível aumentando o tíquete médio.

As redes sociais são cada vez mais utilizadas pelas pessoas para expressar suas opiniões sobre tudo. Inclusive sobre a sua empresa. Assim, interaja com os clientes de forma positiva através delas, mantenha uma frequência de postagens, estude as interações com os clientes (que horários o cliente está online, que tipo de informação mais interessa, etc), pense em ações que estimulem o cliente a mostrar a reação das mães com os presentes, ou o uso que fez dele.

Para mensurar o nível de satisfação dos clientes é interessante a realização de um pós-venda (pesquisa) que aponte quais áreas do negócio podem ser melhoradas. Colha as informações e utilize o feedback para mudar o que for preciso. Mudanças implantadas, informe seu público. É muito bom ser ouvido. Seu público se sentirá recompensado.

Por fim, mensure os resultados. Os sonhos foram alcançados? Superados? Quais os próximos passos?

Conte conosco. Estamos aqui para ajudar nos desafios da gestão.

 

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