Nova forma de inscrição do Microempreendedor individual – MEI

377
2499

Formalize-se como Empreendedor IndividualO Comitê Gestor do Simples Nacional – CGSN determinou novas regras para a inscrição de Microempreendedor Individual no Portal do Empreendedor.

Nova exigência para formalização do MEI – Microempreendedor Individual, a partir do dia 09/07/2012, obrigará a quem quer se formalizar a inserir mais uma informação. Desta forma, faz-se necessário ter em mãos o número do recibo do IRPF e do título de eleitor. Esta solicitação somente será feita a pessoas que fizeram a declaração nos últimos dois anos, caso contrário a exigência não será aplicada.

INTRODUÇÃO

Esta Nota Técnica foi elaborada, com base em solicitação do Comitê Gestor do Simples Nacional para informar sobre as mudanças que ocorreram no Portal do Empreendedor, a partir do dia 09/07 e também mostrar o passo a passo para obtenção do numero do Título de Eleitor, caso o empreendedor tenha perdido o mesmo.

A MUDANÇA

Conforme indicação do Comitê Gestor do Simples Nacional serão necessários dados adicionais para a inscrição do Microempreendedor Individual no Portal do Empreendedor – www.portaldoempreendedor.gov.br.

Atualmente, para proceder à inscrição no portal, é preciso que o empreendedor tenha em mãos seu CPF, a data de nascimento, o CEP de sua residência e do local de funcionamento do seu negócio.

A partir de 09/07, além das informações anteriores serão necessários o Número do Recibo de entrega da DIRPF (Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física) ou do Título de Eleitor.

É importante esclarecer que o sistema exigirá o número do recibo o imposto de renda caso o empreendedor tenha entregado uma declaração nos últimos dois anos. Ainda que a DIRPF tenha sido entregue em formulário (papel), o número do recibo é solicitado (nesse caso, o número do recibo é o número da etiqueta da ECT, desprezando-se as letras).

Se o CPF do empresário não constar como titular em nenhuma declaração entregue nos últimos dois anos, então o sistema solicitará o Nº do Titulo de Eleitor e a data de nascimento.

É importante estar atento a algumas exceções. Caso o empresário não tenha entregado uma DIRPF nos últimos dois anos e não possua Título de Eleitor por estar dispensado do alistamento eleitoral (Ex. estrangeiro, maior de 70 anos, maior de 16 e menor de 18 anos, analfabeto), ele não conseguirá gerar o código de acesso. Nesse caso o empresário, mesmo não sendo obrigado, deverá apresentar DIRPF e, assim, poderá utilizar o código constante do recibo de entrega.

DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA FÍSICA - DIRPF

Uma declaração de Imposto de renda pessoa física tem alguns detalhes que podem impactar no futuro do empreendedor. Caso não esteja habilitado para efetuar a declaração e enviá-la a Receita Federal, consulte um Contabilista de sua confiança.

CONSULTA DO NÚMERO DO TÍTULO ELEITORAL

Caso não se lembre do número do título de eleitor é possível obtê-lo através do site do Tribunal Superior Eleitoral. Para isto consulte o site www.tse.gov.br e aparecerá a seguinte tela:

Site do Tribunal Superior Eleitoral
Consulte o site www.tse.gov.br

No canto esquerdo tem um item chamado Serviços ao eleitor. Existe um campo chamado Situação eleitoral (veja a seta). Aperte o item Consulta por nome. Aparecerá a seguinte tela:

Serviços ao eleitor no site do STE
Agora é só preencher os campos

Preencha os campos e obterá o número do seu título eleitoral e o local em que você vota.

Fonte: Sebrae-MG - Jefferson Ney Amaral

 

Saiba mais sobre o MEI:

Cartilha Empreendedor Individual

Tudo sobre o Empreendedor Individual no site do Sebrae-MG

  • marcos

    Não compreendi bem essa nova técnica de formalização.Estou formalizado há dois anos,declarei duas vezes,preciso fazer isso também?Se puderem me ajudar.Obrigado.

  • Wilson Renato Alves Campos

    Tenho uma Banda de Baile Show (Banda Conexsom Brasil) há 19 anos e gostaria de saber se posso me inscrever como empreendedor individual.
    Wilson
    (31) 96662527

  • Leandro Wenceslau

    Prezados,

    Eu me cadastrei como EI recentemente e no momento do cadastro não consegui incluir o nome fantasia para minha empresa. Posteriormente, quando procurei a secretaria de finanças para cadastro municipal e liberação de emissão de NF.
    Também, não souberam me informar como/onde faço para solicitar essa mudança e incluir o nome fantasia. Vocês podem me informar como devo proceder nesse caso?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Leandro,
      somente quando fizer uma alteração do registro da empresa, junto a JUCEMG conseguirá alterar o nome de registro e inclusão do nome fantasia.

      Outras informações: http://www.sebraemg.com.br
      http://www.facebook.com/sebraemg

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae-MG

  • Silas Martins de Abreu

    Boa tarde!!!
    Me formalizei como MEI pela JUCEMG no ano passado, e sou optante pelo simples nacional, desde então pago 6% de imposto sobre meu faturamento bruto pois sou um prestador de serviços, a minha duvida é:

    A parte do INSS que estou pagando no DAS será destinada a minha previdência?
    Pois não estou enquadrado como ME, sou um MEI optante pelo Simples e não pelo SIMEI.
    Aguardo resposta obrigado.

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Silas,
      neste caso o INSS deve ser pago em guia separada, gerado pelo contador, no sistema GFIP da CEF. O INSS não está incluído na guia DAS, como ocorre com o MEI que sempre é optante do sistema SIMEI.

      Outras informações: http://www.sebraemg.com.br
      http://www.facebook.com/sebraemg

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae-MG

  • Maurílio Soares

    Prezados,

    Tenho um carro e gostaria de prestar serviço terceirizado de entrega para uma empresa. Posso me inscrever como MEI? Se sim, qual é a atividade correspondente no quadro de atividades permitidas ao MEI? Desde já agradeço pela atenção!

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Maurílio,

      pode se registrar como MEI. Atividade será 5320-2/02, sendo que a busca no portal do empreendedor deve ser pela ocupação, sendo bikeboy ou motoboy, mas o serviço pode ser realizado de carro, a pé ou qualquer outra forma de locomoção.

      BIKEBOY (CICLISTA MENSAGEIRO) 5320-2/02 SERVIÇOS DE ENTREGA RÁPIDA
      MOTOBOY 5320-2/02 SERVIÇOS DE ENTREGA RÁPIDA

      Outras informações: http://www.sebraemg.com.br
      http://www.facebook.com/sebraemg

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae-MG

  • sandra maria azeredo da silva

    Passei um salão de beleza á 18 anos, Pois o contrato ainda estão no meu nome. ate o cnpj. Hoje trabalho no mesmo ramo, mais á domicilio, queria me escrever no MEIcomo posso proceder.ajuda-me.obrigado

  • Leandro Anjo

    Olá.
    Eu trabalho com produtos sexy shop,
    não tenho certeza que vou conseguir
    superar no ramo,por que o é imprevisto
    tenho vontade de registrar.
    Porém ser não de certo da trabalho para cancelar.
    Eu não declaro imposto de renda
    Tenho outra profissão na carteira
    Por que as vendas do sexy shop são extras.
    Ser eu abrir empresa, pode me afetar.
    Os lucros ainda não são satisfatorios.

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Leandro,
      o ideal seria que fizesse uma capacitação como a Oficina de Plano de Negócio para determinar o formato deste negócio, assim como seus custos e receitas previstas.
      É importante lembrar que todo negócio envolve riscos, sendo o lucro o retorno deste risco.
      A formalização é na verdade uma vantagem, pois conseguirá linhas de financiamentos com juros mais baixo, terá uma abertura de mercado, com possíveis vendas pela internet, criação de marca para consolidar o negócio,etc.

      Conheça nossos cursos.

      Contamos com seu voto para vencermos novamente o prêmio TOP BLOG.
      VOTE AQUI

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae-MG

  • Josicely Filho

    Tenho uma empresa para fazer uma alteração, quando a empresa foi aberta não solicitou o título e o empresário não tem título e nos últimos dois anos ele não fez declaração. Quero fazer uma alteração e pede o título, não da a opção da declaração. Se ele fizer a declaração, será que depois do código gerado aparecerá esta opção?

  • JOSE ANTONIO BRAGA

    SOU ESTRANGEIRO(ITALIANO) E PORTANTO NÃO POSSUO TITULO DE ELEITOR. COMO FAÇO PARA ME CADASTRAR NO MEI?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado José Antônio,
      deve obter uma licença de investidor junto ao ministério do trabalho, ou efetuar declaração de rendimentos no Brasil, para obtenção do número desta declaração de rendimento, e assim poder registrar sua empresa.

      Avalie esse blog para sempre melhorarmos: http://bit.ly/QnbDNW

      Contamos com seu voto para vencermos novamente o prêmio TOP BLOG.
      VOTE AQUI

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae-MG

  • Mislene Carvalho Dias

    Infelizmente, essa inovação tem dificultado o processo de formalização, pois não estou conseguindo efetivar o cadastramento no MEI.
    Parece que a página trava.

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Mislene,
      a inivação veio para minizar a possibilidade de fraude no sistema.
      Em se trqatando de travamento da página, procure esperimentar fazer o cadastramento de outra máquina. Sendo um problema no sistema, informa a ouvidoria do MDIC, conforme orientação no portal do empreendedor, em “onde obter ajuda”..

      Avalie esse blog para sempre melhorarmos: http://bit.ly/QnbDNW

      Contamos com seu voto para vencermos novamente o prêmio TOP BLOG.
      VOTE AQUI

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae-MG

  • Julissa Escobar

    Sou estrangeira (colombiana) com permanencia deferida por casamento com brasileiro, tentei me inscrever no MEI porem o site nao permitiu informando que nao tenho titulo de eleitor, gostaria de saber como proceder no meu caso pois quero abrir uma empresa suporte e manutencao de PC e desenvolvimento de softwares.

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Julissa,
      deve ter o numero da declaração de imposto de renda no Brasil. Caso não tenha, deve fazer a declaração de renda e inserir o numero da declaração.

      Avalie esse blog para sempre melhorarmos: http://bit.ly/QnbDNW

      Contamos com seu voto para vencermos novamente o prêmio TOP BLOG.
      VOTE AQUI

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae-MG

  • ROBERTO DO NASCIMENTO ALMEIDA

    Com as novas mudanças no portal do empreendedor como devo proceder na alteração e transforma de um microempreendedor em uma sociedade limitada. Segundo a JUSEB em Itabuna esse situação esta suspensa – Preciso de um parecer favorável sobre esta situação

  • francisco pederiva

    sou insento de imposto de renda mas quero abrir uma mini sorveteria quais os documentos necessários?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Francisco,
      baixe a cartilha sobre como abrir uma sorveteria.

      Caso queira se formalizar como Empreendedor Individual, também há informações em nosso site. Acesse agora.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae-MG

      Sua avaliação é muito importante para sempre melhorarmos. Clique: http://bit.ly/QnbDNW

  • sandra regina

    tenho uma pequena loja de artesanato de argila onde meu esposo fabrica as peças e eu entro com a pintura,gostaria de me cadastrar mais não se como e tenho duvidas sobre quanto custa o valor cobrado e outras duvidas…

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Sandra,
      em nosso site temos todas as informações que procura.
      Acesse aqui.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae-MG

  • Jesus Aparecido Santana

    Estou tentando fazer minha inscrição, mas a pagina está fora do ar…

  • Jamesson Júnior

    Boa noite, eu estava pretendendo me inscrever, mas o site http://www.portaldoempreendedor.gov.br está fora do ar, com um erro de falha de conexão com o IP (Connection to 200.198.237.93 Failed).

    Em resumo, não consigo de forma alguma me cadastrar, por favor poderia me auxiliar de outra forma? Aguardo contato.

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Jamesson,
      deve aguardar, pois o Portal do Empreendedor realmente está com problemas.
      Para documentar o erro ocorrido, clique aqui.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae-MG

      Sua avaliação é muito importante para sempre melhorarmos. Clique: http://bit.ly/QnbDNW

  • tatiane schardosim

    como faço para me cadastrar como empreendedor individual. obrigado

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Tatiane,
      veja as regras em nossa página no site.
      Atenção aos materiais sugeridos com várias dicas na página.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae-MG

      Participe gratuitamente dos chats com especialistas: http://www.sebraemg.com.br/chat

      Sua avaliação é muito importante para sempre melhorarmos. Clique: http://bit.ly/QnbDNW

  • Rosemarcia Borges dos Santos

    Sou cabeleleira a muito tempo e agora percebo a nececidade de me tornsr empreendedora o que fazer.

    aguardo um representante
    sds.Rosemarçia

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Rosemarcia,
      em nosso site há as informações que precisa.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae-MG

      Participe gratuitamente dos chats com especialistas: http://www.sebraemg.com.br/chat

      Sua avaliação é muito importante para sempre melhorarmos. Clique: http://bit.ly/QnbDNW

  • amanda

    olá sou MEI e gostaria de saber se quando eu fizer a declaração de imposto de renda como mei , preciso declarar o mesmo valor de serviços como pessoa fisica .

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Amanda,
      o rendimento do EI não é tributável, portanto, não é necessário fazer sua declaração no imposto de renda pessoa física (DIRPF).
      Porém, caso o EI tenha rendimentos tributáveis como (autônomo, salário, aposentadoria, aluguel, etc) superior ao valor de R$ 23.500,00, deverá realizar sua DIRPF e informar no campo “Rendimento isentos e não tributáveis”, informações referente à receita bruta do EI, da seguinte forma: 8% deste valor se a atividade for comércio, indústria e transporte de carga; 16% para transporte de passageiros; 32% para serviços em geral.
      OBS: O EI poderá fazer sua DIRPF se quiser utilizá-la como comprovante de rendimento junto aos Bancos. Neste caso, deverá somente declarar as informações sobre rendimentos do EI no campo “Rendimento isentos e não tributáveis”, conforme orientações acima.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae-MG

      Participe gratuitamente dos chats com especialistas: http://www.sebraemg.com.br/chat

      Sua avaliação é muito importante para sempre melhorarmos. Clique: http://bit.ly/QnbDNW

  • amanda frança

    Olá sou Micro empreendedor individual (MEI) ,
    e meu faturamento total é de 3.000 ao mês
    vou fazer a declaração de imposto de renda como mei , mas gostaria de saber se tenho que fazer o imposto de renda de pessoa fisica e com o mesmo valor faturado ao mês ?
    aguardo.

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Amanda,
      O EI não faz Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (DIRPJ). Tão somente a Declaração Anual do Simples Nacional -DASN.
      O rendimento do EI não é tributável, portanto, não é necessário fazer sua declaração no imposto de renda pessoa física (DIRPF).
      Porém, caso o EI tenha rendimentos tributáveis como (autônomo, salário, aposentadoria, aluguel, etc) superior ao valor de R$ 23.500,00, deverá realizar sua DIRPF e informar no campo “Rendimento isentos e não tributáveis”, informações referente à receita bruta do EI, da seguinte forma: 8% deste valor se a atividade for comércio, indústria e transporte de carga; 16% para transporte de passageiros; 32% para serviços em geral.
      OBS: O EI poderá fazer sua DIRPF se quiser utilizá-la como comprovante de rendimento junto aos Bancos. Neste caso, deverá somente declarar as informações sobre rendimentos do EI no campo “Rendimento isentos e não tributáveis”, conforme orientações acima.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae-MG

      Participe gratuitamente dos chats com especialistas: http://www.sebraemg.com.br/chat

      Sua avaliação é muito importante para sempre melhorarmos. Clique: http://bit.ly/QnbDNW

  • Flávio Teles

    Olá. Sou empresário individual e possuo CNPJ no qual está designado código e descrição de natureza jurídica 213-5 Empresário Individual, e não consigo me cadastrar no MEI. Aparece a informação que responsável por empresa não pode ser cadastrado. Gostaria de saber qual será o impedimento já no cartão de CNPJ sou descrito como empresário individual

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Flávio,
      O Empreendedor Individual – MEI é um empresário individual que exerce atividades permitidas contidas no
      Anexo XIII da Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, disponível no site (você tem o link, acho que colocou na biblioteca digital). Caso sua atividade não seja permitida como MEI, não conseguirá se cadastrar como MEI, mesmo sendo empresário individual.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae-MG

      Participe gratuitamente dos chats com especialistas: http://www.sebraemg.com.br/chat

      Sua avaliação é muito importante para sempre melhorarmos. Clique: http://bit.ly/QnbDNW

  • Marinez Neves

    Tenho tentado a alguns dias me cadastrar como Micro Empeendedora, pede o n.da última IRPF mas a pelo menos 3 anos estou como dependente do meu esposo, peguei o n.do recibo da declaração dele, fui até na receta Federal, mas não da certo, não sei o que fazer o SEBRAE não me da outras opções, como faço?

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Marinez,
      deverá procurar um Posto da Receita Federal para obter mais informações.
      O sistema pode estar entendendo que você era obrigada a declarar mas não o fez; por isso pede esse número.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

      Participe gratuitamente dos chats com especialistas: http://www.sebraemg.com.br/chat

      Sua avaliação é muito importante para sempre melhorarmos. Clique: http://bit.ly/QnbDNW

  • Luiz Fábio Rezende Antunes

    Olá gostaria de saber se posso me cadastrar no MEI, na cidade onde moro (nova friburgo) sendo que meu titulo de eleitor ainda é da cidade onde eu morava (araruama).

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Luiz,
      veja na Cartilha do Empreendedor Individual todas as regras necessárias.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

      Participe gratuitamente dos chats com especialistas: http://www.sebraemg.com.br/chat

      Sua avaliação é muito importante para sempre melhorarmos. Clique: http://bit.ly/QnbDNW

  • emanuel

    preciso de ajuda , no ano passado me cadastrei no “MEI” sem titulo de eleitor , e so tirei meu titulo agora, no entanto esto prescisando dar baixa no cnpj e não esto conseguindo pq u numero do meu titulo de eleitor não bate com o informado, sendo que não informei nenhum titulo ao MEI precijo abrir um novo cpj pois esse não consigo usar, por estar cancelado na junta comercial, agora realmente estou precisando o meu cnpj tem um ano, ja fiz todo procedimento do cancelamento e depois de 7 meses vi me dar conta que ainda estavam sendo gerados boletos pq so cancelei na junta comercial como devo fazer?

  • shirley

    Boa noite quero montar uma clinica de enfermagem e gostaria de saber por onde começo.

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Shirley,
      o idela é fazer um plano de negócios para verificar a viabilidade da empresa.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

      Conheça nossa Biblioteca Digital e acesse materiais gratuitos: http://www.sebraemg.com.br/bibliotecadigital

      Sua avaliação é muito importante para sempre melhorarmos. Clique: http://bit.ly/QnbDNW

  • Anderson Flávio

    Bom Dia,
    Tenho uma empresa MEI e sou estrangeiro, agora peciso pagar os darf e me pedem tìtulo de eleitor como sou estrangeiro nao tenho, podem me ajudar ? muito obrigado

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Anderson,

      para fazer a DASN ou emitir os DAS não é necessário o título de eleitor ou Declaração de Imposto de Renda. Estes documentos são pedidos somente no caso de FORMALIZAÇÃO. Para esclarecimentos de como emitir o DAS clique no link

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

      Participe gratuitamente dos chats com especialistas: Clique aqui

      Sua avaliação é muito importante para sempre melhorarmos. Clique

  • James

    Ola,

    é possivel retirar o numero do cpf do “Nome Empresarial” do MEI?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado James,

      Não é possível, mas o MEI pode incluir um Nome Fantasia.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

      Participe gratuitamente dos chats com especialistas: http://www.sebraemg.com.br/chat

      Sua avaliação é muito importante para sempre melhorarmos. Clique: http://bit.ly/QnbDNW

  • Rosiane Marafigo de Souza

    Ola fiz meu cadastro no MEI, e pensei que pagaria 39,90 por mes para o INSS, mais recebi em minha casa uma fatura me cobrando 298,50. Como assimnão era so 39,90? O que aconteceu?

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Rosiane,

      Para maiores esclarecimento é necessário saber qual o órgão que emitiu o boleto bancário.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

      Participe gratuitamente dos chats com especialistas: Clique aqui

      Sua avaliação é muito importante para sempre melhorarmos. Clique

  • franklin

    gostaria de saber a situaçao da microempresa de ana beatriz nunes magalhaes

  • anastácia marcia hayne santos

    boa tarde,

    Quero abrir uma MEI, mas o sistema só me pede o número de IRPF dos dois ultimos anos e eu não declarei, como devo fazer, para conseguir ir para onde me pedem o número de título eleitoral?

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Anastácia,

      o CPF deve estar vinculado, mesmo como dependente, a algum declarante de Imposto de Renda Pessoa Física. Nesse caso deverá procurar a Receita Federal para saber qual o número do recibo de entrega vinculado ao seu CPF.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

      Participe gratuitamente dos chats com especialistas: Clique aqui

      Sua avaliação é muito importante para sempre melhorarmos. Clique

  • Maria do Perpétuo Socorro Tôrres Lage

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se houve mudança com relação a inscrição relativo as atividades, pois não vi constar na relação a atividade “Artesão de materiais diversos” como já havia sido informado em visita ao Sebrae- BH e no qual tenho um xerox com o código da atividade.
    Tenho pretensão de inscrever-me. Aguardo informação. Obrigada.

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Maria,
      acesse a lista atualizada.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • Marcia

    Boa tarde, fiz meu cadastro de mei e gostaria de saber como dar continuidade, é necessário levar o registro impresso na junta comercial? (qual o endereço?), não estou conseguindo gerar o boleto do das para pagamento (como fazer?), chegará além disso alguma cobrança pelo correio? Muito grata

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Márcia,
      temos alguns materiais para ajudá-la, já que são muitas dúvidas:

      – Cartilha do Microempreendedor Individual
      – Guia de pagamento mensal do Microempreendedor Individual (DAS)

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • Eduardo Pulita

    Bom dia, estou querendo registrar uma MEI mas possuo uma ME que abri em 1995 com movimento de 2 anos, após não foi emitido mais notas fiscais. Achei no site da Junta Comercial uma lista de empresas sem movimentação desde 1999 que foram retiradas dos seus registros. Tentei fazer o registro da MEI no portal do empreendedor, mas esta ME que ainda não fechei está me bloqueando. Serei obrigado a fechar esta empresa?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Eduardo,
      O MEI não pode participar de outra empresa como titular, sócio ou administrador. Mesmo a empresa estando inativa, ainda existe. Deverá dar baixa na empresa ou deixar a sociedade (exclusão de sócio) para se formalizar como MEI.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • maria

    quero fecha sou micro empreededor individual qual e o email que fecho

  • maria

    quem fecha a firma tem seguro desemprego

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Maria,
      o seguro desemprego não é devido para empresário que fecha uma empresa. O Seguro Desemprego é pago, em regra, para empregados com CTPS assinada, que foi dispensado sem justa causa, que preencha algumas situações, o que não é o caso do empresário.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • silvio cezar

    boa noite quero abrir o EMI em nome da minha esposa ela sempre foi declarado como dependente na minha declaração ela não tem renda. outro detalhe ela é estrangeira não possui titulo de eleitor
    são os dois documentos que estão pedindo
    o que fazer nesse caso

    obrigado

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Silvio,
      O ESTRANGEIRO que não tem título de eleitor: caso não tenha entregue uma DIRPF nos últimos dois anos ela não conseguirá gerar o código de acesso. Nesse caso o empresário, mesmo não sendo obrigado, deverá apresentar DIRPF e utilizar o código constante do recibo de entrega ou procurar a Receita Federal.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • Natalia

    Não consigo se cadastrar no MEI, depois que digito o CEP não consigo fazer mais nada. como faço para prosseguir??

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Natália,
      verifique se realizou o passo-a-passo corretamente:

      1) É necessário verificar se sua atividade pode ser incluída como Empreendedor Individual – site do Sebraemg, Receita ou Portal do Empreendedor;
      2) Caso sua atividade possa ser registrada como EI, procure a Prefeitura de sua cidade para realizar a Consulta Prévia – para verificar se a atividade que está pretendendo exercer é permitida no município e se a localização não tem impedimento;
      3) Dpois de aprovada a consulta prévia, acesse o site http://www.portaldoempreendedor.gov.br – utilize preferencialmente o navegador INTERNET EXPLORER;
      4) Leia o passo-a passo-para formalização disponível no Portal do Empreendedor (link COMO SE INSCREVER);
      5) Preencha suas informações cadastrais (link FORMALIZAÇÃO)
      6) Imprima o Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (link EMISSÃO DE CERTIFICADO DO MEI – CCMEI), assim como o carnê de pagamento mensal e o Relatório para controle mensal de receitas brutas (link CUIDADOS)

      ONDE FORMALIZAR: Caso prefira, poderá procurar um dos escritórios contábeis registrados para efetuar o cadastro gratuito. Para saber quais são essas empresas, consulte a relação dos endereços no portal do empreendedor (link ONDE OBTER AJUDA) ou site da FENACON – http://www.fenacon.org.br

      Importante: semana que vem será realizada a Semana de Capacitação do Empreendedor Indvidual. Participe gratuitamente:

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Mina

      Participe das consultorias nas áreas de Legislação, Marketing, Finanças, Abertura de Empresas e Recursos Humanos:

  • NILDA

    Gostaria de saber se uma pessoa assalariada consegue abrir uma MEI.

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Nilda,
      sim, não há problemas.
      Verifique todas as informações sobre o MEI em nossa cartilha virtual.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

      Participe das consultorias nas áreas de Legislação, Marketing, Finanças, Abertura de Empresas e Recursos Humanos:

  • luiz

    quero abrir o EMI mas estou com augumas pendencias no meu nome isso me empede de abri á mei

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Luiz,
      para se registrar não terá impedimentos.
      Mas poderá ter problemas em conseguir empréstimos posteriomente.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • Santiago

    Meu problema é o seguinte:
    Quero me formalizar como Micro Emprendedor Individual. Como eu sou estrangeiro e não tenho titulo de eleitor, o SEBRAE me falou para eu fazer a declaração da renda do ano passado (2012) Eu ja fiz a declaração, a enviei pela internet, gerando um numero de recibo, mas mesmo assim, o site não me deixa me formalizar como MEI, falando que devo entrar em contato de novo com o SEBRAE.
    Por favor, vocês podem me ajudar?
    Obrigado

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Santiago,
      podemos ajudá-lo sim. Entre em contato com um de nossos especilaistas em Legislação e faça uma consultoria.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • Luciana

    Estou tentando me cadastrar mas não consigo pois informa que a DIRPF não confere. Para ter certeza, já fiz a declaração deste ano e mesmo assim não aceita. O que eu faço?

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Luciana,

      sugerimos que tire sua dúvida com nosso consultor de Legislação, numa consultoria por telefone, agendando no 0800 570 0800 por meio das salas de chat, clicando aqui.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

      Participe das consultorias nas áreas de Legislação, Marketing, Finanças, Abertura de Empresas e Recursos Humanos:

  • CLAITON LIMA

    Boa tarde! Declarei meu IRPF por um contador que, infelizmente, faleceu. Não tenho mais o número do Recibo dos anos 2009, 2010 e 2011. Já enviei (sozinho) minha declaração de 2012 (em 2013) e gerou o novo recibo. Estou tentando me cadastrar como MEI, porém, o site diz que o recibo não confere. Existe um prazo para o sistema atualizar o novo recibo gerado?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Claiton,

      existe um prazo de 72 horas.

      Caso persista alguma dúvida, participe de uma consultoria de Legislação e converse com nosso especialista. Veja link abaixo.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

      Participe das consultorias nas áreas de Legislação, Marketing, Finanças, Abertura de Empresas e Recursos Humanos:

  • Hilton

    Gostaria de solicitar mais informação para inscrição do MEI para estrangeiro, apareceu a msg “A inscrição do MEI exige que o cidadão informe o número do Título de Eleitor. Não há número de Título de Eleitor em seu cadastro do CPF. Se você possui Título de Eleitor, atualize seu CPF no Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios. Se você é estrangeiro ou está desobrigado do alistamento eleitoral, solicite orientação junto ao Sebrae no telefone 0800 570 0800.
    Ja fizemos a declaração de Imposto de Renda, como fazemos para informar o numero do recibo.
    gto

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Hilton,

      sugerimos que entre em contato no 0800 570 0800 e agenda uma consultoria por telefone com nosso consultor de legislação, que irá tirar todas suas dúvidas.

      Se preferir, veja nossa programação de consultoria por chat e entre em uma de nossas salas de legislação aqui.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • Edilberto

    bom dia
    tenho uma diarista que trabalha tres dias por semana.como faço para registrar e pagar os direitos dela por lei.

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Edilberto,

      sugerimos que fale com um de nossos consultores de legislação, por telefone ou por meio das salas de chat. Se for por telefone, agende um horário por meio do 0800 570 0800 e se por chat veja a programação no link

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • Edilaine

    Olá, Quero me formalizar pois faço consultoria para empresas, presto serviços de licenciamento.Não encontrei minha atividade para cadastrar. Consultoria ou assessoria.

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Edilaine,

      atividade de consultoria não é permitida pela legislação do MEI.

      Querendo formalizar sua atividade deverá ser pelo Regime Normal – Lucro Presumido, e deverá constituir um contador para tal.

      Diariamente temos salas de consultoria por chat.

      Mais orientações e esclarecimentos participe de nossas consultorias de legislação, à distância, com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas em tempo real. Veja a programação clicando aqui.

      Agradecemos por confiar em nossas orientações.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • elci raulino dias

    tentei faser o mei como costureira e não consegui e não sei porque o que eu faço?

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Elci,

      Pode se dirigir a um de nossos Pontos de Atendimento que nossos atendentes estão aptos a orientá-la e a fazer o registro com você, gratuitamente.

      Diariamente temos salas de consultoria por chat.

      Sugerimos que participe de nossas consultorias de legislação, à distância, com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas em tempo real. Veja a programação clicando aqui.

      Agradecemos por confiar em nossas orientações.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • claudio cinti

    estou tentando me cadastrar no mei, no entanto não consigo colocar como principal atividade a profissão de ator, porque não consigo?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Claudio,

      porque esta atividade não é contemplada na legislação do MEI. Ator não pode ser MEI.

      Diariamente temos salas de consultoria por chat.

      Sugerimos que participe de nossas consultorias de legislação, à distância, com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas em tempo real. Veja a programação clicando aqui.

      Agradecemos por confiar em nossas orientações.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • kELLY

    Estou tentando me cadastrar no MEI, mas quando digito o CEP ele trava. Não aparece automaticamente o endereço e não deixa eu completar com as informações. o que posso fazer para regularizar isso? obrigada

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Kelly,

      tente utilizar outro navegador.

      Diariamente temos salas de consultoria por chat.

      Sugerimos que participe de nossas consultorias de legislação, à distância, com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas em tempo real. Veja a programação clicando aqui.

      Agradecemos por confiar em nossas orientações.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • Luciana

    Estou saindo de uma sociedade ltda e preciso abrir o mei para emitir nf dos meu serviços , porém os documentos de dissoluçao da sociedade ainda nao finalizaram , posso abrir o mei sem o termino dessa empresa.

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Luciana,

      se junto aos órgãos a baixa ainda não foi totalmente efetivada, entende-se que você continua sócio de outra empresa, portanto, ainda não elegível ao regime tributário do MEI.

      Diariamente temos salas de consultoria por chat.

      Sugerimos que participe de nossas consultorias de legislação, à distância, com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas em tempo real. Veja a programação clicando aqui.

      Agradecemos por confiar em nossas orientações.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • douani

    PREZADOS, EU SOU ISENTA DE DECLARAR O IRRF PESSOA FISICA E POSSUO UM CNPJ MEI, FATURAMENTO ABAIXO DE 4.000,00 EM 2012, TENHO QUE DECLARAR O IRRF? PESSOA FISICA OU JURIDICA? SO POSSUO AS NF DE FORNECEDOR E NAO AMITO NF. COMO AGIR?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Douani,

      o rendimento do MEI não é tributável, portanto, não é necessário fazer sua declaração no imposto de renda pessoa física (DIRPF).

      Poderá fazer sua DIRPF se quiser utilizá-la como comprovante de rendimento junto aos Bancos. Neste caso, deverá somente declarar as informações sobre rendimentos do MEI no campo “Rendimento isentos e não tributáveis”.

      Sugerimos participar de nossas consultorias de legislação, à distância, com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas em tempo real. Veja a programação clicando aqui.

      Agradecemos por confiar em nossas orientações.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • eduardo

    boa noite sou estrangeiro e não posso me cadastrar.coloco meu cpf e data de nacimento e apaarece ::A inscrição do MEI exige que o cidadão informe o número do Título de Eleitor. Não há número de Título de Eleitor em seu cadastro do CPF. Se você possui Título de Eleitor, atualize seu CPF no Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios. Se você é estrangeiro ou está desobrigado do alistamento eleitoral, solicite orientação junto ao Sebrae no telefone 0800 570 0800.liguei e me falarom para fazer a declaração de imposto de renda mas tmb ja fiz e na pagina para me cadastrar so continua pidendo meu cpf e data de nacimento. o que eu posso fazer? fiz a declaração a uma semana ja. obrigado

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Eduardo,

      sugerimos que participe de nossas consultorias à distância onde você fala, em tempo real, com um de nossos consultores e tira todas as suas dúvidas. Veja a programação neste link.

      Se preferir, temos sala aberta neste momento. Clique aqui e fale com nosso consultor de Legislação.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • Romulo Souza

    Olá estou tentando fazer minha formalização e nos campos de preenchimento automatico tipo CNAE e Endereço não estao preenchendo com isso não estou conseguindo prceguir no processo o que faço?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Romulo,

      sugerimos participar de uma de nossas consultorias à distância e falar com nossos consultores de legislação, em temo real. Veja a programação neste link.

      Temos sala de chat aberta, neste momento. Fale com nosso consultor e tire suas dúvidas. Clique aqui .

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • edinei

    Boa tarde sou micro empreendedor individual e la pus o nome fantasia para eu usa-lo preciso registrar o nome em outro lugar ou só ali já esta coreto?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Edinei,

      sugerimos participar de uma de nossas consultorias à distância e falar com nossos consultores de legislação, em temo real. Veja a programação neste link.

      Temos sala de chat aberta, neste momento. Fale com nosso consultor e tire suas dúvidas. Clique aqui .

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • ormyotoni

    Bom dia! Eu estou tentando me cadastrar no mei,mais não tenho declaraçaõ do irpf.como faço? me ajudem!!obrigado….

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Ormy,
      se o programa está exigindo a Declaração do IRPF deverá fazê-la. Caso contrário o programa não permitirá sua inscrição no regime do MEI.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • jacy

    boa tarde ostaria de ser um empreendedor mas ñ consigo mim cadastrar quando chega no campo endereço comercial da erro pois trabalho de porta em porta meu endereço e residencial o q faço??

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Jacy,
      sugerimos que entre no Atendimento Online neste link.
      Um de nossos atendentes irá orientá-lo no passo a passo.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • marco antono huarancca gihuana

    ola, sou estrangeiro e esotu tentando abrir um mei, fiz a declaração de irpf e quando vou digitar o numero do recibo de entrega, diz q estas erado, já faz 2 semanas que fiz a declaração!! pq não confere o numero do recibo??

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Marco Antonio,
      é provavel que esteja digitando o número do protocolo que é diferente do número do recibo. Favor verificar e digitar o número correto, que são diferentes.
      Caso haja necessário, agende uma consultoria por telefone, no 0800 570 0800 com um de nossos especialistas e interaja com um deles pelo http://www.sebraemg.com.br – Orientações Online.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • Anna Pegoretti

    Prezados,
    sou estrangeira legalizada no Brasil, há dias tento fazer minha inscrição como micro-empreendedora individual e não consigo, pois assim que coloco meu cpf e data de nascimento a parece a mensagem “Se você é estrangeiro ou está desobrigado do alistamento eleitoral, solicite orientação junto ao Sebrae no telefone 0800 570 0800”..O SEBRAE me diz que devo procurar a RECEITA FEDERAL pois o MEI só com título eleitoral, procuro a RECEITA que me diz “entre em contato com o SEBRAE”…que depois me diz: “então, entre em contato com o TRE para proceder sobre o título, o TRE me diz que não posso ter título de eleitor, pois não sou naturalizada e não posso fazê-lo, ainda. Enfim, um INFERNO, parece que ninguém sabe informar NADA! Ajuden-me, por favor! Sou estrangeira quero me formalizar, mas preciso saber se posso fazer isso e, principalmente, COMO? Desde já agradeço. Anna

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Anna,
      estrangeiro para se formalizar como MEI só tem que fazer a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

      Necessitando mais orientações, participe de uma de nossas consultorias de Legislação por telefone, agendando no 0800 570 0800.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento do Sebrae Minas

  • Rosina P. Camilo

    Prezados, sou estrangeira e estou tentando me cadastrar no MEI, já efetuei minha DIRPF 2012/2013, desde 28/03/13, mas mesmo assim não consigo me cadastrar no portal, continua sempre a mesma mensagem: “Se você é estrangeiro ou está desobrigado do alistamento eleitoral, solicite orientação junto ao Sebrae no telefone 0800 570 0800 ?, leva algum tempo para a DIRPF cair no sistema da Receita Federal? ou devo também fazer a DIRPF 2011/2012?

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Rosina,
      veja se você não está colocando o número do envio da DIRF que é diferente do número do Recibo. A Receita pede o número do Recibo.

      Não há que fazer a Declaração 2011/2012.

      Necessitando, participe de uma consultoria de legislação, por telefone, agendando um horário no 0800 570 0800.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

      • Rosina P. Camilo

        Não estou colocando o numero errado, porque após a digitação do meu CPF e data de nascimento, Portal não me da acesso a colocar nenhuma informação, somente aparece a mensagem: “Se você é estrangeiro ou está desobrigado do alistamento eleitoral, solicite orientação junto ao Sebrae no telefone 0800 570 0800 ?.

        • sebraemgcomvoce

          Prezada Rosina,

          orientamos agendar um horário com um de nossos consultores de legislação no 0800 570 0800 ou, caso não consiga, entrar no Orientação Online e falar diretamente com nossos especialistas, clicando aqui.

          Atenciosamente,
          Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • Amanda

    Bom dia!
    Não estou conseguindo efetuar o cadastro no MEI, quando chego no CEP digito e não atualiza as informações e eu não consigo digitar o numero.. Coloco CEP marco as afirmações do contrato clico em continuar e fica na mesma pagina.

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Amanda,
      sugerimos entrar no Orientação Online e junto com nossa atendente você vai fazendo os procedimentos exigidos pelo portal. Acesse aqui.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • Murilo Mesquita

    Estou tentando me formalizar pelo site do portal do empreendedor. Quando preencho o numero do recibo do meu IRPF o site diz que é inválido. Fiz minha declaração de 2012 no dia 04/04 e o recibo tem 12 numeros e não 10 como a quantidade no campo no portal.
    Podem me ajudar?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Murilo,
      pedimos desculpa no atraso da resposta.
      Caso não tenha ainda resolvido seu problema de formalização, orientamos que entre no Orientação Online e interaja com um de nossos consultores de legislação.
      Clique aqui.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • Rafael

    Bom dia.
    Estou tentando prosseguir com a formalização, porém o número do meu recibo da DIRF 2012 não confere, só que é o único número que tenho como recibo, e não tenho mais o número do recibo da DIRF 2011. Como posso prosseguir?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Rafael,
      desculpa o atraso na resposta.
      Sugerimos verificar se o número que está colocando não é o número de protocolo ao invés do número do recibo.

      Caso não seja este o problema e não tenha resolvido, favor ligar no 0800 570 0800 e agendar uma consultoria por telefone com um de nossos especialistas em legislação.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • simone maria da silva

    Preciso saber se o Micro empreendedor individual é obrigado a entregar o IRPF além da declaraçção do Simples

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Simone,
      O rendimento do MEI não é tributável, portanto, não é necessário fazer sua declaração no imposto de renda pessoa física (DIRPF).
      Porém, caso tenha rendimentos tributáveis como (autônomo, empregado, aposentadoria, aluguel, etc) superior ao valor de R$ 24.556,64; e/ou imóvel superior a R$ 300.000,00, deverá realizar a DIRPF.
      AS regras para a obrigatoriedade da apresentação da DIRPF está disponível no link: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2013/declaracao/obrigatoriedade.htm
      OBSERVAÇÃO: O MEI poderá fazer sua DIRPF se quiser utilizá-la como comprovante de rendimentos junto aos Bancos.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • gessica

    oi gostaria de uma informaçao!!! sou secretaria da assoçiaçao comercial e aqui nois abrimos empresas e com essa forma nova de abrir empresa agente esta com dificuldade sobre o numero do IRPF pois muitos não saber com adquirir esse numero me ajude

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Iris,

      pedimos desculpa no atraso da resposta.
      Se o candidato a MEI não tiver esse número, deverá primeiro procurar um posto da Receita Federal mais próximo para se informar sobre este número. Se não declarou, deverá antes fazer a declaração.

      Mais orientações, fale com um de nossos especialistas em legislação, agendando um horário no 0800 570 0800.

      Atenciosamente,

      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • Luiz Rafael

    Prezados,

    Me encontro em situação dificil , pois nunca precisei declarar o IRPF pois me encontrava isento logo não tenho como me registrar e AUFERIR RENDA , pois não consigo acesso ao sistema. Não vejo opção de utilizar o título de eleitor, e aí !? Não posso ganhar a vida ?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Luiz,
      o ideal é conversar com nossos especialistas em legislação. As consultorias online e por telefone (ligue 0800 570 0800 para agendar) são gratuitas.
      Dessa forma, poderá esclarecer sua situação com mais detalhes.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • Vit

    Significa que um estrangeiro que não foi obrigado de entrar a declaração de IRPF e por consequência não entregou, mas decidiu registrar-se como MEI após 30/04/2013 será obrigado a pagar a multa por atraso da entrega da DIRPF, mesmo que não tinha a obrigação de entregar DIRPF e não estaria devendo nenhum centavo à receita? E o entrangeiro que conseguiu permanência no decorrer do ano 2013 e mudou para Brasil depois do dia 01/01/2013? Acredito que não existe possibilidade de conseguir DIRPF se a pessoa nem pisou no solo brasileiro em 2012…

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Vit,
      o estrangeiro que tenha visto permanente no país, seja pelo casamento ou dupla nacionalidade, e queira formalizar como MEI, deve retirar seu CPF na Receita Federal.
      Caso não tenha visto permanente no país será necessário ter um Visto de Investidor, obtido junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no site http://www.mte.gov.br.
      O estrangeironão tem título de eleitor, portanto, caso não tenha entregue uma DIRPF nos últimos dois anos, ele não conseguirá gerar o código de acesso. Nesse caso o empresário, mesmo não sendo obrigado, deverá declarar o IRPF e utilizar o código constante do recibo de entrega.

      Caso sua dúvida ainda não tenha sido solucionada, favor conversar com um de nossos especialistas em Legislação e MEI por meio das consultorias.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

      • Cristobal

        Prezados,
        Lendo essa dúvida gostaria de esclarecer: também sou estrangeiro e gostaria de abrir uma MEI, mas nao tenho título de eleitor e tambem nao declarei DIRPF. Sou residente no Brasil (casado com brasileira), mas pela internet nao consigo efetivar a inscricao porque pedem o título de eleitor. Como devo proceder? Quem devo procurar para abrir a MEI porque pela internet nao é possível debido a solicitacao do titulo de eleitor. Obrigado.

        • sebraemgcomvoce

          Prezado Cristobal,
          o ideal é que participe de uma consultoria de legislação.
          Dessa forma, nosso especialista poderá ajudá-lo a esclarecer as dúvidas de forma mais assertiva e aprofundada.

          Atenciosamente,
          Equipe de Atendimento Sebrae Minas

          • Cristobal

            Muito obrigado pela sua resposta.

          • Susana

            Sou estrangeira e gostaria de abrir uma MEI, mas não tenho título de eleitor e nunca declarei imposto de renda, já que ainda não trabalho e sou sustentada por minha mãe. Sou residente no Brasil há mais de 20 anos, possuo RNE, mas pela internet não consigo realizar a inscrição porque pedem o título de eleitor.
            Liguei para o 0800 570 0800 e informei toda a situação e disseram: ‘só pode ser feito com o título de eleitor’. Repeti que não tinha pois era estrangeira e continuaram dizendo que só poderia ser com o título.
            O que devo fazer?
            Agradecida

          • sebraemgcomvoce

            Prezada Susana,
            O estrangeiro que tenha visto permanente no país, seja pelo casamento ou dupla nacionalidade, e queira formalizar como MEI, deve retirar seu CPF na Receita Federal.
            Caso não tenha visto permanente no país será necessário ter um Visto de Investidor, obtido junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no site http://www.mte.gov.br.
            O estrangeiro não tem título de eleitor, portanto, caso não tenha entregue uma DIRPF nos últimos dois anos, ele não conseguirá gerar o código de acesso.
            Nesse caso o empresário, mesmo não sendo obrigado, deverá declarar o IRPF e utilizar o código constante do recibo de entrega.

            ATENÇÃO: nessa situação, orientamos que procure a Receita Federal para confirmar se ao efetuar sua declaração de IR não será gerada multa por entrega fora do prazo.

            Atenciosamente,
            Equipe de Atendimento Sebrae Minas
            wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Henildo

    Boa NOite, Estou tentando já há alguns dias fazer a inscrição da minha esposa no mei e não consigo. O que ocorre : é que quando coloco o ramo de atividade não gera o código automático e assim não prossegue, alguém pode me ajudar ?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Henildo,
      solicitamos que aguarde a regularização do sistema e tente novamente em outro momento.
      Caso tenha alguma dúvidas sobre o procedimento de registro, entre em contato no 0800 570 0800 e fale em nossa Central de Relacionamento.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas

  • carina aurich

    Ola! Tenho a empresa do mei, mas nunca utilizei nem tirei nota com ela e agora quero fechar ela. Estou com duvida de como fica a declaração e como faço para saber tudo que tenho de debito?? Aguardo retorno.

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Carina,
      como suas dúvidas são bem distintas, o ideal é que converse com um de nossos especialistas em Legislação por meio das consultorias.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • arthur lopes

    ola…eu nao dclarei meu imposto nos 2 ultimos anos netao nao conseguirei me formalizar no mei

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Arthur,
      a documentação necessária para a formalização como Microempreendedor Individual é:
      1) Carteira de identidade;
      2) CPF;
      3) Número do recibo da DIRPF (Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física) OU, caso não tenha feito a declaração nos últimos 2 anos, será pedido o número do titulo de eleitor.
      IMPORTANTE: se não possuir Título de Eleitor por estar dispensado do alistamento eleitoral (estrangeiro, maior de 70 anos, maior de 16 e menor de 18 anos, analfabeto) não conseguirá gerar o código de acesso. Nesse caso, mesmo não sendo obrigado, o empreendedor deverá declarar a DIRPF e utilizar o código constante no recibo de entrega.
      ATENÇÃO: nessa situação, orientamos que procure a Receita Federal para confirmar se ao efetuar sua declaração de IR não será gerada multa por entrega fora do prazo.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Rodrigo Massoni

    Bom Dia , estou tentando formalizar uma inscrição e após colocar o CPF data de nascimento e titulo eleitoral não acontece nada. tento varias vezes e aparece uma mensagem em vermelho: PARA INSCREVER-SE COMO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL NÃO É PERMITIDO SER RESPONSAVEL POR EMPRESA OU SER PARTICIPANTE DO QUADRO DE SÓCIO E ADMINISTRADORES. O numero 0800 indicado como numero do SEBRAE não consigo falar , sera que alguem pode me ajudar a resolver o problema ….

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Rodrigo,
      se você é sócio ou dono de outra empresa não pode se registrar como Microempreendedor Individual.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      • Rodrigo Massoni

        Sei disso , mas não é o caso , como devo fazer ??? a pessoa quem esta abrindo não é sócia de nada e nunca teve empresa no nome dela, CPF da interessada 368.822.748-43

        • sebraemgcomvoce

          Prezado Rodrigo,
          favor verificar o navegador que está utilizando em seu computador por favor. O mais indicado é o Mozila Firefox.
          Se mesmo assim a mensagem persistir, solicitamos que verifique se realmente esse CPF não foi usado no registro de outra forma jurídica (sócio minoritário, etc).
          Para isso, deve entrar em contato com a Receita Federal ou Junta Comercial de MG.

          Atenciosamente,
          Equipe de Atendimento Sebrae Minas
          wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Dirceu Pontin

    Boa Noite,

    Eu estou tentando me habilitar como MEI porém aparece a seguinte menssagem pra mim ao colocar o meu cpf, data de nascimento e titulo de eleitor:
    “Para inscrever-se como Microempreendedor Individual não é permitido ser responsável por empresa ou ser participante do quadro de sócios e administradores.”

    Liguei no telefone: 08005700800 e o atendente não soube me dizer o motivo de eu não estar conseguindo me cadastrar.
    Ressalto que nunca fui comprometido a alguma empresa com um vinculo de sócio, e nunca antes tenho aberto uma empresa, sendo está a primeira vez.
    Aguardo a ajuda dos colegas.

    Atenciosamente:

    Dirceu Pontin

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Dirceu,
      por um acaso já havia acessado o Portal do Empreendedor e preenchido os campos somente para verificar como seria a formalização? Ou foi até um contador solicctar a formalização e o mesmo o registrou sem que soubesse? Estamos atentando para essas hipóteses visto que já ocorreram com outras pessoas.

      O que pode fazer é verificar na Receita Federal e/ou Junta Comercial se seu CPF está vinculado a alguma empresa. Caso não esteja, favor nos retornar.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Luana

    Boa tarde, fiz o cadastro no MEI porém nunca utilizei (não tirei notas fiscais e a empresa não chegou a entrar em funcionamento. Agora gostaria de dar baixa, mas para isso preciso de um código de acesso que não estou conseguindo obter porque não tenho o nº do recibo de entrega do IRPF. Como devo proceder?

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Luana,
      caso tenha seguido o roteiro de baixa presente no Portal do Empreendedor e mesmo assim não tenha conseguido, favor entrar em contato com um de nossos especialistas no assunto por meio das consultorias.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Josi Muzzo

    Prezados,boa tarde!

    Fizemos uma formalização do MEI em Maio de 2010 e agora o empresário nos procurou para fazer alteração da atividade, porém, quando entro no portal do empreendedor para solicitar a alteração cadastral, o sistema não me dá a opção de alterar a atividade mas somente o endereço e também não está aparecendo as atividades selecionadas na época da formalização, quando entro no quadro das atividades permitidas, a atividade da empresa não está disponível para seleção, o que pode estar acontecendo?achei que fosse problemas no computador mas não é.

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Josi,
      A alteração do registro do MEI é realizada gratuitamente, por meio do PORTAL DO EMPREENDEDOR.
      Para realizá-la, orientamos que acesse o site http://www.portaldoempreendedor.gov.br > MEI – MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL > ALTERAÇÃO DE DADOS
      São permitidas alterações referentes aos campos de: identidade, telefone de contato, e-mail, nome fantasia, Capital Social, atividades, forma de atuação e/ou endereço residencial e/ou comercial.

      INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
      1) O passo-a-passo para realizar a alteração de dados do registro está disponível no PORTAL DO EMPREENDEDOR > MEI – MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL > ROTEIRO PARA ALTERAÇÃO;
      2) Para incluir uma nova atividade ou mudar de endereço é necessário realizar a consulta prévia na Prefeitura, para verificar se poderá exercer a atividade de seu interesse na localidade escolhida;
      3) O MEI pode realizar até 8 alterações por vez. Caso necessite realizar um número maior, orientamos que o procedimento seja feito em mais de uma etapa;
      4) Depois de realizado o procedimento no PORTAL DO EMPREENDEDOR é necessário procurar a Prefeitura local para solicitar a alteração neste órgão;
      5) O MEI poderá solicitar a alteração do registro independente do pagamento de débitos tributários (DAS), taxas ou multas devidas pelo atraso na entrega das respectivas declarações desses períodos (DASN);
      6) Caso haja algum problema para atualização dos dados alterados nos órgãos envolvidos (RECEITA FEDERAL, JUVEMG), o MEI deverá notificar o MDIC.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Géssica

    Boa tarde!
    Fiz o cadastro do MEI ano passado só que nunca utilizei o mesmo, a empresa nunca entrou em funcionamento,nunca paguei um DAS por esse motivo. Gostaria de pagar a divida e trancar a inscrição há essa possibilidade?

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Géssica,
      é possível quitar, entretanto haverá cobrança de juros e multa.
      A multa será de 0,33% por dia de atraso (limitado a 20%) e os juros serão de 1% ao mês.
      Após o vencimento, deverá ser gerado novo boleto pelo endereço http://www.portaldoempreendedor.gov.br. O DAS já conterá os valores da multa e dos juros, sem a necessidade de realizar cálculos. O MEI poderá imprimir a nova DAS no dia em que for efetuar o pagamento ou agendar uma data.
      Lembramos que o MEI poderá ser multado e/ou excluído do Regime do MEI pela falta de pagamento. Se este for o caso, ficará impossibilitado de abrir outra empresa, além de ficar com dívida na Receita Federal.
      Os contribuintes inadimplentes não terão direito aos benefícios e coberturas do INSS.
      Importante: caso o débito seja referente a ano(s) anterior(es) e não consiga imprimir o DAS, verifique se foi realizada a Declaração Anual de Faturamento do ano correspondente.
      DICA:para saber como imprimir DAS em atraso, acesse o “Passo a Passo – Aprenda a emitir as guias de pagamento mensal do MEI (DAS)“, disponível na Biblioteca Digital em nosso site (www.sebraemg.com.br/atendimento).
      PARCELAMENTO: O parcelamento de DAS para o MEI ainda não foi regulamentado pela Receita Federal. Para conseguir diminuir o débito de DAS atrasados, orientamos que poderá pagar um DAS em dia e um (ou mais) em atraso até que seja possível regularizar a situação.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Edson

    Estou tentando abrir uma microempreendedor mais quando digito meu cpf pede para eu colocar o mumero do recibo do irpf de 2012 ou 2013. Mais eu não tenho pois não declarei meu irpf deste anos, a ultima e única vez que declarei foi em 2011. Oque faço?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Edson,
      sugerimos que verifique diretamente na Receita Federal sua situação.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Cristiano Siqueira

    quando coloco o cep não preenche os campos automaticamente e não me permite inserir… quando tento dar continuidade não prossegue o cadastramento, não finalizando minha inscrição. oque devo fazer ?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Cristiano,
      sugerimos que entre em contato com nossa Central de Relacionamento a partir de segunda (17/06) no 0800 570 0800.
      Um atendente irá acompanhar o processo de cadastramento.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Marcelo Silva

    Realizei no dia 07/06/2013 de dentro de uma empresa um cadastro pelo Portal do empreendedor no endereço: “http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/formalize-se” e ao enviar todos os dados solicitados no formulário, recebi uma mensage de erro me orientando a contactar meu administrador de rede local. No dia seguinte tentei realizar o cadastro de minha casa e agora além de solicitar o título de eleitor o que não pedia antes recebo a mensagem: “Para inscrever-se como Microempreendedor Individual não é permitido ser responsável por empresa ou ser participante do quadro de sócios e administradores.” daí em diante não consigo prosseguir! Minha dúvida é será que a inscrição foi completada ou não? Não me lembro de ter inscrição como PJ e gostaria que me ajudassem, para normalizar esta situação e eu possa fazer meu cadastro do qual dependo. Já realizei consulta na Junta Comercial do RJ e não estou associado a nenhuma empresa segundo a mesma

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Marcelo,
      pedimos que entre em contato com o Sebrae Rio, pois fizemos testes e o Portal do Empreendedor está funcionando normalmente.
      Ligue no 0800 570 0800.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Larissa

    Olá!
    Tenho inscrição como MEI e gostaria de saber se posso incluir meu companheiro como sócio ou empregá-lo. Ele é estrangeiro e ainda não possui CPF ou qualquer outra documentação. Se for possível, quais documentos preciso para regularizar a situação dele?

    Grata,
    Larissa

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Larissa,
      o MEI não pode ter sócios, mas pode ter 1 funcionário.
      Este funcionário deve receber 1 salário mínimo ou, no máximo, o piso da categoria.

      Observação:
      1) O funcionário não pode receber comissão.
      2) O funcionário poderá receber um valor menor que o salário mínimo, desde que trabalhe menos de 25 horas semanais e que o valor seja proporcional às horas trabalhadas semanalmente.
      DICA: PARA saber sobre o processo de registro, manutenção e rescisão do funcionário, oriente o MEI a acessar os materiais ” O dia a dia do Empreendedor Individual: rotinas administrativas e contábeis na ponta do lápis ” e “Como Contratar Funcionários”, disponível na Biblioteca Digital em nosso site (www.sebraemg.com.br).
      Qualquer dúvida, orientamos que o MEI entre em contato com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) – http://www.mte.gov.br, procure um contador ou participe da Consultoria de Legislação por chat ou telefone.
      É permitida a contratação de um funcionário temporário para substituir um funcionário que estiver licenciado pelo INSS (doença, gravidez, prestação de serviço militar). O contrato temporário deverá ser finalizado no retorno das atividades do funcionário afastado.
      Observação: o MEI não pode contratar estagiários e menor aprendiz, pois não cumpre os requisitos para esta contratação, conforme entendimento do MTE.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Erison Lopes

    Gostaria de saber como cadastrar um estrangeiro no MEI, pelo portal não é possivel. Ligar no 0800 não adianta ninguém sabe responder e aí, como é feito? O governo nao pensou nisso, como não pensou em facilitar o pagamento do FGTS para o MEI que pretende registrar um funcionario, ou seja, deveria ser inserido esse salario no DAS, sim, pois o Mei que quizer admitir um funcionario tem que ter um contador, ao menos um computador, pois tem que baixar os aplicativos SEFIP, Conectividade Social e adquirir o CERTIFICADO DIGITAL, e aí? Para quem deveria ter só o custo com o funcionário e ter a burocracia diminuída, hem? vai ter o custo com um contador e mais o tal certificado…

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Erison,
      O estrangeiro que tenha visto permanente no país, seja pelo casamento ou dupla nacionalidade, e queira formalizar como MEI, deve retirar seu CPF na Receita Federal.
      Caso não tenha visto permanente no país será necessário ter um Visto de Investidor, obtido junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no site http://www.mte.gov.br.
      O estrangeiro não tem título de eleitor, portanto, caso não tenha entregue uma DIRPF nos últimos dois anos, ele não conseguirá gerar o código de acesso. Nesse caso o empresário, mesmo não sendo obrigado, deverá declarar o IRPF e utilizar o código constante do recibo de entrega.

      Em caso de dúvidas, converse com um de nossos especialistas pelas consultorias.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • MARIA BETANIA DE MEDEIROS

    Boa noite, sou pensionista e gostaria de saber se posso abrir uma empresa MEI pois a minha pensão é vitalicia existe a possibilidade do inss cancelar a mesma,obrigado.

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Maria,
      O Empreendedor que se formalizar como Microempreendedor Individual continuará recebendo a renda dos seguintes benefícios previdenciários e/ou trabalhistas:

      1) APOSENTADORIA ESPECIAL POR INSALUBRIDADE: Esta aposentadoria refere-se somente a redução do tempo para aposentadoria, devido à insalubridade. O motivo pelo qual esta aposentadoria é concedida não o torna inapto ou incapaz para o trabalho, portanto, não irá perder o benefício.
      2) APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO OU POR IDADE: O empreendedor que receber este benefício não o perderá ao se formalizar como MEI. No entanto, deverá continuar realizando a contribuição do INSS no DAS.
      3) PENSÃO POR FALECIMENTO dos pais: O filho só recebe pensão de pais falecidos até completar 21 anos, sendo que neste período ele não perderá o benefício ao se formalizar como MEI. ATENÇÃO: se o filho continuar recebendo este benefício após completar 21 anos é porque é inválido e, neste caso, perderá o benefício ao se formalizar como MEI.
      4) PENSÃO POR FALECIMENTO do cônjuge/filho: O empreendedor que receba este benefício, não o perderá ao se formalizar como MEI.
      5) PENSÃO RECEBIDA por tutor de menor de idade (por morte do responsável): o tutor poderá se formalizar sem que o menor perca o benefício adquirido.
      6) FGTS: O empregado dispensado sem justa causa poderá sacar o FGTS, inclusive com a multa, mesmo após a formalização como MEI.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Maria do Carmo BArcellos

    Não consigo formalizar a minha inscrição no MEI pois quando coloco o número do recibo da DIRP aparece uma mensagem dizendo que o numero não confere e o numero está corretissimo pois fui na receita federal e conferi. Também tenho uma copia do recido. Qual seria o problema?

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Maria do Carmo,
      sugerimos que entre em contato como nossos especialistas em MEI por meio das consultorias online.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • tania rodrigues

    porque não consigo adicionar meu endereço no campo obrigatorio.preciso de ajuda?

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Tania,
      pode ser o navegador utilizado.
      Evite usar o Internet Explorer. Prefira o Mozila Firefox ou o Google Chrome por favor.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • tania rodrigues

    se esse problema ja eexiste ha muito tempo porque vocês não melhoram o programa…….

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Tania,
      o sistema de formalização não é do Sebrae Minas.
      Apenas auxiliamos quem deseja se formalizar com orientações.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Vinicius

    Ola!

    Estou com problemas e não sei a quem recorrer. Não possuo nenhum imposto a ser pago e nunca tive renda tributavel nem rendimentos que fazem jus o IR. Mesmo assim, o site do MEI me pede minha declaração de DIRPF e não o meu titulo e eleitor. Logo, não consigo fazer nada, pois ja verifiquei na receita que não tenho nenhuma pendencia e o site insiste em me pedir um DIRPF que nunca fiz.

    Tem algum modo de eu conseguir abrir minha empresa sem apelar para o juizado ?

    Desde ja Obrigado.

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Vinícius,
      solicitamos que verifique com nossos especialistas em legislação.
      Temos consultorias disponíveis.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Robson

    Nº do recibo IRPF que tenho em mãos não está sendo aceito pelo site, o que fazer?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Robson,
      devem ser informados os 10 primeiros números da declaração, desprezando as letras e os dois dígitos finais.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Antonio

    sou profissional da saude ( Psicologo ) gostaria de saber se existe restrição quanto a isso, e vi que existem vários sites privados oferecendo este cadastro MEI então pergunto é seguro se cadastrar através destes sites?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Antônio,
      a profissão de psicólogo não pode ser registrada no MEI.
      Verifique as ocupações permitidas no Portal do Empreendedor.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Jurgen

    Tentei me cadastrar no MEI e o mesmo diz:

    não é permitido ser responsável por empresa ou ser participante do quadro de sócios e administradores.

    Eu preenchi tudo e o sistema demorou alguns minutos para dar erro e não tive meu CNPJ provisório – Não tenho empresa e nem sou sócio, o que é esse erro ? Onde posso verificar se saiu ou não o meu CNPJ ?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Jurgen,
      o Portal do Empreendedor está apresentando erros.
      Em virtude disso, alguns registros não estão sendo reconhecidos. Pedimos que tente emitir o CCMEI na segunda-feira e entre em contato com o “Fale Conosco” no próprio Portal do Empreendedor, relatando o fato.

      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida se necessário.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Paulo

    o site do portal exige o nº de recibo de irpf e não abre para informar o nº do titulo de eleitor, conforme colado abaixo: E agora como proceder. Terá que declarar IR, mesmo sem necessidade.

    O campo NÚMERO DO RECIBO DIRPF é de preenchimento obrigatório.
    NOVA INSCRIÇÃO – ACESSO

    CPF
    Data de Nascimento

    Nº do recibo IRPF
    (10 primeiros dígitos)
    Exercício

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Paulo,
      O CPF está vinculado a uma declaração de Imposto de Renda, mesmo que seja como dependente.
      Procure a Receita Federal para ter acesso a esse número.
      Caso a Receita Federal fale que não há, entre em contato com o “Fale conosco” no Portal do Empreendedor relatando o erro.

      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida se necessário.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Maiquel

    Estou com o mesmo problema do Jurgen acima!
    Entrei no sistema cadastrei tudo certinho até o final, dai na hora de salvar deu um erro falando que faltava algum campo… Não me deu o CNPJ e quando tento entrar novamente o site diz logo no começo: “Para inscrever-se como Microempreendedor Individual não é permitido ser responsável por empresa ou ser participante do quadro de sócios e administradores.”

    Parece que o site gerou a empresa mas não disponibilizou, meu nome deve ter uma empresa fantasma!

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Maiquel,
      o Portal do Empreendedor estava apresentando alguns erros, por isso pode ter ocorrido o problema informado.
      Pedimos que tente novamente.

      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida se necessário.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • CARMEN DAS TREVAS LUZ

    um estrangeiro como faz para fazer inscrição no MEI, já que não possui título de eleitor.
    Tem CPF e carteira de fronteiriço.?

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Carmen,
      a documentação necessária para a formalização como Microempreendedor Individual é:
      1) Carteira de identidade;
      2) CPF;
      3) Número do recibo da DIRPF (Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física) OU, caso não tenha feito a declaração nos últimos 2 anos, será pedido o número do titulo de eleitor.
      IMPORTANTE: se o empreendedor não possuir Título de Eleitor por estar dispensado do alistamento eleitoral (estrangeiro, maior de 70 anos, maior de 16 e menor de 18 anos, analfabeto) não conseguirá gerar o código de acesso. Nesse caso, mesmo não sendo obrigado, o empreendedor deverá declarar a DIRPF e utilizar o código constante no recibo de entrega.

      ATENÇÃO: Nessa situação, orientamos que procure a Receita Federal para confirmar se ao efetuar sua declaração de IR não será gerada multa por entrega fora do prazo.
      IMPORTANTE: Aprovação da consulta prévia.

      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida se necessário.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      • MARCELUS PERINI

        nao declarei a Declaração doImp de Renda pessoa fisica , como devo realizar o formalização paa passar deste fase em que pede o numero do recibo do IR.

        • sebraemgcomvoce

          Prezado Marcelus,
          se o sistema está pedindo esta declaração provavelmente alguém te declarou como dependente.
          Verifique por favor este número em um dos postos da Receita Federal.

          Atenciosamente,
          Equipe de Atendimento Sebrae Minas
          wwww.sebraemg.com.br/atendimento

          Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
          http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • jonas

    ola tentei fazer a mei mais pediu o numero do recibo do imposto de rende mais nunca declarei oq eu faço

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Jonas,
      caso não tenha feito a declaração nos últimos 2 anos, será pedido o número do titulo de eleitor no momento da formalização como MEI.

      O Sebrae Minas estava em férias coletivas até 15/01.
      Por isso verificamos sua mensagem somente agora.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • VANEÇA

    FIZ A INSCRIÇÃO NO MEI, SENDO QUE ESTÃO ME PEDINDO NÚMERO DO DIRPF.MAS NUNCA DECLAREI IMPOSTO DE RENDA.COMO DEVO FAZER PARA MINHA INSCRIÇÃO MEI TER VALIDADE.

    OBRIGADO!

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Veneça,
      se o sistema está solicitando pedimos que verifique se não é porque você foi declarada como dependente por favor.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • Katiani dos Santos Dantas Coresma

    Não consigo concluir o meu cadastro, pois ao finalizar todos os dados a página fica meio transparente e não vai para lugar nenhum. O que está acontecendo? Me ajudem! Preciso procurar o SEBRAE e fazer tudo lá? Há mais de um mês não consigo nada!

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Katiani,
      favor informar em qual site tentou o cadastro e não obteve êxito.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

    • Rafaela

      Aconteceu isso comigo também, entrei no site do Sebrae e não consigo terminar o cadastro, erro no site?? http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/formalize-se

      • sebraemgcomvoce

        Prezada Rafaela,
        o site mencionado não é do Sebrae. É o Portal do Empreendedor, do Governo de Minas.
        Tente acessar de outros navegadores por favor.

        Atenciosamente,
        Equipe de Atendimento Sebrae Minas
        wwww.sebraemg.com.br/atendimento

        Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
        http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • jocelaine

    olá!! ja tenho mei desde setembro de 2012 fiz as declaraçoes anuais, agora preciso modificar alguns dados da mei. o problema esta sendo q nao lembro do cod de acesso ao simples e quando tento gerar m pede o num do recibo do imposto de renda, só q nunca fiz uma declaração de pessoa fisica?? o q faço??

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Jocelaine,
      por acaso alguém te declarou como dependente na DIRPF? Se sim, basta pegar este número, se não deverá procurar a Receita Federal para verificar porque o sistema está pedido este número.

      Um abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • tiago silva

    não consigo tirar meu mei porq preciso do recibo da declação do imposto de renda sempre vou sempre na receita federal e nunca resolvem meu problema

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Tiago,
      caso tenha perdido o recibo da DIRPF, deverá procurar pessoalmente uma das unidades da Receita Federal mesmo ou entrar em contato com o contador que tenha realizado a sua declaração.
      Devem ser informados os 10 primeiros números da declaração, desprezando as letras e os dois dígitos finais.

      Como está tendo problema na Receita Federal, sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer sua dúvida.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • Juscelino Pinho

    Olá, estou tentando me formalizar, mas não estou conseguindo porque esta pedindo o numero do recibo do imposto de renda, o que devo fazer???

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Juscelino,
      deve informar o número do recibo da DIRPF (Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física) ou, caso não tenha feito a declaração nos últimos 2 anos, será pedido o número do titulo de eleitor.

      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Um abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • Vyctor Hugo

    Boa noite! Estou tentando fazero cadastro como Microempreendedor individual e está me pedindo esse número do recibo do DIRPF, só que nunca entreguei um a declaração e nunca a fiz. Então porquê o site do Portal do Empreendedor está me pedindo isso? Obrigado.

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Vyctor,
      caso não tenha feito a declaração nos últimos 2 anos, deverá inserir o número do titulo de eleitor.

      Um abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • edson

    Não aparece em minha pagina o botão de confirmação do mei na tela de confirmação de dados apenas o de cancelar como devo proceder?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Edson,
      sugerimos que use outro navegador.

      Um abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • JULIO CESAR

    NAO TENHO O NUMERO DO RECIBO DA DECLARAÇÃO POIS SOU ISENTO E NAO FIZ. MAS TAO ME PEDINDO, O QUE FAÇOP?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Julio,
      caso tenha sido declarado como dependente de outra pessoa é o número da declaração entregue por esta pessoa. Se não foi declarado nem como dependente deverá ir no Receita Federal para verificar o motivo do sistema pedir este número.

      Um abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • Nayara Nascimento

    Tenho um amigo estrangeiro e o mesmo deseja realizar a formalização como Microempreendedor Individual. Mas como proceder se o mesmo não tem Titulo Eleitoral? Ele deve fazer a DIRPF, mesmo não sendo obrigado? Qual o documento que substitui o mesmo no ato da formalização?

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Nayara,
      Nesse caso, mesmo não sendo obrigado, o empreendedor deverá declarar a DIRPF e utilizar o código constante no recibo de entrega.
      ATENÇÃO: orientamos que procure a Receita Federal para confirmar se ao efetuar a declaração de IR não será gerada multa por entrega fora do prazo.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • kaick

    ola, tentei me registrar no mei e não to conseguindo, eu coloco meu cpf pedi o numero irpf, mas eu não declaro renda, sou dependente, o que devo fazer???

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Kaick,

      Como você se declara como dependente, seu CPF está vinculado a Declaração de Imposto de Renda do titular. Basta colocar o número da declaração entregue pelo titular no campo solicitado e prosseguir com a formalização.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • lucas

    A inscrição do MEI exige que o cidadão informe o número do Título de Eleitor. Não há número de Título de Eleitor em seu cadastro do CPF. Se você possui Título de Eleitor, atualize seu CPF no Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios. Se você é estrangeiro ou está desobrigado do alistamento eleitoral, solicite orientação junto ao Sebrae no telefone 0800 570 0800.

    como faço pra atualizar meu cpf ?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Lucas,
      quando há algum dado incorreto em seu CPF, deve comparecer a Receita Federal com o CPF, Carteira de Identifidade e Título de Eleitor para solicitar a regularização.

      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • charles rodrigues

    Não consigo também concluir o cadastro, fica uma tela meio que transparente e nao acontece mais nada. tentei fazer o cadastro no site http://www.portaldoempreendedor.gov.br. Tentei por varias vezes e nao consigo. Oque pode estar acontecendo? no ultimo fim de semana o site esteve em manutenção, até cheguei a pensar que poderiam estar reparando este problema, porem continua a mesma coisa. Alguem pode me ajudar? Obrigado.

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Charles,

      O Portal do Empreendedor estava passando por manutenções e por isso apresentava instabilidade. Tente novamente. Outra questão, tente pelo navegador de Internet Mozila ou Google Chrome.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • izabela

    esse mei e mentira pois eu faço tudo quando chega no final eles me dao um valor absurdo para me pagar 249,00
    e nao disse que era de graça a incrição?
    to vendo mesmo!

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Izabela,
      há alguns sites oferecendo o serviço e cobrando por ele. Fique atenta!
      A formalização é gratuita no Portal do Empreendedor.
      Depois, deverá pagar os DAS no valor fixo mensal de R$ 37,20 (comércio ou indústria), R$ 41,20 (prestação de serviços) ou R$ 42,20 (comércio e serviços), que será destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • Monica

    Boa tarde,

    Caso tenha declarado nos últimos dois anos o imposto como isento, o que devo fazer?
    Não tem espaço na página do MEi pra digitar o CPF.

    Obrigada

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Monica,

      A documentação necessária para a formalização como Microempreendedor Individual é:
      1) Carteira de identidade;
      2) CPF;
      3) Número do recibo da DIRPF (Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física) OU, caso não tenha feito a declaração nos últimos 2 anos, será pedido o número do titulo de eleitor.
      IMPORTANTE: SE o empreendedor não possuir Título de Eleitor por estar dispensado do alistamento eleitoral (estrangeiro, maior de 70 anos, maior de 16 e menor de 18 anos, analfabeto) não conseguirá gerar o código de acesso. Nesse caso, mesmo não sendo obrigado, o empreendedor deverá declarar a DIRPF e utilizar o código constante no recibo de entrega. ATENÇÃO: Nessa situação, orientamos que procure a Receita Federal para confirmar se ao efetuar sua declaração de IR não será gerada multa por entrega fora do prazo.
      IMPORTANTE: Aprovação da consulta prévia.

      PARA saber como realizar a formalização acesse a ?Cartilha Microempreendedor Individual?, disponível na Biblioteca Digital em nosso site (www.sebraemg.com.br/atendimento).

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • valéria

    fiz uma inscrição mais não salvei agora quando vou abrir com o cpf não quer proseguir. o que eu faço?

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Valéria,

      O Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) é o único documento impresso na formalização. Este documento contém o número do CNPJ, a inscrição na Junta Comercial e o Alvará de Funcionamento Provisório do MEI.
      Este Certificado poderá ser impresso no caminho:
      1) Acesse o Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) e clique em ?MEI – Microempreendedor Individual?;
      2) No lado esquerdo da página, clique em ?Emissão de Certificado do MEI – CCMEI?;
      3) Digite o CPF e Data de Nascimento e clique em ?Continuar?.

      Para saber como emitir o CCMEI, acesse o ?Passo a passo – Aprenda a Emitir o CCMEI e o Cartão do CNPJ?, disponível na Biblioteca Digital em nosso site.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • valéria

    preciso urgente de uma resposta obrigada

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Valéria,

      Qual seria mesmo sua pergunta? Estamos disponíveis para auxilia-la.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • antony

    estou tentando fazer a formalização do mei
    mais nao estou conseguindo ja fui no TRE eo meu titulo consta como regular,só que nao sou contribuinte nunca fiz declaração
    coloco meu cpf lá e data de nascimento e aparece essa mensagem O número/ano do recibo DIRPF informado não confere.

    o que eu faço

  • cristiano santos

    estou sem pagar algumas das , como posso reaver minha inscrisçâo de microemprendedor individual e poder trabalhar e ter os benefícios desses

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Cristiano,

      Sugerimos que você leia, inicialmente, os seguintes materiais disponíveis em nossa Biblioteca Digital:

      1) Cartilha Microempreendedor Individual: tem o objetivo de esclarecer as principais dúvidas sobre o Microempreendedor Individual. Nela é possível encontrar respostas sobre o que é o MEI, impostos e contribuições, direitos, benefícios e carências, direitos do empregado contratado, formalização do MEI, impressão do carnê (DAS), procedimentos para funcionamento da empresa, desenquadramento do MEI, emissão de Nota Fiscal, pagamento complementar do INSS, taxas cobradas e lista de atividades permitidas.

      2) Passo a Passo – Aprenda a emitir as guias de pagamento mensal do MEI (DAS) : veja o passo a passo para a emissão destas guias e evite a perda dos benefícios previdenciários e o pagamento de juros e multas.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • Valesk

    Olá! Preciso de ajuda!

    Sou MEI e meu marido me declara como dependente no IR dele, meu ganho bruto foi 3.500,00 e o liquido 2.000,00 (abri a empresa em maio de 2013) mas não sei onde e como e quanto declarar isso no IR dele, podem me ajudar?

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Valesk,

      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • Manuel

    Bom dia.
    Sendo cidadão estrangeiro mas já com CPF a aguardar legalização de documentos tentei formalizar a MEI mas não existe a opção de introduzir os dados do recibo da IRPF. Só encontro cadastro com cpf e dá sempre incorreto. Podem informar onde fazer esse cadastro para introduzir o código da minha IRPF?

    Obrigado

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Manuel,

      Para formalizar-se como Microempreendedor Individual, é preciso que siga os seguintes passos:
      1) Verifique se a atividade que pretende exercer é permitida pela legislação do Microempreendedor Individual (listagem disponível na Biblioteca Digital do Sebrae Minas o material “Tabela de Atividades do Microempreendedor Individual” ou no site da Receita Federal;
      2) Caso esta atividade possa ser registrada como MEI, procure a Prefeitura de sua cidade para realizar a Consulta Prévia, que analisará se a atividade que está pretendendo exercer é permitida no município e se a localização não tem impedimentos;
      3) Depois de aprovada a consulta prévia, acesse o site do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). Utilize preferencialmente o navegador GOOGLE CHROME ou MOZILLA FIREFOX;
      4) Leia o passo a passo para formalização disponível no Portal do Empreendedor (link Como se inscrever);
      5) Preencha suas informações cadastrais (link Formalização);
      6) Imprima o Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (link Emissão de Certificado do MEI – CCMEI), assim como o carnê de pagamento mensal e o Relatório para controle mensal de receitas brutas (link Cuidados).
      Onde Formalizar: Caso prefira, poderá procurar um dos escritórios contábeis registrados para efetuar o cadastro gratuito. Para saber quais são essas empresas, consulte a relação dos endereços no Portal do Empreendedor (link Onde Obter Ajuda) ou site da FENACON.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • Maria Helena Lacerda

    Bom não consigo finalizar cadastro,pois coloco o CEP da minha rua,mas não é localizado automaticamente e nem me dá opção de escrever o endereço. O que devo fazer?
    Grata

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Maria Helena,

      Primeiro, indicamos que você confirme se o CEP está correto. Se necessário procure esta informação no site dos Correios (www.buscacep.correios.com.br).
      SE o CEP estiver correto com os Correios e existir divergência no Portal do Empreendedor recomendamos que envie um e-mail para a ouvidoria do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), responsável pelo desenvolvimento e manutenção do site, e informe o problema/erro do sistema.
      Caso não encontre o CEP na pesquisa, entre em contato com os Correios por meio do formulário do “Fale com os Correios”, no site , e pergunte qual é o CEP para o logradouro que deseja registrar.
      Caso a resposta dos Correios confirme a não existência de CEP para o logradouro informado, poderá utilizar o CEP de uma Agência dos Correios mais próxima do seu endereço. Faça uma pesquisa no site http://www.buscacep.correios.com.br e encontre a agência mais próxima.
      Uma vez informado o CEP da agência no Portal (que possui sufixo -970 em diante), este irá permitir a edição dos campos “Tipo de Logradouro”, “Logradouro” e ?Bairro? no formulário de formalização do MEI.
      Importante: Assim que for criado um CEP para o logradouro do MEI, este deve realizar a alteração do endereço, acessando o procedimento de Alteração disponível no Portal do Empreendedor.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • André Andolphi

    Preciso de uma orientação :
    Quando me inscrevi no MEI,há 4 anos eu coloquei
    o numero do meu titulo de eleitor, que foi cancelado por eu não votar. Com o tempo tirei outro titulo e agora mudei de cidade e não consigo o numero do meu titulo antigo, o qual foi cadastrado no portal. Como devo proceder ?
    Por favor me orientem,
    Grato.

    • sebraemgcomvoce

      Prezado André,

      Caso não se lembre do número do título de eleitor ou qualquer problema que surgir com o número do título deverá procurar o Tribunal Superior Eleitoral. Para isto consulte o site http://www.tse.gov.br.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • Adriano Almeida

    Não estou conseguindo alterar meus dados cadastrais, necessários para dar baixa no MEI.
    Preencho os campos obrigatórios, porém endereço residencial não fica habilitado para alterações…

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Adriano,

      Informamos que a alteração do registro do MEI é realizada gratuitamente, por meio do Portal do Empreendedor.
      Para realiza-la, orientamos que acesse o site http://www.portaldoempreendedor.gov.br > MEI – Microempreendedor Individual> Alteração de Dados Cadastrais> Digite o CNPJ + CPF + Código de Acesso do Simples Nacional e prossiga com a solicitação.
      São permitidas alterações referentes aos campos de: identidade, telefone de contato, e-mail, nome fantasia, Capital Social, atividades, forma de atuação e/ou endereço residencial e/ou comercial.
      Informações Importantes:
      1) O Passo a Passo para realizar a alteração de dados do registro está disponível no Portal do Empreendedor > MEI – Microempreendedor Individual > Roteiro para Alteração.
      2) Para incluir uma nova atividade ou mudar de endereço é necessário realizar a consulta prévia na Prefeitura, para verificar se poderá exercer a atividade de seu interesse na localidade escolhida.
      3) Você pode realizar até 8 alterações por vez. Caso necessite realizar um número maior, orientamos que o procedimento seja feito em mais de uma etapa.
      4) Depois de realizado o procedimento no Portal do Empreendedor é necessário procurar a Prefeitura local para solicitar a alteração neste órgão.
      5) Você poderá solicitar a alteração do registro independente do pagamento de débitos tributários (DAS), taxas ou multas devidas pelo atraso na entrega das respectivas declarações desses períodos (DASN).
      6) Caso haja algum problema para atualização dos dados alterados nos órgãos envolvidos (Receita Federal, Jucemg), você deverá notificar o MDIC.

      Para saber como realizar as alterações do MEI, acesse o ?Passo a Passo – Aprenda a realizar alteração de dados do MEI?, disponível na Biblioteca Digital em nosso site.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • ILMA CLAUDIA RODRIGUES

    Digito o CEP e o sistema não preenche o endereço o que eu devo fazer, fica com se tivesse travado.

    • sebraemgcomvoce

      Olá Ilma,
      favor tentar pelo navegador Internet Explorer por favor e verificar se está preenchendo o campo no formato indicado.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • GIRLANNY

    Não declaro IRPF e pede o número do recibo , devo olhar onde no site da receita federal…

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Girlanny,

      Se seu CPF não consta como titular em nenhuma declaração de Imposto de Renda (DIRFP) entregue nos últimos dois anos, seja como titular ou dependente, então o sistema solicitará o Titulo de Eleitor.
      Caso o sistema não reconheça o número informado, você deverá completar o número do título com 0 até completar 13 dígitos.
      Caso você não se lembre do número do título de eleitor ou qualquer problema que surgir com o número do título deverá procurar o Tribunal Superior Eleitoral. Para isto consulte o site http://www.tse.gov.br
      Mensagem de erro no cadastro do título de eleitor deverá ser informado na ouvidoria do MDIC.

      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • EGAR ROBERT GIL

    SOU ESTRANGEIRO E ABRI UMA EMPRESA INDIVIDUAL, AGORA QUERO MUDAR DE ENDEREÇO NO MEU CADASTRO E ME PEDE TITULO ELITORAL PARA PODER ENTRAR, EU NÃO TENHO TITULO, QUE FAÇO?, OBRIGADO

    • sebraemgcomvoce

      Olá Edgar,
      O estrangeiro não tem título de eleitor, portanto, caso não tenha entregue uma DIRPF nos últimos dois anos, não conseguirá gerar o código de acesso. Nesse caso, mesmo não sendo obrigado, deverá declarar o IRPF e utilizar o código constante do recibo de entrega.

      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • Sueli Camara

    Olá,
    Trabalho no apoio a migrantes hispanos em São Paulo, e eles sempre me pedem ajuda para abrir o Mei, antes era mais facil, so com o CPF podia abrir, mas agora pede declaração de imposto de Renda. Como fazer essa declaração, já entrei no site da secretaria da fazenda e não consegui encontrar qual link para fazer isto, pode me informar passo a passo o que fazer?
    Querem que eles se formalizem, mas dificultam cada vez mais! e as informações nunca são precisas, ninguém sabe informar direito o que fazer. Como se regularizar desta forma?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Sueli,
      O estrangeiro que tenha visto permanente no país, seja pelo casamento ou dupla nacionalidade, e queira formalizar como MEI, deve retirar seu CPF na Receita Federal.
      Caso não tenha visto permanente no país será necessário ter um Visto de Investidor, obtido junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no site http://www.mte.gov.br.
      O estrangeiro não tem título de eleitor, portanto, caso não tenha entregue uma DIRPF nos últimos dois anos, ele não conseguirá gerar o código de acesso. Nesse caso o empresário, mesmo não sendo obrigado, deverá declarar o IRPF e utilizar o código constante do recibo de entrega.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • jefferson araujo

    estou com problemas para formalizar esta me pedindo o n/° do irpf mas nunca declarei mais continua a insistir o que devo fazer.

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Jefferson,

      Informamos que, caso o sistema esteja exigindo a informação do número do recibo é porque o empreendedor entregou uma declaração nos últimos dois anos, seja como titular ou dependente. Se você perdeu o recibo da DIRPF, deverá procurar pessoalmente uma das unidades da Receita Federal ou entrar em contato com o contador que tenha realizado a declaração.
      Se seu CPF não consta como titular em nenhuma declaração de Imposto de Renda (DIRFP) entregue nos últimos dois anos, seja como titular ou dependente, então o sistema solicitará o Titulo de Eleitor.
      Caso o sistema não reconheça o número informado, você deverá completar o número do título com 0 até completar 13 dígitos.
      Caso não se lembre do número do título de eleitor ou qualquer problema que surgir com o número do título deverá procurar o Tribunal Superior Eleitoral. Para isto consulte o site http://www.tse.gov.br
      Mesmo quem é desobrigado a votar, deverá ter o título de eleitor. Mensagem de erro no cadastro do título de eleitor deverá ser informado na ouvidoria do MDIC.

      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

  • Lincoln

    Boa noite. Sou tec. em informática e estou querendo abrir a minha empresa. O problema é que esta pedindo os 10 primeiros dígitos do numero do recibo do IRPF. Até aí entendo. Oque não entendo é que, como fornecerei o numero se eu nunca declarei imposto de renda?

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Lincoln,

      Informamos que, caso o sistema esteja exigindo a informação do número do recibo é porque o MEI entregou uma declaração nos últimos dois anos, seja como titular ou dependente.
      Se o recibo da DIRPF foi perdido, você deverá procurar, pessoalmente, uma das unidades da Receita Federal ou entrar em contato com o contador que tenha realizado a declaração.
      Devem ser informados os 10 primeiros números da declaração, desprezando as letras e os dois dígitos finais.

      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • anna

    Coloco meu numero de recibo mas dá que ou ele ou a data estão errados, só declarei uma vez por tanto não tem como estar errado. o que fazer?

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Anna,

      Se o seu CPF não constar como titular em nenhuma declaração de Imposto de Renda (DIRFP) entregue nos últimos dois anos, seja como titular ou dependente, então o sistema solicitará o Titulo de Eleitor.
      Caso o sistema não reconheça o número informado, você deverá completar o número do título com 0 até completar 13 dígitos.
      Caso você não se lembre do número do título de eleitor ou qualquer problema que surgir com o número do título deverá procurar o Tribunal Superior Eleitoral. Para isto consulte o site http://www.tse.gov.br
      Mensagem de erro no cadastro do título de eleitor deverá ser informado na ouvidoria do MDIC.

      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • edinaldo

    Olá.. não consigo acessar o mei,o site pede numero do recibo irpf, nunca declarei e nunca precisei declarar… o q faço?
    No meu caso não pede titulo de eleitor apenar numero do irpf..

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Edinaldo,

      Informamos que, caso o sistema esteja exigindo a informação do número do recibo é porque o MEI entregou uma declaração nos últimos dois anos, seja como titular ou dependente.
      Se o recibo da DIRPF foi perdido, deverá procurar pessoalmente uma das unidades da Receita Federal ou entrar em contato com o contador que tenha realizado a declaração.
      Devem ser informados os 10 primeiros números da declaração, desprezando as letras e os dois dígitos finais.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Rheis Baltha EPaulo

    Olá, eu sou Servidor Público do Estado de São Paulo. Eu posso me cadastrar no MEI?

    Obrigado

    Rheis Baltha

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Rheis,

      Há previsão legal (Lei 8.112/90) proibindo ao servidor público em atividade de ser empresário, portanto, esta categoria não se enquadra como MEI. Mas, se servidor público for aposentado, exceto por invalidez, poderá ser MEI. O pensionista se não for servidor público em atividade e não tiver aposentadoria por invalidez, poderá ser MEI, não há impedimento.

      Sugerimos que leia a “Cartilha Microempreendedor Individual” que tem o objetivo de esclarecer as principais dúvidas sobre o Microempreendedor Individual. Nela é possível encontrar respostas sobre o que é o MEI, impostos e contribuições, direitos, benefícios e carências, direitos do empregado contratado, formalização do MEI, impressão do carnê (DAS), procedimentos para funcionamento da empresa, desenquadramento do MEI, emissão de Nota Fiscal, pagamento complementar do INSS, taxas cobradas e lista de atividades permitidas.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Antônio

    Quando digito o numéro da DIRPF
    O cadastro não prossegue pois sempre aparece a seguinte mensagem: O número/ano do recibo DIRPF informado não confere.

    • sebraemgcomvoce

      Prezado Antônio,

      Devem ser informados os 10 primeiros números da declaração, desprezando as letras e os dois dígitos finais.
      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • zeila

    quando tento formalizar a abertura no portal do empreendedor com os n.corretos do irpf 2013 o site diz que dados nao conferem. ja tentei pelos navegadores explorer, chrome, mozilla e nada.

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Zeila,

      Devem ser informados os 10 primeiros números da declaração, desprezando as letras e os dois dígitos finais.
      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Carla Klein

    Estou tentando formalizar a atividade de um estrangeiro com visto permanente no Brasil. Já fizemos a declaração de IR dele a quase um mês e ainda quando entro no sistema, indico CPF e data de nascimento continua gerando a informação de que não possui titulo de eleitor, e não abre a opção para colocar o nº do recibo. A declaração dele está valida no site da receita. o que mais devo fazer? Grata.

    • sebraemgcomvoce

      Prezada Carla,

      Se o CPF informado pelo empreendedor não constar como titular em nenhuma declaração de Imposto de Renda (DIRFP) entregue nos últimos dois anos, seja como titular ou dependente, o sistema não reconhecerá o número do mesmo e solicitará o Titulo de Eleitor.
      Tente digitar os 10 primeiros números da declaração (DIRPF), desprezando as letras e os dois dígitos finais.
      Caso não obtenha êxito, sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • jonathan

    Eu nunca fiz uma declaracao de imposto de renda por ser isento quero fazer o mei mas me pede os 10 digitos da minha declaracao nao tenho pendencia na receita e quero fazer com meu titulo de eleitor como faco?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Jonathan,
      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer sua dúvida.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • saulo

    Boa noite,
    estou tentando me cadastrar no MEI e não estou conseguindo, pedem o número do IRPF, quando forneço o número conta como eu ainda tendo participação em sociedade em uma antiga empresa. Hoje já não pertenço a essa sociedade, inclusive já foi dado baixa tanto na junta comercial, quanto na receita. O que faço para conseguir me cadastrar no Mei?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Saulo,

      Isto está ocorrendo porque seu CPF ainda está atrelado ao CNPJ da empresa que teve anteriormente.
      Faça o seguinte: primeiro consulte na Receita, JUCEMG e prefeitura se existe mais alguma pendência em nome de sua empresa. Se tiver, procure resolvê-la
      Se este não for o caso e o problema ainda persistir, sugerimos que envie um e-mail no campo de Ouvidoria do Portal do Empreendedor, juntamente com o print do documento que comprove a baixa desta empresa, relatando os erros que impedem a efetivação do seu registro.
      Antes de se formalizar, sugerimos que leia as recomendações e orientações da Cartilha Microempreendedor Individual.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Pedro

    Olá, sou estrangeiro permanente no Brasil. Português residente à mais de 30 anos. No atendimento me disseram que não posso ser MEI por não ter título eleitoral. Devo requerer a igualdade de direitos?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Pedro,

      Mesmo sendo estrangeiro você poderá se formalizar, uma vez que tem visto permanente no Brasil.
      Para isso, como você não tem título de eleitor, você deverá enviar a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (mesmo que como isento) para que o Portal do Empreendedor solicite o número do recibo da DIRPF.
      Para saber mais sobre o processo de formalização como MEI, sugerimos que leia a Cartilha Microempreendedor Individual.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • guaraci sperle da silva

    Sou aposentada por tempo pago e não consigo me
    formalizar no simples.No campo de endereço não consigo acessar.O que acontece.

    • sebraemgcomvoce

      Olá Guaraci,

      O fato de ser aposentada por tempo de serviço não prejudica ou impede que você se formalize como MEI, mas lembre-se que terá que continuar contribuindo para o INSS mesmo não tendo como requisitar uma nova aposentadoria.
      Quanto ao erro para preenchimento do endereço, isso pode ocorrer se você estiver utilizando o Internet Explorer. Portanto, pedimos que tente novamente utilizando o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.
      Caso o erro persista, pedimos que entre em contato com a Ouvidoria do Portal do Empreendedor e relate o que está ocorrendo.
      Para saber mais sobre a formalização sugerimos que acesse a Cartilha Microempreendedor Individual.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Usley do Carmo

    Quando vou me cadastrar no MEI está me dando a seguinte mensagem: ‘CPF informado não tem empresas MEI’. Porque?
    Tenho que marcar a última declaração: ‘Declaração de Enquadramento como Microempresa(ME):’?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Usley,

      Provavelmente este erro tem ocorrido porque você está tentando se formalizar no local equivocado, clicando em “Emissão de Certificado do MEI – CCMEI”.
      Para prosseguir com a formalização pedimos que clique em “Formalização“. Para esta operação, pedimos que utilize, preferencialmente, o navegador de internet Mozilla Firefox.
      Antes de se formalizar, confira as principais orientações na Cartilha Microempreendedor Individual para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Sandro Muller

    Estou tentando fazer o cadastro no MEI e no fim de tudo aparece essa msg.
    “Informamos que a partir da confirmação desse ato de inscrição, sua formalização como Empreendedor Individual será concluída e a próxima tela apresentará o Certificado da Condição de MEI, com o devido CNPJ e número de registro na Junta Comercial-NIRE. Confirma a formalização de sua inscrição como Microempreendedor Individual? ”

    Ai eu confirmo e aparece aguardar.
    Só que nao sai mais desse aguarde.

    Sandro Muller

    • sebraemgcomvoce

      Olá Sandro,

      Provavelmente este erro tem ocorrido devido a algumas instabilidades do Portal, que ocorreram nas últimas semanas de maio.
      Se estiver utilizando o Internet Explorer, o erro pode ser com o navegador utilizado. Pedimos então que utilize, preferencialmente, o navegador Mozilla Firefox.
      Antes de se formalizar, confira também as principais orientações na Cartilha Microempreendedor Individual para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Nilton Neto

    Olá me inscrevi no MEI, a fim do cadastro não apareceu o CCMEI, quando tento emitir diz: CPF informado não tem empresas MEI.

    • sebraemgcomvoce

      Olá Nilton,

      Provavelmente este erro tem ocorrido devido a algumas instabilidades do Portal, que ocorreram nas últimas semanas de maio.
      Se estiver utilizando o Internet Explorer, o erro pode ser com o navegador utilizado. Pedimos então que utilize, preferencialmente, o navegador Mozilla Firefox e tente realizar a formalização novamente.
      Antes de se formalizar, confira também as principais orientações na Cartilha Microempreendedor Individual para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Anderson

    Estou tentando formalizar a atividade de um estrangeiro com visto permanente no Brasil. Já fizemos a declaração de IR dele e ainda quando entro no sistema, indico CPF e data de nascimento continua gerando a informação de que não possui titulo de eleitor, e não abre a opção para colocar o nº do recibo. A declaração dele está valida no site da receita. o que mais devo fazer?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Anderson,

      Neste caso a orientação é realmente aguardar até que haja a efetiva comunicação entre os sites da Receita Federal e do Portal do Empreendedor, para que assim seja solicitado o número do recibo do imposto de renda e não do título de eleitor.
      Reiteramos ainda que, antes de realizar esta formalização, você confira as principais orientações na Cartilha Microempreendedor Individual para que possa finalizar a abertura da empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Maria das Graças

    Desde ontem estou tentando fazer um cadastro de Mei e não consigo. Poderia me ajudar ?

    Aparece uma mensagem que a página não está disponível.

    Estarei aguardando …

    Obrigada,
    Graça
    Obrigada.

    • sebraemgcomvoce

      Olá Maria,

      Provavelmente este erro tem ocorrido devido a algumas instabilidades do Portal, que ocorreram nas últimas semanas de maio.
      Pedimos então que tente realizar a formalização novamente e utilize, preferencialmente, o navegador Mozilla Firefox.
      Antes de se formalizar, confira também as principais orientações na Cartilha Microempreendedor Individual para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • pablo neris

    eu sou conselheiro tutelar contratado , nao sou concursado , trabalho ate 2020 eu posso abrir um mei em meu nome antes de acabar meu contrato, meu seria prestacao de servicos a micro empresa

    • sebraemgcomvoce

      Olá Pablo,

      Se seu regime de trabalho é CLT (Carteira de trabalho assinada) e os estatutos e/ou regimentos internos do cargo não o impedem de constituir firma, você poderá se registrar como MEI ou outra forma jurídica.
      Lembramos apenas que antes de se formalizar, você deve conferir as principais orientações na Cartilha Microempreendedor Individual para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Andrea

    Boa Tarde! Não consigo abrir a MEI porque disseram que meu pai me colocou como dependente dele no Imposto nos últimos 2 anos. Ele me passo o numero do tecido, mas quando digito diz que não confere, o que faço? Preciso abrir com urgência! Obrigada

    • sebraemgcomvoce

      Olá Andrea,

      Neste caso, a orientação é que procure o Posto da Receita Federal em seu estado e solicite que lhe informem o número do recibo da declaração e ano/exercício a que seu CPF está atrelado. Orientamos ainda que utilize o Portal do Empreendedor utilizando o navegador Mozilla Firefox, preferencialmente.
      Alertamos também que, antes de se formalizar, confira as principais orientações na Cartilha Microempreendedor Individual para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • alessandra

    Boa noite!
    estou tentando me formalizar, mas sempre pede o irpf e eu ñ tenho e nunca fiz. Então como posso me formalizar? já coloquei os 5 primeiros numeros do titulo e sempre a mesma mesg.
    Desde já agradeço!
    Sem mais: Alessandra

    • sebraemgcomvoce

      Olá Alessandra,

      Se o Portal do Empreendedor está pedindo o número de uma Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) para que você possa se formalizar, existe alguma declaração em seu nome na base de dados da Receita Federal, seja como titular ou como dependente – caso em que alguém declarou você como dependente (pai, marido etc.).
      Para saber qual o número do recibo da DIRPF atrelada a seu CPF, basta comparecer a um Posto de Atendimento da Receita Federal, presencialmente, e solicitar que lhe seja entregue uma cópia do recibo.
      Antes de se formalizar, é importante que confira as principais orientações na Cartilha Microempreendedor Individual para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Vanessa Miranda

    não fiz irpf e não aparece para eu colocar o número do meu título. Pq ???

    • sebraemgcomvoce

      Olá Vanessa,

      Se o Portal do Empreendedor está pedindo o número de uma Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) para que você possa se formalizar, existe alguma declaração em seu nome na base de dados da Receita Federal, seja como titular ou como dependente – caso em que alguém declarou você como dependente (pai, marido etc.).
      Para saber qual o número do recibo da DIRPF atrelada a seu nome, basta comparecer a um Posto de Atendimento da Receita Federal, presencialmente, e solicitar que lhe seja entregue uma cópia do recibo.
      Antes de se formalizar, é importante que confira as principais orientações na Cartilha Microempreendedor Individual para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Patricio

    CPF informado não tem empresas MEI

    to indo pra emissao do certificado do MEI e da essa mensagem. mas o resto deu tudo certo.
    Podem me explicar sobre esse problema. acabei de fazer. tem que esperar alguns dias?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Patrício,

      A emissão do Certificado do MEI pode ser realizada imediatamente após a formalização. No entanto, este certificado surge logo depois do registro para impressão e, se ele não apareceu, pode ser que o processo não tenha sido finalizado.
      Para saber se o registro foi finalizado, acesse a página de formalização do Portal do Empreendedor e tente realizá-lo novamente. Se conseguir chegar à tela de inserção dos dados é porque houve algum erro.
      Sendo assim orientamos que, utilizando o navegador Mozilla Firefox, acesse a Cartilha Microempreendedor Individual para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Ronaldo

    a parte de identificação ja preenche automaticamente, começo a preencher os dados que se pede quando chega na atividade a se exercer e que faz parte da lista do meiele nao prenche automaticamente a numeração de codigos e tambem o cep nao esta preechendo os dados de endereço,nao permitindo assim a continuação do preenchimento. grato.

    • sebraemgcomvoce

      Olá Ronaldo,

      Isto pode acontecer se você estiver utilizando o navegador Internet Explorer. Para a formalização orientamos que utilize preferencialmente o Mozilla Firefox ou o Google Chrome.
      Além disso, antes de finalizar a formalização, sugerimos que confira as principais orientações na Cartilha Microempreendedor Individual para que possa finalizar a abertura da empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Michele

    Também tenho dúvidas durante o processo de formalização, e espero que vocês possam me ajudar… a minha dúvida é referente ao campo Renda Social, é minha renda atual bruta? líquida? ou o rendimento que recebo no meus negócios? Ou uma estimativa de ganhos? Estou meio confusa. Obrigada.

    • sebraemgcomvoce

      Olá Michele,

      Caso esteja com dúvidas quanto ao Capital Social, este campo refere-se ao valor que você investiu para iniciar seu negócio. Este valor representa todos os recursos (dinheiro, equipamentos, ferramentas etc.) colocados por você na montagem do negócio.
      Antes de se formalizar, confira as principais orientações na Cartilha Microempreendedor Individual para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez. Nela você também encontrará o passo a passo para preenchimento de todo o formulário de registro.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • avani

    Ola eu não entendi o sistema alegou que eu faço parte de alguma empresa ou sou socio,por isso nã consegui me formalizar lembrando que não faço parte de nada

    • sebraemgcomvoce

      Olá Avani,

      Se o Portal do Empreendedor não permitiu que prosseguisse com a formalização e apresentou esta mensagem você deverá procurar a Receita Federal para verificar a situação. Caso seja confirmado que exista vínculo de seu CPF a alguma empresa, você deverá procurar um contador para regularização.
      Caso após a regularização o sistema continue informando que o CPF está vinculado a uma empresa, orientamos que você envie um e-mail para a ouvidoria do Portal do Empreendedor informando o problema/erro, juntamente com um print da tela.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Paulo Lucena

    CPF informado não tem empresas MEI

    Tentei fazer o cadastro novamente pra ver se tinha dado algum erro. ai apareceu essa mensagem

    Para inscrever-se como Microempreendedor Individual não é permitido ser responsável por empresa ou ser participante do quadro de sócios e administradores.

    como faço para finalizar o regitro

    • sebraemgcomvoce

      Olá Paulo,

      O Portal do Empreendedor tem apresentado alguns momentos de insta, conforme descrito em nosso Passo a passo – Aprenda a Emitir o CCMEI e o Cartão do CNPJ.
      Se ao tentar emitir o CCMEI ou reiniciar a formalização apareça a mesma mensagem, pedimos que acesse o campo Ouvidoria e envie os prints das telas para ter um posicionamento da equipe de manutenção técnica do Portal do Empreendedor.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Regina

    não consigo finalizar aoteclar continuar atela fica cinza e trava o q faço?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Regina,

      Isto pode acontecer se você estiver utilizando o navegador Internet Explorer. Para a formalização orientamos que utilize preferencialmente o Mozilla Firefox ou o Google Chrome.
      Além disso, antes de finalizar a formalização, sugerimos que confira as principais orientações na Cartilha Microempreendedor Individual para que possa finalizar a abertura da empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • tatiana

    Eu nao consigo me cadastra no mei, pois diz que meu cpf nao existe, ja entrei na receita federa e meu cpf esta regular, eu nao sei como me cadastrar!

    • sebraemgcomvoce

      Olá Tatiana,

      entre outros pontos, este erro pode ocorrer se você estiver tentando se formalizar utilizando o navegador Internet Explorer. Portanto, pedimos que utilize preferencialmente o Mozilla Firefox ou Google Chrome.
      Para que siga todos os procedimentos para a formalização como MEI, recomendamos que leia a Cartilha Microempreendedor Individual.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • taciana

    Eu não consigo cadastra o cnpj pois pede 10 primeiros números do irpf? e eu não possuo, o que faço!

    • sebraemgcomvoce

      Olá Taciana,

      se o sistema está exigindo a informação do número do recibo é porque você entregou uma declaração nos últimos dois anos como titular ou alguém a declarou como dependente (pai, marido etc.).
      Para saber qual o número do recibo da DIRPF atrelada a seu CPF, basta comparecer a um Posto de Atendimento da Receita Federal, presencialmente, e solicitar que lhe seja entregue uma cópia do recibo.
      Antes de se formalizar, é importante que confira as principais orientações na Cartilha Microempreendedor Individual para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Francisca

    Boa tarde!
    Estou tentando criar um codigo de acesso para baixar o CNPJ da minha mae e não consigo, sabe informar por que. Eu declarei ela no meu imposto de renda e estou informando o nº do meu recibo na geração está correto??

    Att,

    Francisca

    • sebraemgcomvoce

      Olá Francisca,

      é isso mesmo! O que pode ocorrer é que esteja informando o ano incorretamente. Se esta declaração foi entregue no ano de 2014 este é o ano que deve ser informado, mesmo que seja referente ao ano de 2013.
      Caso o problema persista, para saber a qual número do recibo da DIRPF está atrelado o CPF de sua mãe, peça que ela compareça a um Posto de Atendimento da Receita Federal, presencialmente, e solicite que lhe seja entregue uma cópia do recibo.
      Como sua mãe tem interesse em realizar a baixa, para saber sobre todas as responsabilidades que possui e obrigações que precisa cumprir ao dar a baixa na empresa, acesse o Passo a Passo – Aprenda a efetuar a baixa do Microempreendedor Individual.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Maria

    Estou tentando realizar a alteração de dados cadastrais mais não estou conseguindo.Pede o codigo de acesso ao simples nacional, não sei que codigo e esse, vou no link que diz para altera-lo chegando la diz que tem que ter o numero do IRPF (numero de recibo) Que recido é esse ? Eu tenho o numero do recebi que da declaração do MEI que fiz pela internet so que são 17 numeros no total, ja no espaço de alteração de dados aparece somente espaço para 10 numeros. Quais eu coloco ?. Um outro ponto que que no sequencia que diz no modelo no proprio portal informa que pode alterar com o titulo de eleitor mais ja tentei várias vezes e não consigo. Os 10 numeros fazem parte desses 17 ou não?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Maria,

      se ao tentar solicitar o código do Simples Nacional o sistema está exigindo a informação do número do recibo de imposto de renda é porque foi entregue alguma declaração nos últimos dois anos em seu nome, seja como titular ou como dependente (declaração feita por pai, marido etc.).
      Para saber qual o número do recibo da DIRPF atrelada a seu CPF, basta comparecer a um Posto de Atendimento da Receita Federal, presencialmente, e solicitar que lhe seja entregue uma cópia do recibo.
      Para entender como e quais as responsabilidades passa a ter com o processo de alteração acesse o Passo a Passo – Aprenda a realizar alteração de dados do MEI.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • ROSILENE

    NÃO ESTOU CONSEGUINDO FAZER O MEU MEI O QUE POSSO FAZER PARA CONSEGUIR, ME DE O PASSO-A-PASSO.

    • sebraemgcomvoce

      Olá Rosilene,

      para proceder com a formalização você deve utilizar o navegador de internet Mozilla Firefox, pois o Internet Explorer pode apresentar alguns problemas.
      Antes de se formalizar, confira as principais orientações na Cartilha Microempreendedor Individual para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Jussara Batista

    Olá Boa Tarde ..gostaria de saber onde eu abro a MEI?

    Trabalho com chocolates caseiros e gostaria de me legalizar…moro em São Paulo Bairro Jaragua

    • sebraemgcomvoce

      Olá Jussara,

      para se formalizar como Microempreendedora Individual, primeiramente é necessário que você procure a Prefeitura de sua cidade e realize a consulta prévia, para saber se o órgão irá liberar o exercício desta atividade em sua casa. Depois, basta que você acesse o Portal do Empreendedor e efetive o registro.
      Antes de se formalizar, confira as principais orientações na Cartilha Microempreendedor Individual para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Monica Romera

    Boa tarde, queria saber, como faço o cancelamento do mei? Não tenho titulo de eleitor ainda e a inscrição não foi finalizada por esse motivo e nem recebi o CNPJ. Mas eu ja paguei o boleto trimestral, eu tenho que esperar ele vencer para o cancelamento ser automático? Pago alguma multa por esse cancelamento? Onde que eu posso cancelar?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Monica,

      a formalização como Microempreendedora Individual é gratuita e realizada diretamente pelo site http://www.portaldoempreendedor.gov.br.
      Para verificar se o registro foi finalizado, acesse o número de seu CNPJ pelo link de Emissão de Certificado do MEI, informando seu CPF e data de nascimento.
      Se já tiver formalizado você deverá pagar os boletos dos meses em que permanecer com a empresa aberta.
      Caso tenha solicitado o registro em outro site que não o oficial, citado acima, deverá entrar em contato com a empresa responsável para solicitar o cancelamento do serviço.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

      • Monica Romera

        Bom dia, eu verifiquei se no meu CPF tinha alguma empresa aberta como você sugeriu, e não tem. Porém eu fiz o cadastro neste site: https://www.cnpj.com.br/index.php
        e agora não sei se é confiável ou não, se devo ou não entrar em contato.

        • sebraemgcomvoce

          Olá Monica,

          como você solicitou o registro em um site que não é oficial, trata-se de uma relação de consumo. Isso quer dizer que você pode pagar os boletos e deixar que eles realizem a formalização para você ou, então, solicitar a esta empresa que cancele esta prestação de serviço.
          Se você optar por realizar a formalização gratuitamente pelo Portal do Empreendedor, procure a prefeitura de sua cidade e realize uma consulta prévia, para saber se este órgão permitirá que a atividade seja exercida no local em que pretende registrar a empresa.
          Se o resultado da consulta prévia for positivo, antes de se formalizar confira as principais orientações na Cartilha Microempreendedor Individual para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

          Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
          http://www.sebraemg.com.br/atendimento

          • Monica Romera

            Obrigada pela ajuda!

  • Nathalie

    Olá eu fiz o cadastro no portal do micro empreendedor indivudual.. e fiz tudo direito.. só que depois eu não consegui fazer mais nada.. n sei o numero do cnpj.. não sei se ele formalizou.. não consigo achar nenhuma informação minha no site. me ajude por favor!

  • Wagner mote de jesus

    Amigos minha esposa foi cadastrada de alguma forma no MEI que ela desconhece. É possível um terceiro cadastra-la sem que ela saiba, somente de posse dos dados dela?
    Isso pode trazer problemas para ela?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Wagner,

      para que alguém seja registrado como MEI é necessário que tenha acesso a dados pessoais, tais como CPF, data de nascimento e título de eleitor ou número do recibo do imposto de renda, se for o caso. Se ela tiver perdido os documentos, por exemplo, alguém pode ter usado os dados dela para efetuar o registro.
      Se este for o caso, converse com um de nossos especialistas em legislação por meio da consultoria online para saber quais os procedimentos deverá seguir para resolver a situação.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • José Augusto Louzada

    Fui me formalizar no MEI mas aprece que eu tenho que digitar o numero do IRPF mas eu nunca declarei como faço?? e nem o numero do titulo de eleitor pede…mas eu nunca delcarei imposto de renda

    • sebraemgcomvoce

      Olá José Augusto,

      se o Portal do Empreendedor está pedindo o número de uma Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) para que você possa se formalizar é porque existe alguma declaração em seu nome na base de dados da Receita Federal, seja como titular ou como dependente – caso em que alguém declarou você como dependente (pai, marido etc.).
      Para saber qual o número do recibo da DIRPF atrelada a seu CPF, basta comparecer a um Posto de Atendimento da Receita Federal presencialmente e solicitar que lhe seja entregue uma cópia do recibo.
      Antes de se formalizar, é importante que confira as principais orientações na Cartilha Microempreendedor Individual para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • linda den hartog batagini

    Sou estrangeira e quero excluir uma atividade secundária do meu cadastro, porem não consigo um código de acesso no site da receita por não possuir título de eleitor. E agora?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Linda,

      neste caso você precisará realizar uma Declaração de Imposto de Renda, ainda que como isenta, para que depois o sistema peça o número desta declaração ao invés do número do título de eleitor. Caso tenha alguma dúvida para a realização deste declaração, poderá procurara a Receita Federal.
      Quando for realizar a alteração no Portal do Empreendedor siga as orientações do Passo a Passo – Aprenda a realizar alteração de dados do MEI para cumprir todos os requisitos necessários.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Thiago Martos

    Olá, eu trabalho com desenvolvimento de Soluções Web (Sites, Sistemas, Lojas Virtuais, Marketing Digital, etc), e não consigo me enquadrar nos cargos que existem no cadastro.

    Alguma ideia do que eu posso fazer?

  • Jhonathan Borges

    Olá, sou do MT, e pretendo ir fazer comprar em SP na 25 de março, com o intuito de revender tais mercadorias compradas. Fui na receita federal me informar e me pediram pra emite esse MEI.
    Nesse caso basta eu acessar o site http://www.portaldoempreendedor.gov.br , é este meu caso mesmo.
    gratp

    • sebraemgcomvoce

      Olá Jhonathan,

      se você deseja se formalizar como MEI, leia as orientações da cartilha Microempreendedor Individual – Como se formalizar? para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.
      É importante salientar que, como irá comprar em outro estado, pode ser que tenha que realizar o pagamento da diferença de alíquota do ICMS se o imposto de São Paulo for menor do que em MT. Para saber se haverá esta obrigatoriedade, consulte a Secretaria de Fazenda de seu estado.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Douglas

    Olá, nunca declarei imposto de renda a na hora que eu vou me cadastrar do MEI, me pedem o n° do meu irpf como faço para analisar os fatos?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Douglas,

      se o Portal do Empreendedor está pedindo o número de uma Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) para que você possa se formalizar é porque existe alguma declaração em seu nome na base de dados da Receita Federal, seja como titular ou como dependente – caso em que alguém declarou você como dependente (pai, esposa etc.).
      Para saber qual o número do recibo da DIRPF atrelada a seu CPF, basta comparecer a um Posto de Atendimento da Receita Federal presencialmente e solicitar que lhe seja entregue uma cópia do recibo.
      Antes de se formalizar, é importante que confira as principais orientações na cartilha Microempreendedor Individual – Como se formalizar? para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • priscila

    eu nunca declarei imposto de renda, e por que pede recibo ?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Priscila,

      se o Portal do Empreendedor está pedindo o número de uma Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) para que você possa se formalizar é porque existe alguma declaração em seu nome na base de dados da Receita Federal, seja como titular ou como dependente – caso em que alguém declarou você como dependente (pai, marido etc.).
      Para saber qual o número do recibo da DIRPF atrelada a seu CPF, basta comparecer a um Posto de Atendimento da Receita Federal presencialmente e solicitar que lhe seja entregue uma cópia do recibo.
      Antes de se formalizar, é importante que confira as principais orientações na cartilha Microempreendedor Individual – Como se formalizar? para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Andreia

    Boa noite, tentei me casdastrar no MEI e diz :Título eleitoral informado não corresponde ao número do título constante do Cadastro da Pessoa Física.
    Entrei no site TSE e lá diz que minha situação é regular.
    Meu titulo foi feito esse ano, estava cancelado e fiz um novo, meu RG tbm renovei, será isso?

    Obrigada desde já pela atenção

    • sebraemgcomvoce

      Olá Andreia,

      apesar de seu título estar com situação regular, como ele foi expedido com nova numeração ainda este ano, pode ser que o número ainda não tenha sido atualizado na base de dados da Receita Federal. Desta forma, pedimos que agende uma atendimento no Posto da Receita mais próximo e solicite a atualização dos dados.
      Depois de regularizada a situação, antes de se formalizar confira as principais orientações na cartilha Microempreendedor Individual – Como se formalizar? para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • cleiton

    Vou abrir a MEI pediu numero de recibo declarei em 2011 terei que ir atas do numero do recibo é isso??onde posso achar fácil esse numero se for necessario.fui perguntar sobre o alvara na prefeitura mandaram eu abrir 1 o cnpj na MEI depois eu vou la esta certo isso?e se no caso nao da para ter o alvara ja que abri com o endereço do estabelicmento que farei?To com duvidas posso eu mesmo abrir pelo site nao tem problemas para exercer depois onde imprimo os impostos para pagar?

    ATT

    • sebraemgcomvoce

      Olá Cleiton,

      se o Portal do Empreendedor está pedindo o número de uma Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) para que você possa se formalizar é porque existe alguma declaração em seu nome na base de dados da Receita Federal, seja como titular ou como dependente – caso em que alguém declarou você como dependente (pai, marido etc.).
      Para saber qual o número do recibo da DIRPF atrelada a seu CPF, basta comparecer a um Posto de Atendimento da Receita Federal presencialmente e solicitar que lhe seja entregue uma cópia do recibo.
      Em relação ao alvará, ele realmente só será liberado após o registro da empresa. Antes de se formalizar, o que você pedirá na prefeitura é a consulta prévia, que é um documento onde este órgão esclarece se a atividade poderá ser exercida no local e também quais as adequações deverão ser realizadas para que o alvará definitivo seja concedido posteriormente.
      Se o resultado da consulta prévia for positivo, antes de se formalizar confira as principais orientações na cartilha Microempreendedor Individual – Como se formalizar? para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.
      As guias de recolhimento mensal (DAS) poderão ser emitidas pelo Portal do Empreendedor, seguindo as orientações do Passo a Passo – Aprenda a emitir as guias de pagamento mensal do MEI (DAS).

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • diego

    olá, eu tenho uma duvida, fui me escrever como mei e quando coloquei o cpf e a data de nascimento , me pediram um irpf os dez primeiros digitos , como lir aqui , vi que há uma possibilidade de existir uma declaração em meu nome, fiquei um pouco pensativo à respeito disso visto que é minha primeira escrição, pode me explicar um pouco melhor? desde já agradeço!

    • sebraemgcomvoce

      Olá Diego,

      isso mesmo! Se o sistema está pedindo este número é porque na base de dados da Receita Federal existe alguma declaração de imposto de renda atrelado ao seu CPF. Mesmo que não tenha sido você que tenha feito a declaração, algum parente (pai, esposa etc.) pode tê-lo declarado como dependente. Desta forma, nossa sugestão é que você procure um posto de atendimento da Receita Federal e peça que lhe seja informado o número da DIRPF que consta seu CPF, para que assim possa informar o dado e efetuar sua formalização.
      Contudo, antes de registrar sua empresa, confira as principais orientações na cartilha Microempreendedor Individual – Como se formalizar? para que possa finalizar o processo com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Edson Valdecir de Deus França

    sou empreendedor individual declarei só pessoa jurídica ,perguntei ao atendente que estava fazendo esta declaração se eu era obrigado a fazer declaração pessoa física ,ele disse que se eu nunca declarei ñ precisava .agora meu CPF ta irregular ,então eu vou na recita federal ou declaro com atraso .obrigado

    • sebraemgcomvoce

      Olá Edson,

      realmente o rendimento (lucro) que possui como MEI não é tributável, portanto, não é necessário fazer a declaração de imposto de renda pessoa física (Art.131, §3º, da Resolução 94 do CGSN).
      No entanto, caso tenha rendimentos tributáveis como autônomo, empregado, aposentadoria, aluguel etc. superior ao valor de R$ 25.661,70 ou imóvel superior a R$ 300.000,00, por exemplo, precisaria realizar a DIRPF declarando os rendimentos como MEI no campo “”Rendimento Isentos e não Tributáveis””. Consulte as demais regras para apresentação da DIRPF no link: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2013/declaracao/obrigatoriedade.htm.
      É preciso esclarecer a declaração realizada para você nãoé uma declaração de imposto de renda de Pessoa Jurídica, pois o MEI também está dispensado desta obrigação, e sim uma declaração de faturamento para a Receita Federal.
      Desta forma, como não sabemos o que fez com que seu CPF tenha ficado irregular, recomendamos que procure a Receita para obter os esclarecimentos.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • magnolia

    bom dia, gostaria de saber as programaçoes das palestras pra quem quer se formalizar. minas gerais belo horizonte

  • rudy harold

    eu sou estrangeiro legalizado e queria saber o que eu preciso pra ser microemprendedor individualagradeço a sua informaçao

    • sebraemgcomvoce

      Olá Rudy,

      O estrangeiro que tenha visto permanente no país, seja pelo casamento ou dupla nacionalidade, e queira se formalizar como MEI, deve retirar seu CPF na Receita Federal. Caso você não tenha visto permanente no país será necessário ter um Visto de Investidor, obtido junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no site http://www.mte.gov.br.
      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio da consultoria de Legislação (online ou por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Abraços da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Joelma

    Ola,gostaria de saber o que devo fazer para formalizar o MEI visto que quando digito meu CPF pede o número do recibo do IR e eu nunca fui obrigada a fazer a declaração.Fui na receita federal e não consta nada.

    • sebraemgcomvoce

      Olá Joelma,

      Informamos que, caso o sistema esteja exigindo a informação do número do recibo é porque o empreendedor entregou uma declaração nos últimos dois anos, seja como Titular ou Dependente.
      OBS.: Se o recibo da DIRPF foi perdido, deverá procurar pessoalmente uma das unidades da Receita Federal ou entrar em contato com o contador que tenha realizado a declaração, se for o caso. Devem ser informados os 10 primeiros números da declaração, desprezando as letras e os dois dígitos finais.

      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio da consultoria de Legislação (online ou por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Abraços da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Maglane

    olá eu tenho 16 anos e tenho uma empresa de trufas tenhos tres funcionarios que eu pago salario e quero muito cadastrar o CNPJ eu posso com 16 anos ou só com a emancipação autorizada por meus pais?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Maglane,

      você somente poderá constituir empresa quando for maior de 18 anos ou se for legalmente emancipada por seus pais.
      Além disso, ressaltamos que como você precisa de 3 funcionários, não irá se enquadrar como MEI e deverá abrir uma microempresa optante pelo Simples Nacional.
      Para saber como funciona este regime e também por quais formas jurídicas poderá optar, sugerimos que leia o manual Como abrir uma Indústria.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Rodrigo Vicentin

    Fiz parte do quadro social de uma empresa até maio desse ano, mas agora nao faço mais parte, ja foi feita alteração na junta comercial e tudo mais, pois bem, ao tentar fazer o cadastro do MEI, ele pede o cpf e o numero do recibo, eu informo e dai vem a mensagem, que nao posso me cadastrar porque nao pode ter o nome no quadro de socios de uma empresa, mas como ja disse, eu nao faço mais parte desde maio. de onde eles pegam essa informação?? como posso resolver isso?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Rodrigo,

      o Portal do Empreendedor traz as informações de acordo com a base de dados da Receita Federal. Portanto, neste órgão, pode ser que seu nome ainda conste como integrante da empresa, pois apesar da alteração foi feita na JUCEMG é preciso verificar se houve a atualização dos dados também na receita.
      Desta forma, orientamos que de posse da cópia do contrato social que estabelece sua exclusão do quadro de sócios da empresa, agende um horário na Receita Federal para verificar se houve a atualização das informações.
      Além disso, antes de se formalizar como MEI confira as principais orientações na cartilha Microempreendedor Individual – Como se formalizar? para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • carla regina estevão

    ontem estive no sebrae e também na receita
    quero tirar o MEI MAS A EXPLICAÇÃO ACIMA DIZ QUE QUANDO COLOCAMOS O NUMERO DO TITULO DE ELEITOR E OUTROS DADO SÓ VAI PEDIR O NUMERO DO RECIBO SE CASO A PESSOA TIVER DECLARADO…. POIS É EU NAO DECLARO A MAIS DE 10 ANOS ESTAVA SEM TRABALHAR E ESTÃO PEDINDO O NUMERO DO RECIBO IRPF PRA MIM…. E QUANDO EU COLOCO NA RECEITA DIZ QUE SOU ISENTA… O QUE EU FAÇO PRECISO NO MEI URGENTE…. SE EU DECLARAR AGORA IREI PAGAR MULTA? MESMO SENDO ISENTA

    • sebraemgcomvoce

      Olá Carla,

      se o sistema está pedindo o número da DIRPF é porque na base de dados da Receita Federal existe alguma declaração de imposto de renda atrelado ao seu CPF.
      Mesmo que você seja isenta e não tenha feito nenhuma declaração como titular, algum parente (pai, marido etc.) pode tê-lo declarado como dependente. Desta forma, nossa sugestão é que você procure um posto de atendimento da Receita Federal e peça que lhe seja informado o número da DIRPF que consta seu CPF, para que assim possa informar o dado e efetuar a baixa da empresa.
      Se a Receita Federal afirmar que não existe nenhum número atrelado ao seu CPF, você deverá enviar uma mensagem para a Ouvidoria do Portal do Empreendedor para que eles analisem a situação e lhe informem como proceder.
      Quando for efetivar a baixa da empresa lembre-se de cumprir todas as obrigações, conforme orientamos no Passo a Passo – Aprenda a efetuar a baixa do Microempreendedor Individual.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • estou pensando em abrir uma loja de confecçao e gostaria de saber como faço para formalizar pagando os direitos para aposentadoria.eu nunca declarei imposto de renda nunca trabalhei

    • sebraemgcomvoce

      Olá Naiara,

      se você pretende começar um pequenos negócio e obedecer a algumas condições (listadas abaixo), você poderá optar por se formalizar como MEI:
      – Ter atividade permitida ao MEI;
      – Faturar até R$ 60.000,00 por ano;
      – Não ter filiais;
      – Não ter sócios nem ser sócio em outras empresas;
      – Trabalhar sozinho ou ter no máximo um empregado que receba o salário mínimo ou piso da categoria.
      Sendo assim, para saber se sua atividade é permitida ao MEI realize os procedimentos indicados no Passo a passo – Aprenda a encontrar atividades permitidas ao MEI.
      Caso sejam permitidas, procure a prefeitura de sua cidade e realize uma consulta prévia, para saber se este órgão permitirá que a atividade seja exercida no local em que pretende registrar a empresa.
      Se o resultado da consulta prévia for positivo, antes de se formalizar confira as principais orientações na cartilha Microempreendedor Individual – Como se formalizar? para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Olá, estou preciso de uma ajuda de vocês. Tentei abrir uma MEI para a minha esposa e ela está como minha dependente na receita, declarada como isento. No ato do cadastro esta solicitando o numero da declaração e não consigo de maneira nenhuma avançar o cadastro. Podem me dar uma dica do que ocorre?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Elisson,

      se você declarou sua esposa como dependente, mesmo que isenta, o Portal do Empreendedor pedirá o número da sua DIRPF para que ela possa dar continuidade à formalização.
      Desta forma, antes de efetivar a formalização da empresa, sugerimos que confira as principais orientações na cartilha Microempreendedor Individual – Como se formalizar? para que possa finalizar a abertura da empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Kamila Miranda

    Gostaria de saber como proceder no cadastro do mei sendo isento do IRPF?

    Obrigada!

    • sebraemgcomvoce

      Olá Kamila,

      se na hora de tentar se formalizar estiver pedindo o número de uma declaração de imposto de renda é porque mesmo que você não tenha realizado a declaração como titular, por ser isenta, algum parente (pai, marido etc.) deve tê-la declarado como dependente. Desta forma, nossa sugestão é que você procure um posto de atendimento da Receita Federal e peça que lhe seja informado o número da DIRPF que consta seu CPF, para que assim possa informar o dado e efetuar sua formalização.
      Além disso, antes de se formalizar é importante que confira as principais orientações da cartilha Microempreendedor Individual – Como se formalizar? para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Bharbara Souza

    Boa Tarde! Estou com dúvidas em relação ao MEI. Essa inscrição se enquadra em empresas que não funcionariam em um endereço específico? No caso um home office, ou aluguel de sala eventual? Estou procurando me certificar se um atendimento em Coaching poderia ser regulamentado pelo MEI, mas não encontro em lugar algum. Poderiam me ajudar?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Bharbara,

      independente da forma de atuação que adotará para exercer sua atividade (porta a porta, ambulante, internet, em ponto fixo etc.) o que deve ser considerado para que possa se formalizar como MEI é verificar se a atividade de coaching está permitida a esta forma jurídica.
      Desta forma, para saber se pode ser enquadrada como MEI, siga os procedimentos indicados no Passo a passo – Aprenda a encontrar atividades permitidas ao MEI.
      Caso a atividade seja permitida, procure a prefeitura de sua cidade e realize uma consulta prévia, para saber se este órgão permitirá que a atividade seja exercida no local em que pretende registrar a empresa.
      Se o resultado da consulta prévia for positivo, antes de se formalizar confira as principais orientações na cartilha Microempreendedor Individual – Como se formalizar? para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Alessandra Cursino Heitor de Paula

    Boa noite, hoje fiz um cadastro no MEI, só que eu acho que fiz errado por isso queria cancelar, mais nao estou conseguindo e tambem nao sei o numero do cnpj e o numero do codigo de acesso por favor e dia o que fazer tenho que ir ate o sebrae, sou de taubate, desde ja obrigada

  • Arthur

    Tento me inscrever no MEI, mas diz que sou sócio ou faço parte de alguma empresa, como faço pra resolver esse problema ??
    Obrigado

  • Fernanda

    Ola,gostaria d me cadastrar no MEI mas pede codigos

    • sebraemgcomvoce

      Olá Fernanda,
      baixe gratuitamente o manual que auxilia na formalização.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • maria juliana

    hoje tentei formalizar no MEI e nao consigo. da essa mensagem. o q pode ser?? “CPF informado não tem empresas
    Para inscrever-se como Microempreendedor Individual não é permitido ser responsável por empresa ou ser participante do quadro de sócios e administradores.”

    • sebraemgcomvoce

      Olá Maria Juliana,
      deverá verificar sua situação diretamente na Receita Federal por favor.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Patricia

    Estou tentando fazer meu cadastro no mei, mas aparece esta msg: “Para inscrever-se como Microempreendedor Individual não é permitido ser responsável por empresa ou ser participante do quadro de sócios e administradores.” Mas não possuo cadastro em nenhuma empresa com estas funções. Apenas trabalho como funcionaria em uma empresa privada. Qual procedimento devo fazer para conseguir fazer meu cadastro?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Patrícia,
      deverá procurar a Receita Federal para verificar a situação.

      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  • Cristovao Lanes

    Tentei fazer o mei e esta pedindo o numero da declaração de 2014, eu nao tenho por ser isento, porem fiz em 2012 por ter ganho um processo trabalhista. Qual seria o melhor procedimento que tenho que tomar.

    • sebraemgcomvoce

      Olá Cristovao,

      se o sistema está pedindo o número da DIRPF é porque na base de dados da Receita Federal existe alguma declaração de imposto de renda atrelada ao seu CPF.
      Mesmo que você seja isento e não tenha feito nenhuma declaração como titular nos últimos dois anos, algum parente (pai, esposa etc.) pode tê-lo declarado como dependente. Desta forma, nossa sugestão é que você procure um posto de atendimento da Receita Federal e peça que lhe seja informado o número da DIRPF que consta seu CPF, para que assim possa informar o dado e efetuar sua formalização.
      Antes de se formalizar confira as principais orientações na cartilha Microempreendedor Individual – Como se formalizar? para que possa finalizar a abertura de sua empresa com segurança e rapidez.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • Eliana Lima

    Estou tentando fazer inscrição no MEI, mas quando coloco o numero do recibo, impresso no momento da declaração, somente os 10 primeiros numeros, o site informa que o numero/ano não confere. Não sei mais o que fazer.. Podem me ajudar??