MPV: Produto viável mínimo

0
357
mvp

Você já pensou em testas a viabilidade de um projeto antes de investir todo o capital?

Saiba que esse método existe e é extrema importância para seu negócio. A metodologia do Produto viável mínimo, MPV do inglês Minimum viable product, consiste em um processo de teste de novas ideias com mais segurança, em outras palavras, o MPV te possibilita testar as mínimas funcionalidades de um produto ou serviço antes de ser lançado no mercado.

O processo de MPV estabelece um paralelo entre ideia versus implantação, o teste do protótipo do produto ou serviço, possibilita captar as reações dos potenciais consumidores e descobrir se é um bom negócio. Preço, custo benefício, espaço no mercado são alguns fatores possíveis de avaliação através do MPV e auxilia o desenvolvimento das melhorias necessárias antes do lançamento no mercado. Quanto mais rápido você errar, mais rápido você encontrará o caminho para o sucesso.

A construção do MPV consiste em três pontos importantes:

Proposta de valor: A técnica não compreende em mostrar o produto aos poucos, e sim apresentar a proposta de valor que fará com que o potencial consumidor teste o produto, mesmo sendo a versão básica. Um exemplo seria um teste de um site com funcionalidades mínimas.

Benefícios: Para reter os clientes é necessário que seu MPV apresente concretamente os benefícios principais do produto. Assim você conseguirá medir o nível de aceitação do seu produto no mercado.

Feedback: As sugestões e reações dos clientes fornecem subsídios para novas ideias para o produto, testar o efeito das melhorias propostas poder gerar um significativo aumento na sua taxa de vendas.

Por fim, com as melhorias que resultaram aumento de vendas e aceitação dos clientes, construa!

Dicas para começar seu MVP ?

As opções variam de acordo com seu projeto, uma ideia é apresentar um vídeo curto sobre seu produto ou serviço, que gere a experimentação do consumidor.
Uma outra dica para começar é a Landing page, sua função é comunicar e validar sua proposta de valor sendo possível mensurar o tipo de público que se interessa pelo seu produto.
Outraopção de MVP é a função única, significa lançar apenas a função principal do seu serviço ou produto a fim de testá-lo com seus possíveis

Quer saber mais?

Baixe grátis

Acesse mais informações sobre Modelo de negócio no manual Modelagem do Guia Essencial para Novos Empreendedores do Sebrae Minas
Volume Modelagem – Guia Essencial para Novos Empreendedores

Leia Também

Modelo de negócios – Kit completo

Saiba Mais

Canvas: como estruturar seu modelo de negócio