Modelo de negócio: oportunidade para melhorar sua empresa

0
346

O que diferencia seu negócio no mercado? O que só você oferece? Essas são algumas perguntas que ajudam a definir seu modelo de negócio, ou seja, é a forma pela qual sua empresa cria valor para as pessoas e para o mercado. Ele permite perceber os detalhes de seu negócio de maneira estruturada e unificada como: a estrutura de custos e receitas, os fornecedores, o público-alvo e os parceiros-chave.

O modelo de negócios é uma ferramenta também conhecida como canvas, que ajuda no planejamento estratégico. Ele pode ser utilizado por quem já tem uma empresa e quer rever sua estrutura e por quem só tem ideias e não sabe por onde começar. Para encontrar a melhor forma de montar seu negócio do zero ou para revisitar o planejamento de sua empresa, é preciso avaliar nove blocos e as perguntas-chave de cada um deles:

Proposta de valor: Qual é o valor que você entrega para o cliente? Os valores podem ser quantitativos ou qualitativos. Neste bloco você deve descrever os produtos e serviços que vai entregar.

Segmentos de clientes: Para quem você entrega valor? Quais são as características do grupo de clientes que atenderá?
Aqui você define o seu “chefe”, ou seja, o cliente da empresa.

Relacionamento com clientes: Que tipo de relacionamento que seus clientes esperam para se manterem fiéis a sua empresa? Neste bloco você vai definir como vai se relacionar com o cliente. É importante lembrar que o relacionamento com ele faz toda diferença para a empresa.

Canais: Neste item você deve definir como vai se comunicar com o cliente e chegar até ele. Você deve responder: quais canais seus clientes preferem? Como entrar em contato com o cliente?

Parcerias principais: Aqui se define quais são os principais fornecedores e parceiros necessários ao seu negócio. Para definir este item, responda: quais são seus principais fornecedores? Quem podem ser seus parceiros?

Atividades-chave: Quais atividades são essenciais para sua empresa entregar o valor que se propôs? Esta é sua principal pergunta aqui. A ideia é descrever todas as atividades e processos que não podem deixar de existir para que sua empresa funcione.

Recursos principais: Os recursos-chave ou principais são aqueles que permitem que uma empresa realize sua proposta de valor. Eles podem ser físicos, financeiros, intelectuais ou humanos. E também podem ser próprios ou não.

Estrutura de custos: Esse você já imagina, né? É só pensar nas contas, ou seja, em todos os custos necessários ao funcionamento da empresa. Aqui é preciso atenção, para não esquecer nada, pois os custos influenciam diretamente o funcionamento da empresa. Pense na resposta para: Quais são os custos fundamentais da empresa?

E aí, pronto para criar o modelo de negócio de suas ideias ou rever o modelo de sua empresa? Mãos à obra!

Baixe grátis

Acesse mais informações sobre Modelo de negócio no manual Modelagem do Guia Essencial para Novos Empreendedores do Sebrae Minas
Volume Modelagem – Guia Essencial para Novos Empreendedores

Leia Também

Modelo de negócios – Kit completo

Saiba Mais

Canvas: como estruturar seu modelo de negócio