Marketing: mais que propaganda

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A palavra marketing, sempre esteve na boca das pessoas. Seja ligado à política, à divulgação pessoal, a religião e tantos outros "marketings" da vida.

Pensou em divulgar algo, pensou em fazer marketing. A mulher que se embeleza, o político que abraça as pessoas, os anúncios de um produto ou serviço e várias outras formas de se mostrar, tudo isso é visto como ações de divulgação que se encaixam no conceito de marketing.

Mas, será esse o verdadeiro conceitos dessa “palavra mágica”?

Marketing de verdade

Certamente o marketing não se resume a apenas essas ações. A maioria das pessoas o enxerga de uma forma míope, assimilando apenas uma parcela pequena do que ela significa.

Seu verdadeiro conceito exige uma visão mais ampla, e é um conjunto de estratégias para promover ações que busquem atender e satisfazer as necessidades das pessoas/mercado. Os resultados dessa cultura voltada para o cliente é o encantamento do cliente. Isso proporciona a sobrevivência das empresas que logram ter sucesso nesse relacionamento com seus consumidores.

Marketing é estar orientado para os consumidores e mercado.

Essa, certamente é uma visão de logo prazo. Inteiramente diferente da visão imediatista em que empurrar produtos e serviços para os clientes é a tônica da empresa.

Ações de marketing

Já sabemos então que marketing é colocar o cliente no centro das decisões. Então, fica claro que isso impacta todos os processos de uma empresa. Dentre as ações de marketing que, quando bem implantadas, geram os resultados positivos para um negócio destacamos:

  1. Pesquisa das necessidades, desejos e tendências do mercado.

É o início de tudo: entender o público para melhor atendê-lo.

  1. Desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades e desejos pesquisados.

Partindo da demanda encontrada, a empresa desenvolve serviços, produtos e conceitos, para solucionar o problema do cliente, no maior número possível de aspectos.

  1. Desenvolvimento da política de preços

Este é um dos aspectos que interferem fortemente na decisão do cliente. A política de preços deve: a) corresponder às necessidades de sobrevivência e perpetuidade da empresa; b) considerar os preços praticados pelo mercado para produtos iguais ou simulares e c) auxiliar o posicionamento do produto, de acordo com o que foi encontrado na pesquisa.

  1. Desenvolvimento de estratégias de distribuição dos produtos e serviços

É preciso facilitar acesso, visualização e comodidade dos clientes. De forma a fazer com que a solução chegue até ele da forma mais conveniente.

  1. Cuidados com a capacitação dos colaboradores da empresa

São eles que atendem os consumidores. Muitas vezes, são a “cara” da empresa. O atendimento excelente começa em seus colaboradores.

  1. Atendimento eficaz

Cuidados com um atendimento diferenciado aos consumidores, de forma a atender suas reais necessidades e desejos. E proporcionando o encantamento das pessoas, comprometendo-se com elas e gerando reconhecimento pelos clientes.

  1. Estabelecimento de estratégias de divulgação da empresa.

Aqui estão as ações de propaganda, publicidade e promoções. E também se incluem as mídias disponíveis, sejam virtuais ou tradicionais, de forma a atrair os consumidores.

Como vimos, o que uma expressiva parcela das pessoas e empresários imagina que seja marketing está resumido neste item.

Propaganda e promoção, são as últimas ações a serem desenvolvidas pelas empresas ou prestadores de serviço. Antes, é imprescindível realizar integralmente as ações anteriores, ou usar as estratégias de marketing, consagradas nos 5 PS do Marketing:

Produto + Preço + Ponto de Venda + Pessoas + Propaganda

 

 

 

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