Marketing de conteúdo: importância e benefícios

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Quantas vezes você já recebeu uma ligação e percebeu que se tratava de oferta de um produto ou serviço totalmente inútil para você? Um plano funerário com direito a uma banda de rock no dia do enterro; um capacete para dormir no ônibus ou no metrô ou mesmo um guarda-chuva de sapato. Inúmeras, não é mesmo?! Esses são alguns exemplos de como uma estratégia de divulgação mal sucedida pode não alcançar o público pretendido. E assim, elevar os custos com a atração e a retenção de clientes.

Mas, quais seriam as formas mais adequadas de apresentar os produtos e serviços de uma empresa? Bom, como resposta à essa pergunta pode-se citar uma estratégia de atração de clientes. E ela pode ter foco em conteúdos relevantes e valiosos para os mesmos. Ou seja, atuar a partir do marketing de conteúdo.

Importância do marketing de conteúdo

Diferente da publicidade tradicional, o marketing de conteúdo utiliza de estratégias diferenciadas. Elas irão proporcionar ao cliente conteúdo que é de seu interesse. E não um “bombardeio” de informações aleatórias que irão dar visibilidade à marca. Mas não agregarão valor.

Atualmente, não faz mais sentido investir em divulgação, que não possui relação com os hábitos de seu cliente. Antes de continuarmos, que tal entendermos um primeiro conceito presente no dicionário dos marketeiros: os leads!

Para você, empresário, os leads são os seus clientes em potencial. Sim, eles ainda não fazem parte da sua carteira de usuários. Mas já demonstraram interesse pelo seu negócio em algum momento. E forneceram informações de cunho pessoal para facilitar a sua identificação. Essa identificação pode ser feita no momento de fazero download de uma cartilha, no site da empresa. E, para tal, é necessário realizar um cadastro, informando dados como e-mail e/ou telefone. Dessa forma, o responsável pela área de marketing consegue alinhar a necessidade dos leads ao que a empresa oferece. Vamos tomar um exemplo prático.

Os leads

João é um indivíduo, que se interessa por esportes e ginástica. Ele costuma fazer buscas na internet a respeito dos benefícios da prática de exercícios físicos. Um dos resultados encontrados foi um artigo publicado no site de uma academia, próxima ao seu local de trabalho. Ele trata exatamente sobre o tema de interesse do João.

O artigo é acessado e, dentro do seu conteúdo, o cliente é induzido a fazer o download de uma cartilha. Para isso, João precisou realizar um cadastro no site da academia. E nele informar o seu endereço de e-mail e telefone. Dias depois, um funcionário da academia entra em contato com João. E no contato tira as dúvidas dele a respeito do assunto, apresentando os serviços fornecidos pela empresa. Isso é marketing de conteúdo: saber utilizar as informações de preferências expostas pelos leads ou clientes para gerar vendas!

Outro viés muito relevante do marketing de conteúdo é a educação do cliente para o consumo. Empresas que oferecem produtos ou serviços podem se diferenciar ao investir em geração de conteúdo. Isso possibilita que os seus leads entendam qual a sua importância frente ao mercado.

Essa atitude diminui o custo de vendas e gera uma procura ainda maior. Isso porque, quando um indivíduo conhece a importância de um produto ou serviço, saberá quando estiver pronto para consumi-lo. E o time de vendas terá menos obstáculos no momento de convencer o cliente a levar o produto ou serviço na loja.

Benefícios do marketing de conteúdo

Visibilidade

A utilização de conteúdo relevante para o cliente no processo de captação e retenção melhora a visibilidade da empresa online. Quando você divulga conteúdo na internet, você passa a ser encontrado de forma mais fácil.

Aumento das vendas

A área de vendas também sai ganhando! Gerando conteúdo saudável e relevante, sua empresa começa a atrair. Dessa forma, é só abrir espaço para o time de vendas interagir com esses contatos e aumentar as suas vendas.

Mensuração

Outro benefício do marketing de conteúdo está relacionado ao fato de que todas as suas estratégias são mensuráveis. Dessa forma, você consegue saber os impactos das ações de marketing realizadas para o seu negócio. O que precisa fazer para melhorar os pontos críticos e uma previsão de resultados para os próximos

Com benefícios como estes, você deve estar se perguntando como fazer o seu próprio marketing de conteúdo, não é mesmo?! Então, vamos lá!

Marketing de conteúdo na prática

Antes de colocar em prática qualquer estratégia de marketing de conteúdo, é preciso planejamento! Sim, não se trata apenas de escrever vários posts nas redes sociais da sua empresa. E depois esperar sentado o retorno esperado. As coisas não acontecem bem assim. Primeiro, invista tempo na elaboração de uma pesquisa de mercado bem estruturada. Assim, você conseguirá informações sobre o perfil do seu público alvo. Nesse momento, inclusive, é muito importante que você tenha definida a persona da sua empresa. A persona é uma personagem fictícia que irá representar o perfil do seu consumidor ideal. É para ela que você, empresário, irá focar as suas estratégias de criação de conteúdo.

Agora é com você, empresário! Pense naquilo que você irá escrever; qual o canal irá utilizar; se será através de um blog, conteúdos ricos, vídeos, redes sociais ou e-mail marketing; qual a persona será atingida o os objetivos que você pretende alcançar com a sua estratégia.

Bons estudos e um ótimo trabalho!

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