Lições sobre inovação em livros e filmes

0
132
lições sobre inovação

Empreender é buscar novos desafios e aprender lições de inovações constantemente. Não ter horário fixo e nem patrão são realidades que atraem diversas pessoas. No entanto, para estar entre os negócios realmente bem-sucedidos, além da coragem, é preciso desenvolver habilidades estratégicas.

Afinal, a grande maioria dos negócios não resiste sequer aos primeiros cinco anos de abertura. Então, além de acreditar em sua ideia e colocar a mão na massa, é preciso inovar sempre. Seja para surpreender os clientes com novos produtos e serviços ou cativar o público interno com melhores processos.

"Inovação" também é a palavra-chave para quem quer se manter competitivo com o passar dos anos. Por isso, trouxemos uma seleção com livros e filmes que estão cheios de lições sobre inovação, e também boas ideias para o seu negócio. Continue lendo para descobrir quais são eles!

Livros com lições sobre inovação

Sonho Grande, de Cristiane Correa

Conhecer os bastidores de processos de incorporação de grandes empresas levará a sua capacidade de inovar a outro patamar. A autora e jornalista Cristiane Correa conta como o Grupo 3G, criado por Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, formou empresas como a AMBEV (atual AB Inbev).

O livro destaca a forma inovadora como o grupo conduz as suas aquisições, com foco em empresas antigas, que têm potencial de lucro e valorização, mas passam por maus momentos. A aposta é alta, pois na aquisição, todo o modelo de negócios é reformulado.

Eventualmente, a narrativa mostra que um dos maiores desafios é a gestão de pessoas. No processo desenvolvido por Lemann e os seus sócios, desde os tempos de Banco Garantia, toda a cultura das empresas é reformulada.

Os melhores são premiados e os piores cortados sem dó. Nesse processo, muitas vezes, nenhum sócio antigo e conhecedor do negócio permanece no comando.

No entanto, a aposta é vitoriosa e significou a ressurreição de empresas como Lojas Americanas e Burger King, entre outras.

Nada Easy, de Tallis Gomes

O livro escrito pelo fundador da Easy Taxi mostra não somente as vitórias, mas as dores de empreender no Brasil. Com uma narrativa marcada pela autenticidade, Tallis Gomes conta a história da criação da startup.

O livro traz lições valiosas para quem quer inovar e empreender. Passa por conflitos com um sócio (quem nunca?) até técnicas questionáveis utilizadas para aumentar a adesão ao aplicativo.

Apesar de questionáveis, não se pode dizer que não foram para lá de inovadoras.

É um dos poucos livros que conta, sem tanto verniz ou filtros, as dores e delícias de abrir um negócio em um país com alta carga tributária e tantos processos burocráticos como o Brasil.

Dentre outros aprendizados, o autor nos conta sobre a decisão de sair de cena na hora certa também.

Roube como um artista, de Austin Kleon

Você tem dificuldade para ter ideias novas? Esse livro apresenta uma solução improvável: roube!

Isso mesmo. Nesse best-seller de fácil leitura, com poucas páginas e belo design, o autor e designer Austin Kleon conta como desenvolve novos produtos e serviços.

Pautado de forma brilhante na Lei de Lavoisier — na natureza nada se perde e nada se cria, tudo se transforma —, ele ensina o seu processo criativo. Além disso, dá dicas para que o leitor aprenda a fazer mais e melhor o que já existe, poupando, assim, tempo e energia absurdos.

Ainda em sua narrativa, o autor mostra como é possível inovar, mesmo por meio do "roubo", desenvolvendo algo completamente novo a partir de ideias amplamente estabelecidas.

Sem tempo para ler? Você também pode aproveitar a nossa lista de filmes de inovação.

Filmes com lições sobre inovação

A Rede Social (2010)

Nesse filme do início da década, podemos acompanhar a história da criação do Facebook.

Em primeiro lugar, antes de ser um sucesso, com mais de 2 bilhões de usuários ativos, essa ideia inovadora teve origem no quarto de um estudante da Universidade de Harvard. No filme, conhecemos os anseios e problemas enfrentados pelo jovem Mark Zuckerberg.

É focado no estudante com problemas de relacionamento, aprendendo a lidar com os desafios de uma startup e os dilemas pessoais envolvendo os sócios.

O filme é uma lição não somente de inovação, mas de empreendedorismo e relacionamentos. E nos mostra como inovar para fazer um negócio perene, com propósitos maiores que nós mesmos. Apesar de antigo, vale a pena rever e buscar insights de inovação sempre.

Steve Jobs (2015)

Adaptado da biografia de Steve Jobs, o filme lançado no Brasil em janeiro de 2016 conta, em detalhes, a vida do fundador da Apple. O longa mostra como o estilo de liderança e a personalidade forte dele marcaram as suas escolhas e o sucesso da empresa.

Em suma, a startup que nasceu na garagem de Jobs foi responsável pela maior inovação em termos de telefones celulares. Paralelamente ao desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias, a sua vida foi marcada por momentos difíceis. Para você ter uma ideia, ele foi demitido da própria empresa (!).

Logo, seu nível de dedicação e visão de futuro fizeram com que, mesmo após a sua morte, a Apple continue a ser líder mundial da categoria. Título de diversos livros e filmes, se há uma história de inovação e lição de vida, é a de Jobs.

Walt antes do Mickey (2014)

O filme conta a história do gênio pai do ratinho mais simpático e lucrativo do mundo. A narrativa dos momentos difíceis que Walt Disney vivenciou antes da fama é um banho de motivação para jovens empreendedores.

Além disso, com uma vida cheia de princípios e pautada nos ensinamentos do pai, Disney acreditou em seu sonho. Sua determinação trouxe à vida o mais improvável dos sucessos. Seu legado — fazer bem feito até que todos peçam para que você faça novamente — é um mantra para a inovação.

Em resumo, o empreendedorismo e a inovação caminham lado a lado. Felizmente, grandes e inspiradores empresários já criavam soluções inovadoras, inspiradoras e permanentes antes mesmo de você nascer.

Portanto, que essa lista de livros e filmes possa ajudar você a dar mais um passo em direção aos seus sonhos. Afinal, como disse Disney: "Se você pode sonhar, você pode realizar".