Líder coach: habilidades para resultados

0
594
líder

O líder contemporâneo é constantemente instigado. Atualmente, o desafio primordial é o de construir boas relações interpessoais dentro das empresas. Não basta ser chefe, é preciso ser considerado um líder, um exemplo. As empresas já entenderam que seu lucro depende grandemente do capital humano a seu serviço. E vem daí a cobrança por um profissional capaz de conduzir a equipe na direção certa, criando um ambiente de trabalho que estimule produtividade e crescimento. Atualmente, este é o líder coach.

Líder - oriente para resultados

Em coaching, a liderança objetiva levar as pessoas a desenvolver e ajustar comportamentos e percepções. O líder as ampara, influencia e impulsiona para resultados mais eficazes através da criação de um espaço de aprendizado. É como se as treinasse para ser profissionais mais assertivos.

Ao contrário de outros processos, o Líder Coach é direcionado para o futuro. Ele desenvolve em si e em seus liderados o senso de responsabilidade e compromisso com os resultados. Dessa forma, os ganhos são constantes.

Como se aprimorar

O investimento no autodesenvolvimento de suas habilidades e atitudes é o ponto de partida do novo líder.  É fundamental uma constante avaliação que promova o gerenciamento de si próprio. Assim,:

  • Esteja atento a suas inteligências, imparcialidade e visão voltada para o bem comum;
  • Considere e reconheça o talento individual de cada liderado, para que cada um se torne mais consciente de suas responsabilidades;
  • Crie abertura para o diálogo, instituindo o processo de feedback constante, de forma a ouvir e ser ouvido por sua equipe;
  • Seja sincero em seus feedbacks. Se o liderado precisa ser cobrado, cobre. Lembre-se: você é o líder. Ampara, influencia, mas também direciona.
  • Pesquise e utilize ferramentas para medir o desempenho dos profissionais. Use indicadores objetivos, mas também avalie aspectos comportamentais;

Resultados esperados

Pessoas que investiram no aprendizado da metodologia coaching atestam o seu crescimento pessoal e profissional. Sejam eles proprietários de empresas ou profissionais à frente de uma equipe.

Com o acompanhamento próximo, é possível reconhecer os gargalos e definir propositivas na construção de um plano de ação. O que comumente traz:

  • Melhor comunicação entre toda a equipe;
  • Clareza nos objetivos a alcançar;
  • Ampliação da criatividade dos profissionais e do número de novas ideias;
  • Aumento de produtividade;
  • Equipe mais motivada;
  • Visão sistêmica.

A liderança nas empresas tem como desafio promover alinhamento estratégico nas equipes, aquisição de conhecimento e desenvolvimento de novas competências. Os processos de coaching realinham a atuação dos líderes. Eles tornam-se capazes de compartilhar seu poder e delegar responsabilidades. Dessa forma, são mais produtivos e assertivos na promoção de mudanças que impulsionam melhores resultados.

As empresas reconhecem a importância de gerir seu capital intelectual construindo a interseção entre pessoas e negócio. Ser um Líder Coach significa desenvolver pessoas com foco nos resultados e geração de valor para o negócio. Nesse processo, as vantagens se multiplicam para a empresa, para o líder e para os liderados.

 

Baixe Grátis

Infográfico - Gestão de Pessoas