Investindo no crescimento

0
181
Notícias - blog Sebrae-MG Com Você

Primeira sociedade de garantia de crédito do Estado, a Garantia dos Vales impulsiona os negócios no Leste de Minas

Carlos Roberto MatiasA expansão de um negócio e o crescimento do seu faturamento estão ligados, diretamente, à habilidade de se realizarem investimentos na capacidade produtiva, infraestrutura e equipe de funcionários. No caso das médias e grandes empresas, há a opção de os recursos saírem do próprio faturamento. Uma realidade bem diferente da encontrada pelos micro e pequenos empreendedores, que, em sua maioria, precisam recorrer a financiamentos em instituições financeiras.

É o caso do proprietário da Serralheria Esplanada, Carlos Roberto Matias. Há 11 anos confeccionando peças em ferro e aço inoxidável sob encomenda, o empresário sentiu necessidade de ampliar o seu negócio. “Resolvi investir com dois objetivos em mente: expandir minha empresa e aumentar a minha renda. Para alcançá-los, precisava de capital de giro e adquirir equipamentos mais modernos para a serralheria”, explica. Com o plano traçado, Carlos Roberto percorreu diversas instituições financeiras, mas, sem poder oferecer garantias, não conseguiu acesso ao crédito.

Foi quando a gerente do seu banco indicou a Garantia dos Vales (Sociedade de Garantia de Crédito do Leste de Minas). Fundada em julho de 2012, com apoio do Sebrae Minas, a associação fornece aos proprietários de micro e pequenas empresas da região do Vale do Rio Doce certidões que garantem aos bancos e instituições financeiras o pagamento do financiamento. “A Garantia dos Vales assegura até 80% do crédito solicitado pelo empresário. Se houver algum problema e a empresa não conseguir honrar a dívida, o banco recebe o valor garantido. Assim, as SGCs (Sociedades de Garantia de Crédito) são um ponto forte para os pequenos negócios que demandam crédito e, também, atrativas para as instituições financeiras”, explica Ricardo Capellini, analista do Sebrae Minas em Governador Valadares.

Por conta da Sociedade Garantidora de Crédito, Carlos Roberto pôde financiar R$30 mil e investi-los em sua serralheria. “Além de permitir que eu investisse na minha empresa, a Garantia dos Vales me orientou na gestão do meu negócio e a conseguir taxas de juros mais baixas”, afirma. Do total financiado, R$ 18 mil foram destinados à aquisição de novos equipamentos, e o restante transformou-se em capital de giro. Assim, ele conseguiu aumentar a sua produção, reduzir custos e, consequentemente, melhorar o faturamento do seu negócio.

Leia a matéria completa em nosso site.