Instagram para negócios

0
1193
instagram

As pessoas moram nas redes sociais e é lá que as marcas precisam estar. Com tantas opções, escolher o canal mais adequado poderia ser uma decisão difícil. Poderia, mas marcas de moda e acessórios têm bons motivos para já ter feito essa escolha. Um deles é que o Instagram ou Insta, como é chamado pelos usuários, possui no Brasil cerca de 35 milhões de usuários.

O apelo visual é uma forte característica do Instagram. Esse ponto tem contribuído para tornar essa a rede social referência para consumidores e marcas de moda e acessórios. É possível posicionar uma marca por meio de fotos e vídeos que ela divulga em seu perfil. Outra ação que traz bons resultados é o compartilhamento de usuários que as estão usando.

Se a sua marca já possui um perfil ou pretende entrar no Instagram, confira abaixo 9 dicas para chamar (e merecer!) a atenção dos usuários.

Tenha um perfil comercial

No Instagram há a possibilidade de criar um perfil comercial e ter acesso a ferramentas e dados que podem ser importantes para a gestão da sua marca por esse canal. Você não terá acesso a essas ferramentas se o perfil for pessoal. Para fazer a migração é necessário que você tenha uma Fanpage e faça a escolha pelo menu configurações. Aproprie-se e entenda os números do seu negócio no Instagram. Em um mundo em que os dados estão por toda parte, ter acesso e saber agir com base neles é sinal de inteligência.

Instagram também é lugar de conteúdo

Mescle postagens de suas peças com inspirações para sua marca e tendências. Use também imagens de consumidores e influenciadores usando produtos que tenham a ver com a sua marca.

Para acertar, conheça seu cliente. Você sabe o que importa para ele? O que valoriza na sua marca? Então construa seu conteúdo com base nos interesses de seu cliente. Ele/ela curte cinema ou novela? Que tal traduzir o look da cena mais importante do capítulo, destacando os acessórios utilizados e fazendo uma ponte com algo que você tenha em seu mix?

Aproveite as #HASHTAGS

Hashtags serão suas palavras-chave no Instagram. Utilize-as como pontes, para que as pessoas que estejam falando e buscando sobre conteúdo que você ofereça possam te encontrar. Tenha hashtags próprias e incentive seus clientes a compartilharem com as redes deles marcando a hashtag. Monitore a hashtag e recompense/reconheça as ações de parceria. Divulgue a # também no seu ambiente off-line, embalagens e tags de produtos.

Lembre-se do poder das STORIES

O Instagram permite que você crie historinhas de até 15s que expiram após 24h. Aproveite para dialogar diariamente com seus clientes. Boas ideias são fotos e vídeos de bastidores da marca, dia-a-dia do seu negócio, novidades, dicas de produtos e do mercado de moda. Acompanhe as estatísticas e ajuste o que for preciso para ser cada dia mais relevante para quem te segue por esse canal.

Conheça e interaja com influenciadores digitais

Os “influencers” são pessoas que têm credibilidade, geram conteúdos com informações e dicas que são valorizadas e seguidas por determinada audiência. A parceria entre eles e marcas de moda e acessórios está se fortalecendo cada dia mais.

Para escolher parceiros entre esses profissionais, vá além do número de seguidores do perfil. Analise se os seguidores fazem parte do público-alvo do seu negócio e se o diálogo e a interação entre influenciador e público é interessante para a sua marca.

Uma forma de buscar pelos influenciadores é fazer uma pesquisa junto aos posts que utilizam as mesmas #hashtags que você. Nesse levantamento, você consegue identificar perfis que atuam no caminho que você trilha. Observe a linguagem, os posicionamentos e o público atingido.

Atualmente, existem também empresas e softwares especializados em identificar quais seriam as influenciadoras mais interessantes para o seu negócio. Busque informação antes de fechar a parceria e monitore de perto os resultados.

Use a descrição a seu favor

A BIO é um espaço de 150 caracteres para você mostrar como é a sua marca, o que você oferece e porque as pessoas devem te seguir. Utilize espaçamento e quebra de linha para facilitar a leitura e emojis pra traduzir em um caractere uma ideia, dando destaque e mais personalidade ao seu Insta. Finalize apresentando o que você quer que as pessoas façam: Siga nosso Insta! Acesse a nossa Fanpage! Faça seu pedido pelo Whatsapp (acrescenta o número)! Venha conferir em uma de nossas lojas!

Esteja atento ao direct

Incentive o diálogo conversando com seus clientes nos comentários e no Direct (inbox). Mereça a atenção do usuário e não dificulte o relacionamento. Por exemplo, se você não posta suas peças com o preço - seja porque não quer que as pessoas façam comentário ou porque é uma forma de iniciar um relacionamento pelo direct – fique atento ao diálogo.

Quando o interessado perguntar pelo valor, vá além do preço. Construa um relacionamento, para que o valor seja apenas um elemento. Ex.: Essa peça é linda, né? Temos nas cores azul, preta e vermelha. Podemos parcelar no cartão em 2x e R$24,95. Temos pronta entrega na loja e enviamos pra todo o Brasil.  Posso te mandar mais fotos?”

Tenha clareza ao falar de vendas

Se você não oferece a opção de venda pelo Instagram, é importante que as pessoas entendam isso.  E mais ainda: que sejam direcionadas para os ambientes onde há o processo de venda (loja física, e-commerce, marketplace ou mesmo whatsapp). Uma boa prática é incluir links na Bio (descrição do perfil) que direcionam para os ambientes, facilitando o caminho para os possíveis compradores.  Dica de ouro: encurte os links antes de postar!

Avalie o uso de anúncios

 Anunciar no Instagram pode ser interessante para que o conteúdo chegue a um número maior de pessoas. Hoje, quando o assunto é aumentar o público nas redes sociais, é cada dia mais necessário utilizar mídia paga (anúncios).

O Instagram oferece uma ferramenta que permite que você escolha o público com base no perfil e nos interesses dele. Você também definirá a forma como pretende atingí-lo, seja por uma foto, vídeo ou postagem no Stories.

Pesquise a concorrência

Siga seus concorrentes. O que eles estão fazendo na rede? Quem são seus seguidores? Quais as hashtags utilizam e quais os conteúdos compartilham? Use-os como inspiração e faça sempre melhor.

E divirta-se! Sempre também.

 

Baixe Grátis

E-book - Redes sociais que fazem sentido para seu negócio

Quais Redes Sociais fazem sentido para o meu negócio? - V10