Indústria 4.0, transformação e oportunidades para negócios

0
1361
indústria 4.0

A Revolução Industrial foi um acontecimento que transformou a vida das pessoas em todo o mundo, com muita inovação. Devido a ela, conseguimos ter acesso a diversos produtos, tecnologias de transporte e de geração de energia. Com o desenvolvimento da indústria, houve também a corrida para as cidades, em busca de melhores condições de vida. Agora, vivemos um novo momento de transformação industrial, que está relacionado ao desenvolvimento das tecnologias de maneira transformadora. É a chamada “Era da Internet Industrial”,  em que surge a indústria 4.0. O que traz ainda mais novidades para o mundo.

A 4ª revolução industrial, também chamada de Indústria 4.0, acontece após três processos históricos transformadores. A primeira marcou o ritmo da produção manual para mecanizada à vapor, entre 1760 e 1830. A segunda, por volta de 1850, trouxe a eletricidade e permitiu a manufatura em massa. E a terceira aconteceu em meados do século 20. Isso ocorreu com a chegada da eletrônica, da tecnologia da informação e das telecomunicações.

Tecnologia na indústria 4.0

Atualmente uma nova lógica de produção deu início ao processo de virtualização e digitalização da operação industrial. Nessas “indústrias inteligentes”, máquinas e insumos “conversam” ao longo das operações industriais. De tal forma que têm escala e flexibilidade do processo de fabricação. Isso ocorre de forma relativamente autônoma e integrada.

É importante destacar que todas as revoluções anteriores empurraram às tendências até os consumidores. Ou seja, definiram o que o mercado compraria. Nesta nova revolução, a indústria se organiza para responder a novos comportamentos de mercado. O que cada ver mais demanda por produtos e serviços exclusivos, que gerem conveniência e uma experiência única. Com isso, a indústria e os negócios precisam se reinventar, não só inserindo tecnologia, mas, pensando em novos modelos de negócio.

Automação e aproximação do mercado

Vamos a um exemplo: a forma como a indústria química comercializava tinta residencial há alguns anos mudou totalmente. Isto porque a indústria se aproximou do consumidor e entendeu que ela faz parte do negócio de decoração de ambientes. Para tanto, desenvolveu soluções tecnológicas intimamente ligadas aos momentos de consumo. Tais como:

  1. simulador de pintura de ambiente com realidade aumentada
  2. cores customizadas para cada cliente à pronta entrega na loja.

Com isso, os processos de produção tendem a se tornar mais autônomos, customizáveis e eficientes. São diversas tecnologias interagindo em uma plataforma inteligente. O que gera produtividade e customização ao mesmo tempo.

Isso se deve à incorporação da digitalização à atividade industrial, caracterizada pela integração e controle da produção a partir de sensores e equipamentos conectados em rede. E também pela fusão do mundo real e do virtual, criando os chamados sistemas ciberfísicos.

É notável como, neste contexto de manufatura avançada, a indústria se utiliza de dados e inteligência artificial para fazer autorregulação. O que permite tomar decisões que aumentam a produtividade, sem a necessidade do componente humano.

Nova indústria e novo consumidor

A análise dos impactos da 4ª Revolução Industrial apresentam diversos desafios, pois as transformações são profundas e estruturais. Estamos falando de um novo perfil de indústria e um novo consumidor, que promoverão mudanças como:

  • Aproximação entre indústrias e mercado consumidor;
  • Diminuição do prazo de lançamento de novos produtos;
  • Flexibilização das linhas de produção possibilitando a customização em massa;
  • Aumento da produtividade e eficiência na utilização dos recursos;
  • Substituição da fabricação de produtos da indústria para o varejo;
  • Promoção de ambientes para novos modelos de negócios;
  • Necessidade de novos perfis de profissionais.

Além desses dessas mudanças, a sustentabilidade é um fator que também sofrerá mudanças com a indústria 4.0. Isto porque ela tenda a ser mais eficiente e a utilizar materiais cíclicos, promovendo maior sustentabilidade nos processos de produção.

Em resumo, o desafio da indústria é atender aos desejos individuais dos clientes em grande escala. Isso tem sido possível a partir do desenvolvimento das novas tecnologias industriais. Assim como da aproximação entre a indústria e os consumidores finais. É um momento de reinvenção da indústria, que precisa se preparar para o novo panorama competitivo que surge a partir deste cenário.

Baixe Grátis

Indústria 4.0 aplicada ao segmento de moda