Fluxo de caixa: o que é

0
622

Nas operações do dia a dia de uma empresa, principalmente do ramo comercial e prestadora de serviços, a organização financeira é fundamental. Para isso foi criado um instrumento básico de planejamento financeiro, denominado fluxo de caixa.

O objetivo do fluxo de caixa basicamente é apurar o saldo disponível para que haja sempre capital de giro na empresa, para aplicação ou eventuais gastos. Nele deverão ser registrados todos os recebimentos (vendas à vista e recebimento de duplicatas, entre outros) e todos os pagamentos (compras à vista, pagamentos de duplicatas, pagamento de despesas e outros pagamentos) previstos para o dia, a semana e até para o mês, caso essas compras e pagamentos sejam parcelados.

Além disso, ao elaborar um fluxo de caixa, o empresário terá uma visão de futuro próximo, ou seja, uma ideia de como a situação financeira estará nos próximos dias e semanas. Com essa tranquilidade, ele pode antecipar algumas decisões importantes como a redução de despesas sem o comprometimento do lucro, o planejamento de investimentos, a organização de promoções para desencalhe de estoque, o planejamento de petição de empréstimos, a negociação para uma dilatação de prazo com fornecedor e outras medidas para que possíveis dificuldades financeiras possam ser evitadas ou minimizadas.

 

Quer saber mais? 

Aproveite e baixe gratuitamente:

 Fluxo de Caixa Anual 

 Modelo de Fluxo de Caixa