Dicas de criatividade para empreender

0
634
criatividade para empreender

A criatividade é uma das melhores formas de encontrar soluções diferenciadas para os problemas do dia a dia. Ter ideias criativas pode tornar suas atitudes mais empreendedoras, e fazer a diferença na criação de um novo negócio e no posicionamento de uma marca no mercado. Ela se tornou tão importante, que quem é criativo tem destaque nas empresas e nas rodas de amigos. Mas criatividade não é exclusividade de poucos. Ela existe inclusive em você. E bastam algumas práticas diárias para despertá-la.

Mas afinal, como ser criativo e inovador? A primeira coisa que você precisa entender é que a criatividade não é um dom, nem um presente divido (você quis dizer divino?) e muito menos um processo automático do cérebro. Ela é uma habilidade presente existente em todos, que pode ser estimulada e treinada.

A segunda coisa a saber é: a criatividade não é expressada de uma única forma. E por se manifestar de maneiras diferentes, também pode ser estimulada de maneiras distintas. É como cozinhar. Antes de ser um chef, é preciso trabalho intenso, dedicação, estudo, muitos cortes e queimaduras até que você se torne habilidoso e consiga fazer uma boa comida boa todos os dias.

Você já sabe tudo isso, mas ainda assim não se acha criativo? Bobagem! Confira algumas técnicas para se tornar inovador e aumentar as chances de ter sucesso na vida e nos negócios.

Como ser criatifo no dia a dia

Faça brainstorm: traduzido como “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias”, é ou seja, um debate que busca criar um grande número de ideias. Pense em todas as formas possíveis de se resolver algo, mesmo que pareçam absurdas. No final, opte pela ideia mais adequada ao resultado esperado.

Seja curioso: se a ideia é fazer algo diferente, então, é preciso curiosidade. Observe as pessoas, reflita sobre o que gera o problema, faça anotações, reflexões e perguntas. Lembre-se da fala de Einstein - “quando eu souber a pergunta certa, posso resolver o problema em cinco minutos”.

Volte a ser criança: sabe aquele jeitinho de olhar as coisas sem filtros sociais? É isso! Liberte seu pensamento e veja as coisas de uma nova maneira. Você vai perceber que mesmo o que vemos todos os dias pode ser diferente a cada momento. Ah, aproveite e brinque um pouco! Isso vai ajudar também.

Pratique meditação: relaxar e “esvaziar a mente” ajuda a colocar as ideias em ordem e a criar espaço para novos pensamentos. A ciência já indica que a meditação influencia no aprendizado e nas emoções humanas. Então, relaxe, feche os olhos e observe o que acontece.

Colora e desenhe: não é por acaso que os livros de colorir estão na moda. Ao desenhar e colorir, estimulamos diferentes partes do cérebro e ainda relaxamos, o que reduz a ansiedade, organiza as ideias e abre espaço para novas conexões.

Abra a cabeça: Pense em Leonardo da Vinci, artista, arquiteto, músico, matemático. E quanta coisa bacana ele criou? Ok, não dá para ser tudo isso em uma única vida. Mas esteja aberto. Novos conhecimentos podem levar a ideias inovadoras. Leia, estude, veja e participe de coisas fora do habitual.

Mexa o corpo: quer ser mais criativo? Então, levante do sofá! Estudos mostram que os exercícios físicos estimulam a criatividade. Mas não basta aquela pelada do final de semana. É preciso regularidade. Ótima desculpa para deixar a preguiça de lado, né?
Esta lista poderia ser infinita. Há muito mais por aí que podemos fazer para ampliar nossa criatividade e gerar ideias inovadoras. Acompanhe nossas novidades. Seja criativo!

Baixe grátis

Acesse mais informações e ferramentas de Criatividade, no manual Ideação do Guia Essencial para Novos Empreendedores do Sebrae Minas

Leia Mais

Acesse o conteúdo Por uma vida profissional mais criativa e produtiva

Assista

Palestra: inovação e criatividade nas organizações com Domenico de Masi.