Como inspirar inovação

0
244
inovação 3d

"Inovação" se tornou a palavra de ordem.

E não é difícil imaginar o motivo, dada à imensa oferta e facilidade de acesso à informação e tecnologia. As empresas já sabem que, para se destacar no mercado, é preciso inovar. No entanto, para que isso aconteça, é necessário motivar funcionários para que possam inovar. Mas como inspirar inovação?

Nesse contexto, precisamos pensar nos fatores que tornam uma empresa atrativa para se trabalhar. Especialmente para as novas gerações, que encaram o mercado de trabalho de forma completamente diferente, quando comparados com os profissionais de décadas atrás.

Inovação para a sua empresa

Muito se fala sobre inovação. Mas por que ela é tão importante para a sua empresa?

Diversos fatores evidenciam a necessidade de inovarmos. A internet fomentou a  competitividade e modificou de forma permanente as relações de consumo. Todas as áreas tiveram que repensar a forma de vender seus produtos ou oferecer serviços. O marketing, por exemplo, já foi voltado apenas para o produto. No entanto, hoje, está focado no consumidor.

Diante desse novo (nem tanto assim) cenário, os negócios tiveram que se reinventar. Podemos citar como exemplo, o acesso a serviços financeiros, antes restrito a agências bancárias. Atualmente, são disponibilizados online e sem custos, por fintechs, startups que trabalham para inovar e otimizar serviços financeiros.

A velocidade de consumo de informações também cresceu. Grandes centros de dados armazenam conteúdos consumidos por milhares de pessoas, simultaneamente. Mesmo nos locais mais distantes, a informação chega na hora e é atualizada a todo o momento.

Com tantas mudanças, a empresa que insiste em permanecer no mesmo lugar está fadada ao esquecimento. Inovar tornou-se questão de sobrevivência para a maior parte dos negócios.

Como encontrar pessoas inovadoras?

Para alcançar a inovação, é necessário contar com colaboradores disruptivos e criativos nos quadros da empresa. E se engana quem acredita que é fácil manter em seu time esse tipo de talento. A inovação não pode (e não deve) ser exigida do funcionário, mas estimulada. Para isso, a empresa deve proporcionar um ambiente propício para ideias inovadoras.

O primeiro passo rumo à renovação da empresa é conscientizar as lideranças a criar uma cultura organizacional em que a inovação seja valorizada. Conhecer os fatores motivacionais da equipe e incentivar novas formas de pensar e fazer contribui para a mudança de conduta dos colaboradores e, consequentemente, para a melhoria dos produtos e processos.

Fatores que favorecem a inovação

Se o dinheiro não é mais o fator principal de motivação, o que seria? De acordo com Daniel Pink, em seu livro Drive, os talentos podem ser motivados por:

Autonomia:

liberdade para fazer as próprias escolhas e viver a vida desejada

Maestria:

vontade de ser melhor a cada dia por meio de um processo de aprimoramento contínuo

Propósito:

intenção de fazer diferença no mundo

Isso não significa que somente esses fatores promovem a inovação na empresa. Mas definitivamente são os que mais contribuem para um ambiente em que as ideias floresçam.

A importância do propósito

O propósito é um dos fatores que mais influenciam pessoas inovadoras. Por meio dele, somos motivados a fazer mais do que apenas cumprir papeis e responsabilidades dentro das organizações.

Acima de tudo, profissionais inovadores querem fazer parte de projetos desafiadores e que impactem positivamente a humanidade. Esse é o legado que pretendem deixar após a sua passagem pela empresa. Eles estão dispostos a doar o seu melhor para contribuir com o que acreditam. Além do retorno financeiro, também consideram qualidade de vida, reconhecimento e respeito, como grandes conquistas.

Como manter e incentivar a inovação

Além de selecionar pessoas realmente inovadoras, é importante criar condições para que a inovação aconteça. Afinal, manter pessoas inovadoras presas a padrões antiquados faz com que elas entreguem mais do mesmo.

Dessa forma, adaptam-se ao que já existe. Em outros casos, vão em busca de novas oportunidades onde se sintam realmente desafiados.

Procure conhecer técnicas e ações que outras empresas com DNA inovador utilizam. Em especial, para replicar algumas características para reter seus profissionais.

Empresas inovadoras

Google

Exemplo de cultura de inovação, a empresa dos sonhos dos jovens brasileiros não recebeu esse título por acaso. A Google é famosa por manter um ambiente extremamente propício à inovação, com flexibilidade de horários e projetos colaborativos.

A empresa tem regras ainda mais disruptivas do modelo tradicional de trabalho, como por exemplo, não punir falhas. Além disso, incentiva seus colaboradores a utilizarem até 20% de seu tempo em projetos de seu interesse, da empresa ou não.

Samsung

A empresa possui o seu próprio centro de inovação: o Open Innovation Center. Ele funciona como um hub entre tecnologia da indústria e instituições de ensino. Logo, favorece a cooperação com fornecedores e demais stakeholders do processo criativo. No final, todos saem ganhando com novas tecnologias disponibilizadas ao mercado.

Magazine Luiza

Se você acredita que apenas empresas estrangeiras e tecnológicas possuem ambientes inovadores, está enganado. A Magazine Luiza existe para provar o contrário. A princípio, a empresa vendia essencialmente itens para o lar. Provavelmente não teria resistido a tantas oscilações do mercado, se não tivesse um forte DNA inovador.

Ela foi uma das primeiras empresas a implantar um e-commerce no Brasil, em 1995. Atualmente, ela mantém seu próprio laboratório de inovação: o Luizalabs, totalmente focado em tecnologia e colaboração para lançamento de novos produtos.

Todas as empresas inovadoras têm um consenso: a inovação pode vir de onde menos se espera. Por isso, um ambiente organizacional que inspira profissionais também pode se transformar num celeiro de ideias inovadoras.

Unindo a criatividade à colaboração, é possível oferecer novas formas de atender às necessidades dos clientes. Implementar uma cultura de inovação na empresa é uma das formas de destacar sua empresa no mercado por meio de projetos interessantes que proporcionem melhores resultados.