Case de Sustentabilidade: Conde de Sanduíche

3
464

Empresa adota práticas sustentáveis como princípio e diferencial e acaba sendo premiada, se tornando referência em sustentabilidade para clientes e funcionários  

Sobre a empresa

Ramo de atuação: Lanches
Tempo de mercado: 04 anos
Localização: Vitória/ES
Colaboradores: 20
Como o Sebrae ajudou essa empresa: Planejamento de abertura de franquias e capacitações.

Lanchonete Conde de Sanduíche em Vitória"Se dedicarmos dez minutos por dia para pensar em sustentabilidade, encontramos as soluções práticas para nossa empresa."

Com apenas mil reais, um freezer usado e muito planejamento, Alberto Fernandes iniciou a lanchonete Conde de Sanduíche em Vitória (ES), em 2008. Hoje, cerca de quatro anos depois, o empreendimento está consolidado e seu proprietário acumulou vasto reconhecimento em gestão empresarial e práticas sustentáveis. Seu modo de administrar o negócio acabou transformando a Conde de Sanduíche em um dos agraciados pelo Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil, na etapa capixaba.

Atualmente o negócio conta com duas lojas e está se preparando para aderir ao sistema de franquias, apoiado pelo Sebrae. Um dos segredos do sucesso do empreendimento está relacionado com as práticas sustentáveis, que permitem economia de até 30% no consumo de energia elétrica. “É difícil dar os primeiros passos, mas quando a gente dedica dez minutos por dia para pensar em sustentabilidade, as soluções aparecem”, revela Alberto.

Para reduzir o consumo e as despesas com energia, as lâmpadas incandescentes foram substituídas pelas econômicas e o uso dos freezers foi otimizado. Outra medida foi  a prática de separar o lixo. Resíduos recicláveis, como garrafas de PET e latas de alumínio, são vendidos, gerando lucro médio de cerca de seiscentos reais por mês, quase o equivalente aos custos da energia elétrica de uma das lojas. O óleo de cozinha usado é encaminhado para uma empresa produtora de biodiesel, cujo valor é trocado por bonificações doadas a entidades, que tratam de câncer infantil.

As  iniciativas sustentáveis da Conde de Sanduíche  abrangem a escolha dos fornecedores. A fornecedora de embalagens de isopor, por exemplo, foi encontrada após pesquisa e  escolhida pelo fato de  possuir produto  reciclável e, também, por adotar  cuidados ambientais. “Com a sustentabilidade vem a redução de desperdício e o aumento do lucro”,  enfatiza Alberto.

“As práticas sustentáveis não se esgotam e estamos sempre procurando reduzir os impactos do negócio. Esse é um diferencial cada vez mais exigido pela sociedade”, observa o empresário. Ele considera que seu empreendimento já conquistou o reconhecimento governamental e de entidades de classe. Seus funcionários estão em constante capacitação para manter as práticas sustentáveis.  As novas atitudes e hábitos do cotidiano da empresa passaram a fazer parte da vida doméstica deles, comemora o empresário.

Com a repercussão positiva da imagem da Conde de Sanduíche, Alberto acredita que, aos poucos, a clientela também absorve esses novos valores. A empresa se tornou exemplo de práticas sustentáveis no Espírito Santo e está exercendo, ainda, seu papel no processo de educação do consumidor.

Fonte: Vanessa Brito

Garanta o reconhecimento que seu negócio merece. Participe do Prêmio Sebrae-MG de Práticas SustentáveisSe também quer que sua empresa seja reconhecida, inscreva-se no Prêmio Sebrae-MG de Práticas Sustentáveis.