Cartilha ensina uso adequado de serviços financeiros para microempreendedores individuais

4
230

Manual lançado pelo Sebrae Minas, em parceria com Banco Central, já está disponível para download gratuito

Cartilha O Uso Adequado dos Serviços Financeiros para Microempreendedores IndividuaisPesquisa realizada no final de 2013 pelo Sebrae Minas mostrou que, entre os microempreendedores individuais do estado que possuem conta bancária, a maioria (60%) possui conta de pessoa física e a metade destes utiliza essa mesma conta para fazer operações de finanças pessoais e empresariais.

Com esse tipo de conta, os empreendedores não têm acesso a linhas de crédito específicas e a taxas mais atrativas. Além disso, misturar finanças pessoais e empresariais dificulta a análise financeira do negócio. Para esclarecer os empreendedores individuais sobre questões financeiras que podem ter impacto no resultado dos negócios, o Sebrae Minas lançou a cartilha O uso adequado de serviços financeiros para microempreendedores individuais. O conteúdo foi elaborado em parceria com a equipe técnica do Banco Central.

A cartilha mostra que, para manter a atividade empresarial saudável e sustentável, ou em crescimento, é importante planejar como vai ser a questão financeira. Várias decisões importantes de um empreendedor dependem de recursos financeiros. Por exemplo: negociar com fornecedores melhores condições para pagamento à vista ou com prazos e outras condições diferenciadas; fazer estoques estratégicos; pagar as contas em dia, evitando multas e juros pelo atraso; construir, reformar ou ampliar imóveis; adquirir ou reformar máquinas e equipamentos; investir em cursos, capacitação e treinamento.

O crédito pode ser útil de várias maneiras para o empreendedor, mas, se não for bem utilizado, pode se tornar um problema. A cartilha mostra, ainda, como escolher uma instituição financeira; quais são os principais serviços bancários; a finalidade e o uso correto do crédito.

A cartilha O uso adequado de serviços financeiros para microempreendedores individuais está disponível para download gratuito na Biblioteca Digital do site do Sebrae Minas (www.sebraemg.com.br) e também acompanhará a Oficina SEI controlar meu dinheiro, voltada para empreendedores individuais.

Veja outros resultados da pesquisa de Relacionamento Bancário e Regularidade Fiscal do Microempreendedor Individual, feita pelo Sebrae Minas em outubro de 2013 com 411 formalizados em todo o estado:

• 79% dos microempreendedores individuais não conhecem linhas de crédito específicas para pessoas jurídicas.
• 83% não pegaram empréstimos em bancos.
• 33% dos entrevistados disseram utilizar os serviços da internet banking para fazer operações bancárias.
• Para 22% dos entrevistados seria possível trocar a máquina de cartão de crédito por pagamento via celular, caso o serviço fosse mais barato.

Quer saber mais?

Baixe gratuitamente a cartilha: O Uso Adequado dos Serviços Financeiros para Microempreendedores Individuais

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae Minas