Carnaval, dicas para negócios

0
282
folia de carnaval

A folia carnavalesca é sinônimo de diversão, descanso, música e blocos na rua para a grande maioria das pessoas. Mas, existe uma parcela da população que vive o carnaval, muito além da folia. São empreendedores e empresários que aproveitam o período de carnaval para testar suas ideias, ganhar uma renda extra e até mesmo animar os negócios de forma produtiva, visando fugir das dificuldades ainda presentes no cenário econômico.

Definitivamente, a folia do carnaval se tornou uma das maiores festas populares em todo o país. Com o atual cenário socioeconômico, em que as formas de trabalho têm se transformado, exigindo mais criatividade dos trabalhadores, ele passou a ser aproveitado de maneira diferente por muitos, por apresentar cenário ideal para quem precisa ou quer empreender.

Por isso, é comum perceber empreendedores e empresários aproveitando a oportunidade para vender produtos e serviços no período de ensaios dos blocos de rua, por exemplo. Portanto, quem quer aproveitar este embalo e aproveitar a folia carnavalesca para lucrar, é preciso ficar atento. Esta é sua ideia? Quer saber como é possível aproveitar o período de carnaval para tirar ideias do papel, testar novos negócios e até aumentar ou diversificar sua empresa? Confira alguns pontos relevantes que podem ajudá-lo durante a folia.

Dicas para negócios de carnaval

Antes de mais nada, você precisa compreender que a cadeia produtiva do carnaval é complexa e envolve praticamente todos os setores da economia de uma cidade. Logo, quando um bloco entra na rua para desfilar, muito já aconteceu. Por exemplo, a demanda por serviços de turismo já aumentou, artistas e técnicos da área cultural já foram empregados, lojistas já aumentaram o estoque de suas lojas ou agregaram produtos carnavalescos, e muito mais. Então, é preciso ter em mente que o carnaval ajuda a movimentar os negócios locais. Por isso, se você tem um negócio ou ideia para este carnaval, aqui vão algumas dicas.

1. Maquiagem, penteado e manicure

É hora de colocar o visual lindo e diferente. Na rua, vale tudo para se destacar. Boas ideias nesta área incluem: venda de perucas coloridas, cílios postiços e unhas coloridas, por exemplo.

2. Papelarias

Você tem uma e quer aproveitar o carnaval? Dê destaque principalmente às tintas e glíter para purpurinar o visual. Produtos para crianças também podem chamar clientes. Também é possível realizar oficinas de pintura facial e de pele, que tal?

3. Kits de “sobrevivência”

Curtir os dias de Carnaval, na rua, faça sol ou faça chuva, não é fácil. Uma opção interessante é vender kits com protetor solar, água e uma fruta ou barrinha de cereais. Isso ajuda o folião a manter a energia e ficar saudável para curtir a folia.

4. Vendedores de cosméticos

Que tal bolar kits de make específicos para o carnaval? É possível fazer um kit que faça foliões brilharem tanto durante o dia quanto à noite.

5. Costureiras, lojas de fantasia

Além de vender os adereços e fantasias, é uma boa pedida fazer oficinas que ensinem a confeccionar os acessórios. Além disso, você também pode dar dicas de como arrasar no visual.

6.Óculos de sol

Há muito tempo eles deixaram de servir apenas para proteção dos olhos. Hoje eles vendem estilo. Inclusive podem ser usados como um artigo que une o útil ao agradável: proteção e luxo.

7. Serigrafia

Que tal ajudar aqueles que não tiveram tempo de pensar em uma fantasia criativa? Daí pode surgir a ideia de estampar desenhos e frases divertidas em camisetas, que podem ser comercializadas durante o carnaval, claro. Assim, os desavisados de plantão terão uma alternativa rápida para não ficar de fora da folia.

8. Venda de acessórios

É isso mesmo. A boa e velha pochete voltou com tudo e pode ser artigo de luxo no carnaval! Ela pode ser uma forma prática e segura de manter documentos, dinheiro e celular junto ao folião. Então, porque não?

9. Transporte

O velho ditado continua: se beber, não dirija. E para garantir que os foliões se divirtam, sem se preocupar em dirigir ou em achar locais para estacionar, os motoristas de aplicativo e taxi podem se preparar para atender mais chamados durante o carnaval. Não esqueça de reforçar o estoque de balinhas e água.

10. Sítios e casas de campo

Há um monte de gente que quer curtir o carnaval com paz e tranquilidade. Isto ocorre porque muitos não admiram a festa, não gostam de multidão ou preferem aproveitar a família. Esta é uma ótima oportunidade para colocar aquele imóvel da família que fica parado para movimentar um dinheiro extra.

11. Casas de festa

Para quem prefere festas mais aconchegantes e ligths, proporcionar uma festa à moda antiga do carnaval dos clubes pode ser um diferencial. Pense em promover bailes com direito a máscaras, marchinhas, pierrot, columbinas e todos os personagens que quiserem comparecer.

12. DJ’s, bartenders, músicos e profissionais da área de cultura

Sim, para abafar nas festas de carnaval, é preciso oferecer um mundo de entretenimento. Por isso, os profissionais e empresas desta área podem aproveitar para se destacar com listas de músicas diferenciadas e equipe de atendimento fantasiada, por exemplo. Isso diverte o cliente e proporciona mais ganhos para quem oferece os serviços.

Caia na folia!

Estas são alternativas que podem render bons frutos para quem quer testar uma ideia e ver se vale a pena investir nestas áreas. Mas, para isso, é preciso já ter em estoque o mínimo necessário. Isto para não encarecer seu produto ou serviço nesta época.

Antecipadamente, para quem já está no mercado e passou por momentos difíceis no ano passado, o carnaval pode ser o momento para liquidar estoque. Por exemplo, você pode fazer uma promoção carnavalesca, ou oferecer brindes para a folia. Tudo de uma maneira divertida e diferente. Pense nisso: nem só de folia vive o carnaval. Independente, de qual é seu negócio ou de qual seja sua ideia, você pode aproveitar este período para ampliar seu negócio ou colocar sua ideia na rua.

Baixe Grátis

Cartilha - 08 dicas para ter boas ideias