Características ideais

2
620

características ideaisAs franquias são oportunidades de negócio com alto índice de sucesso. Faça o teste e descubra se você tem o perfil adequado para ser um franqueado

É frequente um empreendedor, que decide abrir o negócio próprio, considerar a possibilidade de investir em uma franquia. Não é difícil entender os motivos. Enquanto 80 em cada 100 empresas independentes fecham as portas nos dez primeiros anos de atuação, de acordo com o Grupo Bittencourt, especializado em consultoria empresarial nas áreas de desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, o mesmo acontece com apenas cinco empreendimentos no setor de franquia. Mas, apesar desse cenário promissor, abrir e gerir uma franquia exige alguns cuidados importantes e perfil adequado.

Para Cláudia Bittencourt, diretora-geral do Grupo Bittencourt, o movimento atual de franchising é mundial. No Brasil, enquanto o faturamento das franquias aumentou 16,25% em 2012, o Produto Interno Bruto apresentou crescimento de cerca de 1% no mesmo período.

A região Sudeste lidera o ranking de franchising no país, seguida pelo Sul, Nordeste e Norte. Quanto aos estados, São Paulo encontra-se no topo da lista, seguido pelo Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. Juntas, as franquias contabilizaram R$103,2 bilhões de faturamento em 2012, e a expectativa é que esse valor tenha subido para R$119 bilhões no ano passado.

A especialista explica que o mercado comporta franquias de diversos tamanhos, desde micro e pequenas empresas (MPE) até conglomerados consolidados. Mas são as de porte menor que lideram. Em número, os setores de negócios, serviços e varejos despontam com cerca de 24 mil unidades espalhadas nas cidades brasileiras. Em segundo lugar, estão as áreas de esporte, saúde e beleza, seguidas pelo segmento de alimentação. Em faturamento, os setores mais expressivos são de acessórios pessoais, alimentação e educação, enquanto os de vestuário e hotelaria e turismo vislumbram o maior crescimento.

“Uma das vantagens de se investir em uma franquia é que o negócio já começa estruturado, com uma marca reconhecida, o que contribui para o sucesso e a sustentabilidade no mercado”, afirma Cláudia Bittencourt. “Mas, para alcançar resultados como esse, é fundamental que o empreendedor faça, primeiramente, uma análise do que realmente gosta de fazer para então investir em um negócio com o qual tenha afinidade.”

 Leia a matéria completa em nosso site.