Blockchain e a mudança nos negócios

0
374
blockchain

Até recentemente, confiamos em intermediários para enviar informações pela internet. Em 2008, um método pioneiro de pagamento entrou no mercado – o bitcoin ou “criptomoeda da internet”. A tecnologia por trás disso, chamada Blockchain ou “cadeia de blocos”, está alterando as redes de pagamento e compartilhamento de informações. Já entendeu? Isso terá impacto especialmente sobre os negócios, sejam eles grandes ou pequenas empresas.

Você ainda não entende o Blockchain ou o Bitcoin? Então está na hora!  Especialistas de todo o mundo acreditam que o blockchain vai mudar a forma de organização e gestão das empresas. Isto porque ele permite que as empresas eliminem custos de transação e utilizem fontes externas com tanta facilidade quanto utilizam as internas. Mas o que é Blockchain, afinal?

Blockchain – o que é?

Basicamente o Blockchain é uma coisa incrivelmente simples: um livro de registros que todos podem ver, e ninguém pode alterar. A ideia central reside no livro contábil distribuído, ou seja, um registro geral das transações digitais. Cada grupo de transação verificada é chamado “block”, que significa “bloco”. À medica que mais transações são verificadas, elas são incluídas nos blocos já criados, criando uma “cadeia” ou “chain”. Daí o nome “cadeia de blocos”.

Em outras palavras, as transações do Blockchain são continuamente verificadas e armazenadas na rede em blocos digitais. Eles são conectados a blocos anteriores, criando assim uma cadeia. Cada bloco deve se referir ao bloco anterior para ser válido.

Inovação por meio do blockchain

Esta estrutura permanentemente marca e armazena as trocas de valor, evitando que alguém altere o livro contábil básico. Para roubar qualquer valor, seria necessário reescrever toda a história na cadeia dos blocos. Então o que garante a segurança e a confiabilidade do Blockchain? O interesse coletivo.

Aqui é possível começar a entender porque o sistema é inovador e disruptivo. Ele representa transformação dos sistemas financeiros e econômicos tradicionais centralizadores, como o dólar ou o euro. Isso retira a perspectiva do sistema do modelo de impressão de moedas para injetá-las no mercado.

Hoje, essa criação é essencialmente digital. Graças à tecnologia blockchain. O sistema é distribuído e transparente. Não há imprevisibilidade na criação de nova moeda criptográfica. Uma dasrazões para a existência de moedas criptográficas é: elas são  melhores do que as moedas tradicionais que usamos diariamente. E também é a razão pela qual você não deve, como investidor, ignorar essa tecnologia.

É importante saber que a tecnologia blockchain é permanente e não pode ser excluída. E os livros contábeis distribuídos são atualizados em tempo real e todos podem ver cada transação.  Ainda não entendeu como esta tecnologia pode ser perturbadora e como ela pode alterar a forma como as empresas atuam?

Tudo bem! Vamos a algumas oportunidades e desafios oferecidos pelo Blockchain às empresas:

Impostos e taxas

O Blockchain simplifica a administração de impostos, automatizando processos como a retenção de direitos de pagamento e facilitando a comprovação. O que pode ser revolucionário doponto de vista de economia, favorecendo os negócios, que podem contar com mais recursos. Mas não é tão simples! Como os usuários podem permanecer anônimos, ele também cria oportunidades de evasão fiscal. Isso prejudica diretamente a captação destes recursos para os governos, por exemplo.

Risco de insolvência

A automação possibilitada pela tecnologia blockchain permite que as transações ocorram e sejam vistas em tempo real. Isso reduz o risco de inadimplência, proporcionando uma liquidação mais rápida. Daí você imagina: maior velocidade na disponibilização de recursos, maior a possibilidade de transformação e realização de atividades. Tudo em favor do ciclo financeiro, econômico e social de uma comunidade.

Transações de pagamentos

As transações e pagamentos ainda não estão reconhecidas no mercado, devido à desconfiança do mercado quanto à validade e segurança das “criptomoedas” como o Bitcoin. Mas a existência de moedas mundiais já é uma realidade para algumas empresas. Elas começam a aceitar esse tipo de pagamento, apesar de ainda não estarem regulamentados. As empresas que procuram oferecer opções de pagamento que incluem criptografia podem exigir licenciamento.

Fraude

As informações permanentes e detalhadas contidas na cadeia de blocos podem facilitar a detecção de transações suspeitas e rastrear fundos. De tal modo que a atividade criminosa pode ser identificada mais cedo. Isso fortalece o sistema financeiro e expõe as economias mais fortes. E também força as mais fracas a se adaptarem para se manterem no sistema.

Erros

A natureza automatizada dos livros contábeis distribuídos reduz a oportunidade de erro. E também praticamente elimina a intervenção manual, economizando tempo e dinheiro.

Privacidade

A tecnologia é generalizada e transparente. Então, as empresas precisam encontrar uma maneira de proteger a privacidade dos clientes. Como? Buscando cada vez mais soluções avançadas de segurança.

Governança

A governança ganha destaque especial. Isto porque precisa ser negociada e continua sendo necessário corrigir falhas no código técnico. Assim como no cumprimento da auditoria, das  obrigações legais e regulatórias e muito mais.

Alguns segmentos de mercado que os especialistas preveem que sofrerão grande impacto do Blockchain incluem:

  • a produção de alimentos,
  • os registros governamentais,
  • o varejo,
  • a saúde,
  • os seguros e
  • a educação.

No entanto, mudar os modelos de negócios, processos e ainda adotar novos sistemas não é fácil. Existem alguns obstáculos no caminho para a adoção de blockchain, tais como:

  1. A verificação do bloqueio é lenta
  2. Leis e regulamentos são ainda mais lentos
  3. Existem algumas provas de conceito ainda
  4. Muitos estão trabalhando na tecnologia blockchain em segredo,
  5. Ainda não existe a “IBM” da indústria, estabelecendo padrões
  6. A publicidade do blockchain pode ser um problema para alguns

Esses são desafios reais. Mas já existem centenas de startups e empresas trabalhando na resolução desses problemas. Os próximos anos irão nos revelar a solução destas questões. E também nos mostrarão como de fato essa inovação afetará as pequenas e grandes empresas de todo o mundo.

 

Baixe Grátis

E-book – Inovação em tempos de crise11