Atualização de plano de negócio e implementação de controles financeiros

0
275

Você e seus colaboradores deverão se engajar no planejamento e implementação de ações de melhoria. Dessa maneira, será mais fácil atingir os objetivos e as metas definidas em função das diretrizes da empresa. Na prática, podemos destacar:

 

1ª. Atualizar periodicamente o plano de negócio para reestruturação e/ou expansão da empresa. O objetivo dessa atualização é acompanhar a tendência do mercado, minimizar as incertezas (para que se corram riscos calculados), bem como avaliar os resultados, principalmente quanto à lucratividade, rentabilidade e prazo de retorno de investimento.

 

2ª. Implementar e sistematizar os controles financeiros, tais como:

-       Controles diários de caixa e bancos;

-       Controle de contas a receber e a pagar;

-       Controle de estoque;

-       Controle de vendas;

-       Demonstrativos de resultados; e

-       Fluxo de caixa.

 

O ideal é que eles sejam feitos, no mínimo, mensalmente, e com projeções em médio prazo (até 12 meses) e longo prazo (acima de 12 meses).  Na prática, o planejamento em médio prazo é de quatro meses (no mínimo) até doze meses; e o de longo prazo, entre treze e sessenta meses, ou seja, do segundo ao quinto ano. Além disso, é preciso efetuar análise crítica contínua e implementar ações de melhoria que assegurem a disponibilidade de recursos financeiros necessários para a sustentabilidade do negócio.  Lembre-se sempre de que a missão econômica e financeira do negócio é ganhar dinheiro. Sendo assim, é preciso reduzir custos e alavancar vendas.

 

Fonte:

                      Arnou dos Santos

Técnico da Área de Atendimento – Finanças

SEBRAE MG

Quer saber mais? Faça o download gratuito do manual Como abrir uma empresa

empreessaaaaa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça o download do Software Plano de Negócios gratuitamente 

Consulte nossos consultores através de nossos chats