Artigos mais lidos de 2018

0
106
mais lidos

Para empreendedores e empresários, a leitura é uma ferramenta que permite ampliar os conhecimentos, descobrir novas possibilidades e aprimorar os negócios. Por isso, selecionamos os artigos mais lidos em 2018 para que você possa se preparar ainda mais para os desafios do mercado neste ano.

  1. Gestão e relações de trabalho

gestor

Este artigo mostra o significado de ser gestor de pessoas, como um papel para além da tarefa de delegar atividades e cobrar resultados. Nele você entenderá que a responsabilidade e o compromisso do gestor passam também pela atenção às relações estabelecidas no ambiente corporativo, pois são elas que estabelecem o clima organizacional e podem determinar os resultados de uma empresa. Isso e muito mais você confere no artigo de Vanessa Belli, o papel do gestor nas relações de trabalho.

  1. Planejamento de vendas

planejamento_de_vendas

Se você tem ou pretende ter um negócio, precisa entender o planejamento de vendas. Saiba quais são os cuidados necessários para vender de forma organizada e controlada, a partir da compreensão do contexto do consumo e dos passos do planejamento de vendas, apresentado neste artigo de Luciana Lessa.

  1. Negócios de farmácia

duas mulheres em pé olhando prateleira de medicamentos em farmácia

O segmento farmacêutico brasileiro é um dos maiores do mundo. O Brasil abriga cerca de 70 mil farmácias, das quais a maioria é independente. Neste cenário, empreender com negócios de farmácia não é nada fácil. Por isso, é sempre interessante buscar as histórias de quem “chegou lá”. É isto que você confere, na entrevista com Ginivaldo Batista.

  1. Planejamento de compras

planejamento de compras

O estoque é um ponto crítico para a gestão de empresas, independentemente do tamanho ou segmento de atuação. Confira com Victor Ferreira quais são os passos para realizar um planejamento ode compras de forma prática e implementá-lo em sua empresa, no artigo 7 passos do planejamento de compras.

  1. Economia criativa

economia criativa

A economia criativa é um segmento de atuação de diversas pequenas e microempresas ligadas ao talento e criatividade de empresários e empreendedores. Atuar com artes, artesanato, música, moda, cinema arquitetura e outras áreas criativas ainda é um desafio no Brasil, mesmo com toda diversidade criativa dos brasileiros. Para ajudar a compreender o contexto e a forma de atuar nesse mercado, entrevistamos Vinícius Cabral da Cocriativa. Confira a entrevista no no texto Economia criativa: 13 perguntas sobre o segmento.

  1. Indústria e marketing

indústria e marketing

A transformação digital, a indústria e o marketing estão ligadas de forma intensa devido ao potencial da indústria capitalizar investimentos em tecnologia. Mas como a indústria alcança o patamar de 4.0 e de que forma isso transforma as relações e o mercado? É isso que nos conta Carol Salgado, no artigo Indústria e marketing no 4.0, no qual ela aborda: inovação, novos hábitos, marketing e revolução digital.

  1. Selic e negócios

taxa selic juros

Entender o impacto que determinadas informações podem ter nos negócios pode parecer tarefa difícil em um mundo cada vez mais conectado e com novos meios de comunicação chegando ao mercado a cada instante. Mas, algumas informações não podem passar despercebidas, pela importância que têm na economia e no funcionamento dos negócios em todo país. Exemplo disso é a Selic, que é apresentada por Leonardo Medina no artigo Como a Selic influencia sua empresa.

  1. Mercado de alimentação

alimentação saudável

Para empreendedores que buscam inovar no mercado de alimentação saudável, que tem apresentado crescimento exponencial no mercado brasileiro, o artigo Como empreender no mercado de alimentação saudável apresenta oportunidades do mercado e modelos de negócio que se mentem na tendência para 2019.

  1. Negócios de turismo

negócios de turismo

Tendência no mercado brasileiro, o turismo se apresenta como oportunidade para empresário e empreendedores que querem inovar. Ideias de negócio  no setor de turismo são desenvolvidas a cada dia e com grande potencial para o sucesso. Isto e muito mais sobre o setor você confere no artigo 8 Ideias de negócio de turismo.

  1. Google analytics

métricas

A presença digital tem se tornado cada vez mais essencial aos negócios. Com ela surgem novos desafios à gestão, que precisa ser aprimorada e melhorada a cada dia. Neste contexto, o empreendedor precisa entender de novas ferramentas para alcançar o sucesso no contexto digital. O google analytics é um dos principais instrumentos de gestão na era da tecnologia. Para entender melhor esta ferramenta, Rafael Tunes nos trouxe o artigo 8 métricas para seu site alavancar com google analytics.

  1. Controle financeiro

controle financeiro

A importância das finanças para os negócios é indiscutível, e se você quer empreender ou já tem seu próprio negócio precisa entender as nuances das finanças. Separar finanças pessoais das empresariais, cuidar dos pequenos gastos, saber como sair do vermelho e muitas outras dicas sobre o tema estão disponíveis no artigo de Pedro Viana, Como fazer o controle financeiro de sua empresa.

  1. Emissão de nota fiscal

pessoa conferindo nota fiscal e validando orçamento

A emissão de nota fiscal pode ser um desafio, se você não contar com a ajuda de Laurana Viana. Em seu artigo, Como o MEI emite nota fiscal? ela apresenta um dos principais benefícios da formalização como microempreendedor, que é a emissão de nota fiscal. Confira no artigo os detalhes e diferenças para a emissão para negócios de prestação de serviços; indústria, transporte intermunicipal e/ou interestadual e comércio.