Artesanato mineiro: negócio transversal

0
557
artesanato mineiro

Temos uma criatividade nata, que se reflete diretamente em nossas produções culturais. Isso aparece especialmente no artesanato mineiro, uma de nossas paixões irremediáveis. Ele representa de maneira única nosso jeito de ser e de viver. Esta parte peculiar de nossa representação cultural tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. E, com isso, tem se tornado transversal a diferentes negócios, indo do comércio ao turismo.

Conhecida por sua diversidade, a produção do artesanato mineiro tem formas diferenciadas para contar nossa história. E, porque não dizer, a história do Brasil, preservando nossa cultura e tradições. São tecidos, argila, fibras, madeira, minerais, bordados e folhas naturais. Por isso, e por sua unicidade inimitável, o artesanato mineiro tem se destacado em diferentes ambientes. Desde os contextos da moda, passando pela arquitetura e pelo design e pela construção civil, indo até o turismo.

A mais nova tendência, é encontrar as criações mineiras em casas de decoração e feiras, de arquitetura. Quadros, esculturas, pinturas, colagens e muitas outras criações enriquecem e valorizam a composição de ambientes. Isso favorece a atração de clientes e o tão desejado fechamento de venda. Mas você sabe como este segmento do mercado tem sido favorecido e como aproveitá-lo?

Brasil Original

Uma das iniciativas mais recentes, com enfoque de favorecer o artesanato em todo país, foi o Brasil Original. Ele prevê o desenvolvimento da cadeira produtiva do artesanato. E também insere a produção no mercado, fazendo a ponte entre artistas e o mercado. O que coloca os artesãos mineiros em direto com clientes de forma organizada.

Criado em 2013, o projeto tem o objetivo de aumentar a comercialização do artesanato local. Além disso visa dar visibilidade a trabalhos que imprimem as identidades regionais nas produções. O que facilita a promoção comercial e o acesso a conteúdo que poderia ficar escondido do conhecimento público.

Artesanato mineiro de destaque

Se você já fez turismo em Minas Gerais, já viu por aí alguma feira ou evento voltado para o artesanato. E provavelmente também já viu que grandes eventos - como o Morar Mais - têm agregado cada vez mais artesanato em suas montagens. O que imprime identidade cultural, como diferencial que torne os ambientes exclusivos.

E quanto mais distinto e inovador for a peça, maior a valorização do artesanato e do ambiente. Então, não pense que vida de artesão é fácil! Não basta ter talento e técnica para produzir com qualidade. É preciso que a peça seja diferenciada em sua concepção. E também é importnateque reflita a cultura e os valores de uma região. Isso é o que nos faz admirar uma pintura, uma peça de cerâmica ou bonecos de argila. E também o que faz do artesanato um segmento de mercado cheio de oportunidade para quem quer empreender e investir.

Para fomentar suas ideias de negócio, não podem faltar exemplos de ícones da mineirice e da brasilidade. Eles têm ganhado destaque no mercado. Magno Barroso, Mario Teles, Jorge da Cruz, Alice Mascarenhas, Marli di Paula e os participantes dos grupos Coqueiro Campos e Campo Alegre de Turmalina.

artesanato_mineiro

Pode suspirar! Curta um pouquinho dessas artes por aqui! E fique de olho nos eventos em que eles estão presentes, para poder ver suas artes de perto.

 

Baixe Grátis

Dicas para negócios de artesanato - Tendências, aumento de produtividade e informações do segmento 

Leia mais

Artesanato - Tudo sobre do segmento

*Fotografias no post: Miguel Aun, Gláucia Rodrigues, Paulo Márcio