Analise a viabilidade de sua empresa com o Plano de Negócio

4
390
Oportunidades para Crescer - blog Sebrae-MG Com Você

A avaliação das possibilidades de seu futuro empreendimento garante o sucesso da execução da estratégia de negócios
 
Analise a viabilidade de sua empresa com o Plano de Negócio

 

Plano de Negócio

Empreender requer dedicação e, acima de tudo, planejamento. Antes de abrir ou expandir um negócio é preciso conhecer quais são as suas possibilidades e perspectivas. O futuro empreendedor deve definir o ramo de atividade, o mercado consumidor, o fornecedor e concorrente, os produtos e serviços que serão comercializados, a localização da empresa, o processo operacional e volume de produção, além de praticar a análise financeira.

O Plano de Negócio é um documento utilizado para planejar um empreendimento ou unidade de negócios, em estágio inicial ou não, com o propósito de definir a estratégia de atuação para o futuro. Ao estabelecer um objetivo de crescimento para um negócio, o empreendedor deve se ocupar de cada passo que será dado para que o objetivo seja atingido. Ele também pode ser utilizado após a constituição do negócio, para avaliação da performance, diversificação de atividades e mudanças no processo de gestão.

A organização das informações relativas ao negócio é extremamente dinâmica e as etapas do Plano de Negócio podem ser revistas a qualquer momento, de forma interativa. Não há regra definida ou metodologia única para o desenvolvimento do plano, mas o planejamento das atividades que serão desenvolvidas e a definição de tarefas, responsáveis, prazos e resultados almejados contribui para a atividade. O Software Plano de Negócio 2.0 facilita esse processo por meio da simulação de dados que identificam a viabilidade da empresa.

Baixe o Software Plano de Negócio

  • Janete Costa de Andrade

    Olá! Eu e meu esposo temos um ateliê na frente da casa, no lugar da sacada, moramos em um sobrado na cidade de Mairiporã, meu marido pinta quadros, é pensionista e o ano que vem irá se aposentar por idade, há 20 anos o período que estamos junto ele fica em casa e só se dedica à pintura, vende pouco, nossa casa é um pouco distante do centro, eu sou professora de arte efetiva no Estado, faltam quatro anos para eu me aposentar, e nosso sonho “antigo” é montar em nossa casa um espaço para vender os nossos trabalhos, pois eu faço artesanato, sou professora de Yoga, enfim, gostaríamos de ter um espaço que fosse de Arte e saúde ou Yoga e saúde, pois ambos são curativos, criamos um facebook, já fizemos bazares em casa, já criamos um logotipo para o ateliê, então queríamos uma orientação de como proceder para vender, atrair mais pessoas para a nossa casa, inclusive, como a casa é grande estou aos poucos arrumando o local, com pintura, plantas, para ficar mais aconchegante, aguardo contato!!!

    • sebraemgcomvoce

      Olá Janete,

      De acordo com seu relato, você precisa estruturar as ações e projetos que irá desenvolver em sua casa para então conseguir captar clientes. Também é importante que você realize pesquisas de mercado para adequar o negócio que estão desenvolvendo às necessidades e desejos de que os procura.
      Para auxiliá-la nesta etapa, sugerimos que converse com um de nossos especialistas em marketing, por meio da consultoria online.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  • mario

    por favor, existe algum programa gratuito permanente para ser usado pelo MEI que atua no comércio (tabela de preços, estoque, vendas a prazo e a vista, clientes, bancos) que seja fornecido pelo SEBRAE ou outra empresa ?

    • sebraemgcomvoce

      Olá Mario,

      o Sebrae Minas não possui nenhum programa de gestão, mas dependendo da movimentação que você possui em seu negócio poderá acessar nossas Ferramentas de Gestão.
      Caso sua movimentação e gestão seja mais complexa você poderá procurar associações como FUMSOFT ou ASSESPRO para verificar como investir na customização/aquisição de um software mais adequado a sua demanda.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento