A importância da tecnologia para o turismo

0
668

O Brasil é uma das dez maiores economias de turismo do mundo. O segmento apresentou evolução substancial nos últimos anos, favorecido pelo uso de tecnologia e inovação. Como parte desse mercado, vem experimentando transformações que interferem nos modelos tradicionais de negócios. As tendências que contribuem para esse processo são ditadas pela mudança no hábito de consumo.

Atualmente, os turistas têm interesse e necessidade de vivenciar experiências genuínas e exclusivas. Bem como compartilhar com “terceiros” essas experiências. Eles buscam economicidade, valorizam sustentabilidade, e querem que a viagem some ao seu desenvolvimento individual valores e cultura. Alie a esse “novo turista” inovações tecnológicas, que retiram os intermediários entre quem viaja e os serviços que são prestados. O que isso quer dizer? Faça desintermediação. Mas, o que isso quer dizer?

Desintermediação, o que é?

A desintermediação é um processo pelo qual empresas se aproximam do consumidor final diminuindo ou eliminando a ação de intermediários. Um estudo de mercado do Sebrae, em parceria com o Ministério do Turismo, evidência que a tecnologia da informação possibilita inúmeras formas de conexão direta entre provedores ou operadoras e consumidores.

A internet, por exemplo, contribui para o aumento da comercialização direta de passagens aéreas ao consumidor final e favorece todo o ciclo de vida do segmento de turismo. Esse crescimento impacta uma das principais fontes de receita para as agências de viagens.

Tecnologia e turismo

Se o uso da tecnologia favorece a desintermediação, também pode ser apropriado pelas empresas do setor para aumentar sua eficiência, rapidez nos processos e melhorar o controle de custos, resultando em maior lucratividade.

Há nesse cenário uma oportunidade de se desenvolver negócios turísticos que se orientem pela inovação, ferramentas digitais e formatos de acesso ao consumidor final que inovem em resposta às demandas atuais.

A diferenciação se torna mais que nunca relevante para alavancar um processo de “reintermediação”. Se o turista hoje tem facilidade de acesso à informação, use o acesso a seu favor. E aproveite as boas práticas do segmento. Para isso:

  • Defina com clareza o público que pretende atender;
  • Planeje ações - para agregar valor aos serviços;
  • Mantenha o foco nas necessidades desse público;
  • Use a tecnologia para mostrar essas novidades.

Há diversas possibilidades para o segmento de turismo, quando o assunto é inovação.  Alguns fatores podem revolucionar as estratégias de atuação das empresas. Alguns deles são a velocidade da informação, o acesso direto aos nichos de clientes e a amplitude de mercado .

Inspire-se com algumas ideias inovadoras. E reflita sobre como ela pode alterar o rumo de seu negócio ou ideia, com estas referências de inovação.

Baixe grátis

Planeje-se para preparar o futuro do seu negócio - Análise de Turismo até 2018

 

Aprenda mais

EAD Sebrae - Turismo receptivo