A importância da mão-de-obra qualificada

7
200

A qualidade dos recursos humanos utilizados pela empresa é, indiscutivelmente, uma das principais causas de sucesso ou fracasso. Apesar disso, algumas empresas não têm o devido cuidado na seleção e contratação de funcionários, utilizando como critério único de seleção e contratação o mais baixo salário que conseguir pagar.

Essa política permite economia no curto prazo, mas implica, em médio prazo, aumento de custo por causa da baixa produtividade, falta de qualidade, faltas frequentes e pequeno tempo de permanência do funcionário.

Alguns empresários afirmam também que o treinamento e a capacitação dos funcionários é um desperdício, pois ele pode sair da empresa e, assim, o valor investido será perdido. Na verdade, o resultado de um funcionário capacitado compensa o valor investido em sua capacitação mesmo com pouco tempo de produção.

Até uma empresa pequena deve estabelecer um processo de recrutamento, seleção e capacitação dos funcionários com mais cuidado do que geralmente se faz. Ele deve ser focado em encontrar a pessoa mais capacitada para a vaga, conforme o perfil necessário.

Após contratar, o funcionário deve ser integrado à empresa, apresentado a todos os funcionários e setores. Deve-se falar a ele sobre a empresa, seus produtos e como deve trabalhar. Seu desempenho deve ser acompanhado, e é importante treiná-lo. As empresas, atualmente, precisam de funcionários que sejam proativos, isto é, resolvam os problemas e não precisem ser "empurrados" para produzir, além de contribuir para os resultados do negócio.

Fonte: www.sebrae.com.br

Mais informações: www.sebraemg.com.br

  • Anderson Teixeira

    Concordo plenamente sobre esta ênfase da importância de qualificação e vivi esta experiência de perto em duas multinacionais como gestor de qualidade, mudando concepções internas e revisando processos produtivos.Vale a pena ser transparente e além de tudo qualificar para o novo mercado mundial…Sempre digo que hoje tudo ficou tão perto, que qualquer profissional muda de sua empresa para a China num piscar de olhos. Mudanças são feitas de atitudes, apenas faça…e faça com Qualidade.

  • Joao Pedro

    O brasil não precisa de mão de obra qualificada – os baixos salarios no setor de TI indica esta tendencia. Tenho pós graduação em informatica e estou desempregado a 2 anos – quando aparece emprego o salario é tão baixo que prefiro continuar trabalhando como balconista!

  • Iris

    Gosto =)

  • tenho uma pequena empresa de mão de obra no setor de hidraulica (construção civil )mas na minha região falta mão de obra e nunca tem cusos na área .

    • Prezado Luimar,
      existe hoje no Brasil uma escassez de mão de obra qualificada, generalizada, ou seja, em todos os setores. Especificamente no setor em que você atua, além de faltar mão de obra, existe uma procura grande. Sugerimos entrar em contato com o Senai, formador dessa mão de obra, mais próximo de sua região. Alí poderá não só encontrar banco de dados de profissionais que já se capacitaram ou conversar para ver a possibilidade de formação de turma na sua região. Um dos acessos ao Senai é http://www.fiemg.com.br/senai
      Precisando falar com o Sebrae-MG, acesse também o link e fale com um de nossos consultores em tempo real, no horário comercial.

      Mais informações: http://www.sebraemg.com.br
      http://www.facebook.com/sebraemg

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae-MG

  • Marco

    Este é um dos problemas de hoje, especialmente no sector da construção civil. Se você quiser ler mais sobre esse assunto eu recomendo que você leia o seguinte artigo: http://euquerotrabalho.com/falta-mao-de-obra-qualificada-para-construcao-civil-no-brasil.html
    Abraços!

  • Vania paulo

    Adorei a enfase a cerca da importancia da mao-de-obra i concordo kuand xi diz k o salaria tem k insidir o trabalho feito.