8 ideias de negócios de turismo

0
363
negócios de turismo

O Brasil tem um forte potencial para negócios de turismo, por conta da enorme diversidade de climas, relevos e paisagens. São lugares paradisíacos e culturas diferentes.

Os números divulgados pelo Ministério do Turismo confirmam que a procura pelos destinos nacionais nunca foi tão intensa.

Este cenário comprova que o turismo é um segmento cheio de oportunidades para quem deseja abrir seu próprio negócio.

Neste post, mostraremos algumas ideias de negócios de turismo para você aproveitar o bom momento que o setor vive.

Ideias de negócios

Como todo empreendimento, os negócios em turismo requerem conhecimento sobre o segmento, planejamento e preparação. No entanto, tudo começa com uma boa ideia. Aqui, listamos algumas para você se inspirar:

  1. Locação de malas

A maioria das pessoas costuma viajar uma vez por ano. Seja por causa da correria do dia a dia ou para economizar. Nesse contexto, comprar malas de boa qualidade pode não ser a melhor opção. Até porque são itens caros e que podem ser avariadas durante o transporte.

Portanto, existem empresas que investem em oferecer o serviço de locação de malas para viagem.

Além do custo muito menor para quem viajará, alugar uma mala também é mais prático. Isto porque o consumidor não precisa se preocupar em fazer a limpeza ou a manutenção do objeto.

Além disso, ele ainda pode escolher aquela que tenha o tamanho ideal para o período que passará fora de casa.

  1. Personal travel

Os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes. Por conta disso, muitos não gostam de tratamento impessoal e pacotes prontos adquiridos nas agências de viagem tradicionais.

Para atender estas pessoas, surgiu o personal travel. Ele é um profissional que cria roteiros de turismo personalizados. Ele também cuida de todos os detalhes da viagem. Tudo para que seus clientes tenham uma experiência única, de acordo com seu perfil e suas preferências.

O personal travel planeja os passeios e sugere os estabelecimentos onde o cliente encontrará tudo aquilo que mais gosta, sem ter que se preocupar em fazer pesquisas.

  1. Franquias de turismo

O modelo de franquias é outro dos negócios de turismo que atrai cada vez mais pessoas. Principalmente pela possibilidade de investir em um empreendimento já validado pelo mercado. O que permite contar com a assistência e a experiência da franqueadora.

A maioria das franquias de negócios de turismo oferece programas de intercâmbio para jovens que desejam conhecer o mundo.

Costumam ter parcerias com diversas instituições de ensino nacionais e internacionais. Com isto oferecem aos clientes cursos de idiomas, graduação e pós-graduação no exterior.

O empreendedor pode, inclusive, iniciar no formato de franquia home office. Neste modelo os investimentos iniciais são menores. E aos poucos, pode ir migrando, posteriormente, para uma loja física.

  1. Guia turístico de grupos

Se você mora em uma cidade turística, onde muitas pessoas vão para conhecer e passear, pode aproveitar para criar um negócio utilizando o seu conhecimento do local.

Ideal para quem adora interagir com pessoas novas, o serviço de guia turístico para grupos pode ser uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro fazendo o que gosta.

É uma ideia de negócio que necessita pouco investimento em infraestrutura. Mas depende de uma boa divulgação na internet. E também de uma rede de contatos e de parcerias com hotéis, pousadas e hostels.

As vantagens para os turistas também são grandes. Pois, além de contarem com uma pessoa do local para indicar os melhores passeios, o valor é rateado pelo grupo. O que torna o serviço barato individualmente.

  1. Lembranças de viagem

Todas as pessoas que viajam buscam guardar as memórias dos momentos divertidos e prazerosos que viveram em seus passeios. Em tempos de fotos digitais, muitos turistas gostam de levar objetos que tangibilizem essas memórias. E uma das melhores maneiras é comprando lembranças e presentes dos locais visitados.

Portanto, montar uma loja ou uma barraca de lembranças de viagem é outro dos negócios de turismo com grande possibilidade de sucesso.

Este modelo de negócio também é favorecido pelo hábito das pessoas comprarem itens para presentearem amigos e parentes. O que é uma forma de mostrar que, mesmo longe, lembraram deles.

É um segmento muito diversificado. Nele é possível comercializar roupas temáticas, chaveiros, ímãs, canecas e até bijuterias e joias feitas com materiais locais.

Estes fatores tornam o comércio de lembranças de viagem uma excelente fonte de renda para quem deseja empreender em negócios de turismo.

  1. Agência de turismo

Para quem tem um pouco mais de capital e deseja montar um negócio físico, as tradicionais agências de turismo ainda são uma boa oportunidade.

Para se sobressair, o empreendedor pode se especializar no atendimento de nichos específicos. Nesse sentido, as principais tendências são as seguintes:

  • turismo de aventura;
  • ecoturismo;
  • turismo de luxo;
  • turismo corporativo;
  • turismo LGBT;
  • festivais gastronômicos.
  1. Aplicativos

Um dos negócios de turismo mais promissores para quem tem um perfil mais tecnológico é o desenvolvimento de aplicativos que facilitem a vida dos clientes.

Diversas startups surgem para oferecer locação de casas, busca pelos melhores restaurantes, organização de passeios, entre outros.

Existem, inclusive, plataformas de organização de eventos e atividades turísticas voltadas para facilitar a gestão dos donos das agências de turismo.

Outro segmento que explorado com sucesso é o de busca por passagens aéreas em nichos específicos, como, por exemplo, assentos ociosos em voos domésticos e bilhetes baratos para as classes C e D.

  1. Poshtels

Este é um novo conceito entre os negócios de turismo que surgiram nos últimos anos. A palavra vem da união dos termos ingleses posh (chique) e hostels (albergues). O que significa, em tradução livre, algo como um hostel chique.

Os poshtels são procurados por turistas que buscam boa relação custo-benefício. Mas que fazem questão de um ambiente charmoso, bem decorado, com as facilidades tecnológicas e um certo conforto.

Entre os serviços oferecidos nesse novo conceito de hospedagem econômica estão wi-fi gratuito, quartos com banheiros privativos e design moderno.

Antes voltados apenas para mochileiros e jovens, esta nova geração de hostels atrai públicos que procuram hospedagens mais modernas e até gerações mais velhas que querem uma alternativa aos hotéis comuns.

Agora que você já conhece as opções de negócios em turismo, pode escolher a mais alinhada com a sua personalidade e o seu sonho de empreender! Ou pode estudar um pouco mais para fazer sua escolha com nossa ajudar.

Baixe Grátis!

Observatório do turismo em Minas Gerais