6 dicas para lucrar no carnaval

0
900
lucrar_no_carnaval

Vai aproveitar a época festiva para lucrar no carnaval?  Sair pela festa de Momo para trabalhar venda de produtos ou prestação de serviços, pode ser muito divertido. Mas é preciso seguir algumas dicas, se quiser aumentar o caixa da sua empresa com segurança e responsabilidade. Confira o que preparamos para você.

1 – Planeje suas ações

Das roupas à estrutura, tudo contribui para aumentar as chances de vendas dos seus produtos ou serviços. Por isso, você deve planejar suas ações de acordo com o local o

Você vai acompanhar blocos de rua? Vai se movimentar? Pense em roupas e estruturas que destaquem você na multidão e faça com que os foliões, olhando em volta, consigam te encontrar. Vale estandarte, sombrinha, tudo o que permitir visibilidade. Seja bem criativo e, se possível, use algo chamativo e alto, que fique acima da visão das cabeças das pessoas.

Vai ficar parado em um ponto? A dica acima se mantêm, mas não precisa ser algo leve, já que você não vai movimentá-lo.

2 – Tenha cuidado com a higiene

A manipulação de bebidas e alimentos requer cuidados especiais, principalmente para não causar contaminação. O ideal é você se organizar de forma a ter um ajudante. Um de vocês serve o que o cliente comprou enquanto o outro recebe pelos produtos. Assim você evita contaminação. Há quem preste atenção a isso antes de comprar. E mesmo que não sejam a maioria, como empreendedor, você deve sempre se preocupar em oferecer o melhor.

Se não puder ter um ajudante, pense em como irá limpar suas mãos depois de receber o dinheiro antes de pegar novamente nos produtos.

3 – Fique de olho no caixa

Onde há acúmulo de pessoas, há maior chance de furto. Então, você deve seguir as mesmas dicas que a polícia dá para os foliões, com um cuidado a mais: combine com uma pessoa de confiança para pegar o dinheiro apurado até a metade do período de trabalho. Isso diminui as chances de uma grande perda.

Essa “retirada” é uma medida de segurança, mas para que funcione você deve ser discreto ao passar o dinheiro. Retenha o necessário para o troco e controle bem o quanto está passando para a pessoa.

4 – Aproveite e reponha o estoque

No horário marcado para a retirada, faça também uma reposição de estoque. Planejar essa reposição ao longo do dia permite que você não precise ter todo o estoque na rua logo no início do dia. Facilita também para manter a refrigeração necessária para alimentos e bebidas, por exemplo.

5 – Ajuste o preço

Faça as contas com calma, antes dos festejos: qual o preço da mercadoria? Levante o valor gasto em embalagem, acondicionamento, uniforme ou roupa especial (se houver necessidade) estrutura, deslocamento etc. Coloque na ponta do lápis tudo o que precisará desembolsar. Com base nessas informações, você terá uma ideia da meta a alcançar para “valer a pena”.

Lembre-se da lei de mercado: se o seu produto estiver muito mais caro que o dos concorrentes, será mais difícil vender. O que se percebe é um preço comum à maioria dos ambulantes. Se sua estratégia for se diferenciar, oferecendo produtos diferentes, a margem de lucro será mais impactada pela percepção dos clientes que pela oferta da concorrência. Em ambos os casos, é preciso estar atento.

Considere também o movimento do dia para criar promoções. Se ainda há algum interesse no produto e você está no final do dia e no final do estoque, crie condições especiais para o cliente comprá-lo.

6 – Coloque a boca no trombone

Em um ambiente com música rolando e muito barulho, contar só com a garganta para anunciar o produto pode não ser tão convincente. Pense em tudo o que pode chamar a atenção do cliente e use! Apitos, matracas, tudo é válido no carnaval. Só não vale deixar de se esforçar para vender. Se você for se estabelecer em um ponto fixo, cartazes indicativos dos tipos de produtos e seus preços pode ser interessante. Ah, e não se esqueça de deixar claro que formas de pagamentos serão aceitas.

Gostou das dicas? Ainda tem alguma dúvida?

A hora de se preparar é agora! Clique aqui e aproveite nossas consultorias de marketing e finanças para preparar sua empresa para este período.

Trabalhe bastante agora para cair na folia mais tarde, com dinheiro no bolso.

Baixe Grátis

Aproveite o Caderno de gestão para se organizar rumo ao sucesso em 2018.