5 técnicas para negociar melhor e alcançar o sucesso

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Saber negociar é uma habilidade essencial no universo do empreendedorismo. E dominar técnicas de negociação pode fazer diferença no sucesso dos negócios, pois saber negociar ajuda a atingir objetivos com mais facilidade e eficácia.

 

Se você é do tipo que acredita no boca-a-boca como ferramenta de marketing, não se preocupe! Além da eficiência já comprovada dessa técnica, você pode lançar mão de recursos de negociação sempre que tiver uma oportunidade de oferecer seus produtos e serviços, seja para clientes ou para parceiros.

E como a boa negociação é uma habilidade indispensável para qualquer empreendedor, confira cinco técnicas para fazer toda a diferença no seu dia a dia e se tornar a pessoa que “tem o dom para vendas”.

1.Planeje seus argumentos antes de iniciar a negociação.

Inclusive, tente traçar um perfil da outra parte, lembrando de considerar eventuais diferenças culturais.

2.Conheça o outro e apresente-se.

O momento inicial é de troca aberta de informações.

3.O ideal é o ganha-ganha.

Só assim a negociação será proveitosa. Evite muita pressão e conflitos desnecessários.

4.Gere confiança e evite afirmações muito radicais.

5. Não se intimide com ofertas finais e negocie sempre pensando no futuro.

 

Oportunidade

A Rodada de Negócios é uma solução de promoção do Sebrae que tem como objetivo aproximar compradores de fornecedores gerando relacionamento comercial entre as empresas.

O Sebrae mapeia, previamente, empresas com interesses de compra ou de venda que divulguem as suas demandas ou ofertas. Em seguida é realizado por intermédio de software específico agendamentos para aproximação comercial entre ofertantes e demandantes com propósito semelhante. As agendas são consolidadas de forma a promover o encontro de empresas que ofertam produtos ou serviços específicos com empresas que demandem os mesmos.

 

Sobre a Rodada de Negócios

A Rodada de Negócios requer um espaço físico que permita reuniões de curta duração (de 20 a 30 minutos) para uma apresentação de negócios entre potenciais compradores e vendedores. Em uma única Rodada os fornecedores podem negociar com vários compradores. O mais importante é considerar que representantes de empresas com interesses afins estarão em contato direto, gerando um relacionamento com frutos permanentes para os dois lados.

Sabe-se que a identificação de compradores de médio e grande porte, é um desafio para as micro e pequenas empresas. A busca de empreendimentos com porte e perfil adequado de compra e ainda a oportunidade de encontro entre das mesmas com fornecedores identificados pelo Sebrae torna o evento dinâmico e de interesse de muitas empresas.

De um modo geral, o que se pretende é desenvolver relações empresariais e ampliar as oportunidades de negócios para os participantes. Vale salientar que por causa do tempo reduzido nem sempre se vende ou compra, efetivamente, na Rodada.  Mas o primeiro contato de abertura de relacionamento comercial é feito no local e deve ser estruturado tanto pelos compradores, quanto pelos fornecedores.

Você sabia?

As Rodadas de Negócios, foram introduzidas no Brasil em 1993 através do Sebrae e desde então vêm consolidando sua importância como um instrumento de acesso a mercado. Hoje, as Rodadas de Negócios – “encontros” que acontecem em particular e em paralelo a feiras e exposições, ajudando as empresas na promoção de seus produtos e também ganharam destaque.

 

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