• Obtenção de alvará de funcionamento definitivo para MEI

    Por sebraemgcomvoce em 14 de agosto de 2013 | Categoria: Microempreendedor individual

    Logomarca do Microempreendedor IndividualAo se formalizar como Microempreendedor Individual, automaticamente, será emitido um alvará provisório para que o seu negócio possa funcionar. Mas a prefeitura tem um prazo de até 180 dias para emitir o alvará definitivo. Após esse prazo é necessário que você procure a prefeitura para pegar o alvará definitivo. Para mais esclarecimentos procure a prefeitura da sua cidade.

    Em Belo Horizonte é possível emitir o alvará através do site portal7.pbh.gov.br/alfi, informando o número da consulta prévia aprovada e o CNPJ de sua empresa.

    O estabelecimento estará sujeito a algumas fiscalizações, portanto fique atento ao prazo de validade dos alvarás e deixe-os sempre em locais visíveis. Veja alguns órgãos e o que eles fiscalizam:

     

    Órgão

    O que fiscaliza

    Prefeitura Alvará de funcionamento
    Corpo de bombeiros Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro – AVCB
    Vigilância Sanitária* Alvará sanitário

     

    *O alvará sanitário é necessário para empresas que trabalhem, por exemplo, com alimentos, medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos e agrotóxicos.

     

    Quer saber mais?

    Faça o download gratuito da cartilha O dia a dia do Empreendedor Individual: rotinas administrativas e contábeis.

     

Dúvidas sobre o assunto do artigo?


Fale agora com nossos especialistas e esclareça suas dúvidas sobre temas de gestão empresarial.

Falar com especialista

65 Comentários

  1. Flávia Garcia disse:

    Boa noite! Gostaria de cancelar o alvará de funcionamento e localização do meu estabelecimento pois estou fechando o mesmo, mais ainda está no provisório, é necessário? ou se eu não requerer o definitivo já está “cancelado”?

  2. Grace disse:

    Olá, registrei o mei em 07-03-14 e semana passada compareci a prefeitura, pois o prazo do alvará provisório termina dia 07-09 e não terminei minha cozinha ainda, fui pedir prorrogação, mas eles me informaram para eu entrar com o pedido de alvará de funcionamento apenas quando estivesse faltando 1 mês para a cozinha ficar pronta e só depois disso eu poderia ir até a vigilância, isto tá certo? Achei estranho, pois meu provisório é somente até dia 07-09 e não protocolaram nada, apenas me informaram.

    • sebraemgcomvoce disse:

      Olá Grace,

      cada prefeitura pode regulamentar as regras para a emissão de alvará de funcionamento.
      No seu caso, você poderá fazer o protocolo por escrito na Prefeitura e, sendo por escrito, a resposta necessariamente terá que ser por escrito.
      Com esta resposta em mãos, converse com um de nossos especialistas em legislação por meio da consultoria online para lhe passarmos as orientações mais adequadas.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  3. Wandersson de Paula disse:

    Bom dia!!!

    Abri uma farmacia como Microempreendedor, e necessario tirar o alvara pela anvisa, tem custo, podem me orientar.

    Aguardo.

  4. losangla disse:

    eu abrir uma firme de decoração de festas infantil como micro empreendedor individual.e essa semana recebi da prefeitura um comunicado que tenho que apresentar o alvará do corpo de bombeiros.Gostaria de saber se eu tenho que ter esse alvará?sendo que o alvará de funcionamento eu paguei e o meu negocio é em casa mesmo.

    • sebraemgcomvoce disse:

      Olá Losangla,
      Sugerimos que entre em contato com um de nossos especialistas de legislação através das consultorias de gestão que são atendimentos individuais ou em Grupo de forma presencial ou a distância (on line ou via telefone), realizados por técnicos especialistas do Sebrae Minas.

      Acesse o link e conheça em detalhes as consultorias: http://bit.ly/Yz6XIx

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  5. Milena Oliveira disse:

    Sou cerimonialista e trabalho indo na casa dos cliente, preciso de alvará? e visita de bombeiros? é um trabalho de consultoria tenho mei registrado desde 2012 e não tenho esses documentos.

    • sebraemgcomvoce disse:

      Olá Milena,
      o alvará você precisa ter. Em relação ao auto de vistoria do corpo de bombeiro AVCB – orientamos que entre em contato com o corpo de bombeiros para verificar a obrigatoriedade.
      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Um abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  6. Nanci Miranda da Silva disse:

    Estou projetando uma feirinha livre ,no meu bairro para ajudar na renda familiar de algumas pessoas carentes,temos pessoas passando por necessidades extremas.Como começar?

    • sebraemgcomvoce disse:

      Olá Nanci,
      pela complexidade da sua pergunta, sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Um abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  7. dalva aparecida disse:

    os bombeiros ja vieram no meu estabelecimento ,fizeram vistoria ,,mas preciso de um comprovante p levar na prefeitura p pegar meu alvara permanente ,,aonde procuro esse comprovante,desde ja agradeço pela atençao,me ajudem por favor

    • sebraemgcomvoce disse:

      Olá Dalva,
      você deve pegar o comprovante com o próprio corpo de bombeiros.

      Um abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  8. eduardp disse:

    Olá.Estou abrindo uma Mei e está faltando o tal certificado de dispensa do corpo de bombeiros (já que não exercerei função em casa!!).Definitivamente não sei como encontrar isso.Já fui ao corpo de bombeiros e eles disseram que hoje em dia faço tudo pela internet pelo site deles.Mas NÃO encontro onde fazer isso no site.Por favor preciso de auxilio urgente.Gratissimo!!!

    • sebraemgcomvoce disse:

      Olá Eduardo,
      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas de legislação por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Um abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

Deixe o seu comentário!

Páginas - 1 2 3 4