• Caso de Sucesso – Paulo Nonaka da Pastelaria Fujiyama

    Por sebraemgcomvoce em 9 de dezembro de 2012 | Categoria: Casos de Sucesso

    Empresário: Paulo Sérgio Nonaka
    Lanchonete: Pastelaria Fujiyama
    Localização: Belo Horizonte
    Ano de abertura do negócio: 1986
    Número de funcionários: 400 (em 2010)
    Número de clientes: 50 mil por dia (em 2010)

    Fornecedores
    “Para quem está começando, acredito que seja mais interessante comprar produtos já prontos, pois não haverá necessidade de contratação dessa mão-de-obra, o empresário não terá que se preocupar em adquirir ingredientes variados. Enfim, não compensa manter uma cozinha no início.”

    Perfil empreendedor
    “A primeira coisa que não pode faltar é disposição, pois trabalhamos mais do que quando éramos funcionários. É preciso ter coragem e saber liderar. Além disso, é preciso se informar muito, visto que será preciso saber driblar a concorrência e conseguir competir com os grandes.”

    Desafios
    “Posso pontuar como dificuldades a escolha do ponto comercial, que significa 90% do sucesso do negócio, além da contratação de funcionários qualificados e linhas de financiamento disponíveis.”

    Desperdício
    “O próprio empresário precisa descobrir sozinho como fazer para evitar as perdas. Uma das formas seria comprar máquinas de qualidade que sejam específicas para o trabalho que irá desenvolver.”

    Saúde
    “Sabemos que as pessoas estão mais atentas em relação à qualidade dos produtos, por isso estamos utilizando óleo de palma para fritar os salgados e não mais gordura hidrogenada.”

    Divulgação
    “É importante, para quem está começando no negócio, pensar em divulgar a empresa somente na região do entorno. Imagine: o consumidor recebe seu folder com fotos dos seus produtos, fica estimulado a consumir e não encontra a lanchonete. Ele irá então em outra mais próxima para saciar sua vontade e você perderá o investimento.”

    Leia mais depoimentos de empresários de sucesso:

    Cartilha Casos de Sucesso – O comportamento empreendedor

    Quer saber mais? Acesse gratuitamente os materiais para download:

    Manual Saiba Como Montar uma Lanchonete

    Como Elaborar um Plano de Negócio

    Como Elaborar um Plano de Marketing

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Páginas -