Dúvidas sobre o assunto do artigo?


Fale agora com nossos especialistas e esclareça suas dúvidas sobre temas de gestão empresarial.

Falar com especialista

393 Comentários

  1. Mercês V. Moreira disse:

    Sou MEI e gostaria de saber se é verdade que quando completar 5 anos tenho que procurar um contador para fazer os serviços para a empresa,já que antes eu já era do Simples.
    Obrigada por nos orientar com tanta atenção
    Mercês

  2. MARIA LEILIANE DA SILVA disse:

    Fiz um MEI Já faz 15 dias e não saiu a Inscrição Estadual. Afinal com o CNPJ, sem Inscrição Estadual não posso funcionar.
    Onde devo reclamar??????? ou o que devo fazer????

    • sebraemgcomvoce disse:

      Olá Maria,

      o primeiro passo é esclarecer que a inscrição estadual somente é exigida dos MEIs registrados com atividade de comércio/indústria/transporte, ou seja, se você for registrada como atividade de serviço terá somente a inscrição municipal.
      Sendo assim, para emitir nota fiscal avulsa pelo sistema disponibilizado pela Secretaria de Fazenda do seu estado você precisa ter uma das atividades indicadas anteriormente.
      Se sua atividade for de serviço a nota fiscal deverá ser emitida de acordo com o sistema disponibilizado pela prefeitura do seu município.
      Em Minas Gerais ela é liberada em até três dias úteis após o cadastro e pode ser consultada por meio da página da Receita Federal, informando o número do recibo e do identificador que constam na parte inferior do Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) de sua empresa. Se estiver em outro estado, vai depender do prazo para comunicação dos dados do Portal do Empreendedor com a Secretaria de Fazenda local.
      Para saber mais sobre as principais obrigações e direitos de sua empresa sugerimos que acesse a cartilha O dia a dia do Microempreendedor Individual – rotinas administrativas e contábeis na ponta do lápis.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

    • Cristiano disse:

      Fiz MEI a 20 dias, e ainda não tenho IE… o que devo fazer? Minhas atividades no certificado estão como:

      Principal: Reparação e manutenção de computadores

      Secundárias: Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação.
      – Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação.
      – Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática.

      Está correto? Ou devo alterar a atividade de comércio como principal?

      • sebraemgcomvoce disse:

        Olá Cristiano,

        ainda que comércio não seja sua atividade principal, como ela consta como secundária a inscrição estadual ainda assim deverá ser concedida a sua empresa.
        Como já tem 20 dias que se formalizou e ainda não teve a inscrição estadual realizada para o seu CNPJ, pedimos que entre em contato com a Secretaria de Fazenda do estado onde está registrado e leve o Certificado de Condição de MEI para verificar o que ocorreu e, caso necessário, verificar os procedimentos necessários para que a inscrição seja realizada.
        Como não tem interferência em qual atividade seja principal e qual seja secundária, se quiser realizar a alteração das atividades para ver se a IE vá ser criada, siga os procedimentos do http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  3. Renato disse:

    consultei meu cartão do cnpj e nele consta a informação MEI, porém no sintegra minha razão social aparace outra, qual está correta?

    O que faço para as duas estarem iguais e totalmente regulares?

    isso pode acarretar algum problema?

  4. PAULO RENATO disse:

    Boa tarde?

    Eu tenho CNPJ(Mei)a inscrição municipal está no meu CPF,tem algum problema.

  5. André disse:

    bom dia!

    Eu sou MEi no RJ. Aqui somos isentos de inscrição estadual. Porém, para emitir nota fiscal eletrônica eu preciso dessa inscrição . Existe alguma norma ou procedimento para quem é MEI isento de inscrição estadual emitir nota fiscal eletrônica?

  6. tobias disse:

    bom dia! Por gentileza sou MEI de MG e presto serviço para uma empresa, preciso emitir uma nfe, para isso preciso de uma inscrição estadual?

    • sebraemgcomvoce disse:

      Olá Tobias,

      se você trabalha como prestador de serviços em geral (exceto transporte) você não precisa ter inscrição estadual para a emissão de notas fiscais, pois elas serão solicitadas na prefeitura de sua cidade. No entanto, somente poderá emitir uma nota fiscal eletrônica se esta modalidade se a prefeitura tiver sistema preparado para esta emissão e ela estiver liberada para uso do MEI em seu município.
      Se a prestação de serviço for de transporte intermunicipal/interestadual aí sim precisará da inscrição estadual, no entanto a nota liberada para esta atividade, em Minas Gerais, é a nota fiscal por meio eletrônico e não eletrônica, emitida pelo SIARE.
      Para saber como emitir nota fiscal de acordo com sua atividade acesse o material Como Emitir Nota Fiscal.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  7. Asafe Mastercontabil disse:

    Prezado, então a inscrição estadual aqui em Minas/BH é isenta para MEI? para emitir nfs é só comparecer a prefeitura se for serviço ou estado se for comércio?

    • sebraemgcomvoce disse:

      Olá Asafe,

      o fato de ser MEI (forma jurídica) não isenta a empresa de obter a inscrição estadual, que somente é concedida para empresas que desempenhem atividades de comércio/indústria/transporte intermunicipal ou interestadual.
      Para emitir nota fiscal de serviço, basta procurar a prefeitura para obter a inscrição municipal e saber os procedimentos necessário para a emissão do documento fiscal. Já para emitir nota fiscal de comércio/indústria/transporte, a empresa deverá utilizar o sistema disponibilizado pelo SIARE, da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais.
      Para saber mais sobre emissão de notas acesse o material Como Emitir Nota Fiscal.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  8. claudio disse:

    eu tenho CNPJ (MEI) como faço para tirar a inscrição estadua

    • sebraemgcomvoce disse:

      Olá Cláudio,

      o primeiro passo é esclarecer que a inscrição estadual somente é concedida aos MEIs registrados com atividade de comércio/indústria/transporte, ou seja, se você for registrado como atividade de serviço terá somente a inscrição municipal.
      Para as empresas registradas em Minas Gerais ela é liberada em até três dias úteis após o cadastro e pode ser consultada por meio da página da Receita Federal, informando o número do recibo e do identificador que constam na parte inferior do Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) de sua empresa. Se estiver em outro estado, a liberação da inscrição vai depender do prazo para comunicação dos dados do Portal do Empreendedor com a Secretaria de Fazenda local.
      Para saber mais sobre as principais obrigações e direitos de sua empresa sugerimos que acesse a cartilha O dia a dia do Microempreendedor Individual – rotinas administrativas e contábeis na ponta do lápis.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

Deixe o seu comentário!

Páginas - 1 22 23 24