• Apresentação de uma empresa

    Por sebraemgcomvoce em 14 de julho de 2010 | Categoria: Sem categoria

    Aprenda a destacar seu negócio 

    Um dos fatores que mais influem na captação e prospecção de clientes é a forma de apresentação de uma empresa. Desenvolver uma apresentação que impressione e destaque a empresa é um item que as pequenas empresas muitas vezes se descuidam, ou nem mesmo procuram, mais por uma questão de economia, do que propriamente consciência de que isto influi nas suas relações com o mercado. É o tipo de economia que economiza somente a imagem da empresa. Mas, que, ao contrário, deve ser encarada como investimento. E como todo investimento ele deve lhe trazer retorno.

    Pode-se entender como apresentação da empresa tanto a apresentação pessoal na venda ou reunião, como também as peças de comunicação desenvolvidas para todo tipo de contato que uma empresa possui com o mercado. Como, por exemplo, quanto ao telefone, se a empresa possui um roteiro ou script, Internet, se possui um site, ou existe uma personalização de mala eletrônica enviada, mala direta, se possui envelope e papel de carta, personalizados, transporte, se existe identificação da empresa no sistema de transporte ou entrega, etc.

    O que tratarei neste artigo é da apresentação da empresa desenvolvida como portifólio ou catálogo empresarial. Um grande dilema para a pequena empresa é o que ele deve conter.

    Recomenda-se que o mesmo tenha como itens básicos no seu conteúdo, os itens abaixo descritos:

    1. Quem é a empresa – breve histórico e/ou uma descrição de sua missão, valores e comprometimento;
    2. Produtos e serviços – descrição dos produtos com especificação, fotos e/ou serviços. Para empresas que não são do segmento de serviço, este item é o catálogo de produtos;
    3. Principais clientes – elencar seus principais clientes citando apenas o nome da empresa. Não é necessário citar referências e nem tão pouco CNPJ e telefone das empresas clientes;
    4. Profissionais responsáveis – este item auxiliará as empresas que estão começando e ainda não possuem clientes. Uma breve descrição do currículo dos profissionais responsáveis citando principalmente as empresas em que trabalharam e resultados obtidos;
    5. Contato – endereço, endereço eletrônico, fone, fax. Não se recomenda citar o número de celular, apenas. Uma empresa deve possuir outras formas de contato com o mercado.

    O próximo passo é produzir as cópias de seu portifólio. Muitas pequenas empresas costumam fazer as cópias na própria empresa. Isto é um erro capital. Ele deve ser personalizado, e feito por profissionais da área de comunicação e/ou produção gráfica. Possuindo imagem/foto, ela necessariamente precisará de tratamento especial para ficar com uma definição que permita traduzir a qualidade de seus produtos e/ou serviços. Portanto procure a ajuda de profissionais da área.

    O portifólio ajudará na tomada de decisão e na negociação. É o primeiro contato que um “cliente prospect” terá com sua empresa. A primeira impressão da empresa deve e necessita ser a melhor possível. Ajudará o seu futuro cliente a ter uma noção de sua empresa, e da imagem que ele construirá num primeiro contato.

    O proprietário de uma pequena empresa pode decidir entre fazer uma apresentação impressa em papel, ou eletrônica. A tecnologia ajuda diminuindo custos para quem precisa ter um catálogo de produtos com muitas fotos, por exemplo. A opção é produzir um catálogo em CD, ou até mesmo DVD.

    Lembre-se que as empresas nas suas relações com o mercado não querem correr risco, nem querem perder tempo. Segurança, rapidez e conveniência são fundamentais. A apresentação da empresa pode ajudar sua empresa a atender estes requisitos tão fundamentais na negociação com os clientes.

    Fonte: Wlamir Bello – Consultor – Sebrae-SP

    Mais informações: www.sebraemg.com.br

16 Comentários

  1. Paulo disse:

    Sendo a sra. Mara gerente de atendimento e o atendimento on line do sebrae nao estar funcionando, gostaria de deixar aqui registrado meu descontentamento quanto ao atendimento recebido no Sebrae de Nova Lima. Alem do consultor não saber tirar as duvidas da minha esposa quanto a diferença entre MEI e Empresario individual, o consultor ainda a mandou a um escritorio de contabilidade de um amigo dele, que cobraria um precinho camarada… a função do SEBRAE é informar e não favorecer amigos. Uma vergonha!!

    • SEBRAE-MG disse:

      Prezado Paulo,

      analisamos suas colocações e temos as seguintes observações:
      1) O Atendimento on line está funcionando normalmente, clique aqui para acessar..Basta clicar em Atendimento on line e se cadastrar para ser atendido. Lembre-se de liberar o bloqueador de pop up.
      2) Com relação ao atendimento em Nova Lima, esclarecemos que o Sebrae-MG não possui nenhum ponto de atendimento na cidade. Além disso, a responsável pelo Sebrae-MG na região informou que não está ocorrendo nenhuma ação ou evento da entidade em Nova Lima. Caso queira conhecer nossos pontos de atendimento clique aqui.
      3) A responsável pelos serviços do Sebrae-MG na sua região é a Kênnya Portugal que entrará em contato pelo email informado aqui no blog para averiguar a situação. É recomendável que informe o endereço onde você esteve e nome da pessoa com quem conversou. Caso queira falar diretamente com ela para detalhar oo ocorrido, fique à vontade: (31) 3253-4722 e kennya.barboza@sebraemg.com.br

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento do Sebrae-MG

  2. Alex disse:

    Bom dia !
    Gostaria de saber se tem alguma base do sebrae em São Bernardo do Campo SP.

  3. joyce disse:

    Primeiramente, parabéns pelo post. Muito bem colocado.

    Gostaria de atentar também à apresentação feita em powerpoint, um grande aliado na hora de vender;

    A apresentação digital evita custos, pois você pode fazer o portfólio dos produtos sem gastos com impressão e, por meio de um ipad ou laptop, pode levar para qualquer lugar, além de enviar pela internet para seus prospects e clientes.

    Evita custos também quanto a ajustes e atualizações, porque qualquer pessoa consegue operar e alterar fotos, sem grandes dificuldades.

    Cada vez mais as empresas estão atentos para essa mídia com mais cuidado e profissionalismo, pois é uma ferramenta poderosa, tanto na hora de reforçar a imagem da empresa, quanto na hora de fechar negócios.

  4. Boa noite, com as dicas excelntes acima, consegui fazer um boa apresentação de minha empresa. obrigado.

  5. Eduardo Vieira disse:

    Olá estou recente no mercado com minha empresa de prestação de serviços civil, apesar da minha boa experiencia como mestre de obras estou encontrando um pouco de dificuldades em capitar clientes apesar da empresar trabalhar com diverços seguimentos.
    O maior objetivo da empresa é montar equipes de manutenção dentro de redes tipos ipermecados, fabricas e outros.
    Adorei as dicas.

  6. Brito disse:

    Bom dia.
    Já fiz cartões para o negócio que quero desenvolver que é o de “Dog Walker – passeador de cães” e já fiz muitos contatos em vários pet shops da cidade mas até agora nada. A dúvida é: como conquistar clientes já que desde de tudo o que já fiz não surtiu nenhum resultado???

    • sebraemgcomvoce disse:

      Prezado Brito,
      a tendência das Pet Shops é ver você como uma espécie de concorrente. Será muito difícil que divulguem seu trabalho. Invista em anúncios de mural em padarias e comércio em geral. Faça contatos com casas de ração que não prestem serviços de cuidados com os animais. Anúncios em guias comerciais da região podem ajudar. Um uniforme ou blusa com sua marca e telefone que sejam utilizados sempre que você estiver com os animais também são boa divulgação. Um blog com dicas sobre cuidados com os cães também é interessante.

      Avalie esse blog para sempre melhorarmos: http://bit.ly/QnbDNW

      Contamos com seu voto para vencermos novamente o prêmio TOP BLOG.
      VOTE AQUI

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae-MG

    • Junior disse:

      Ótimo artigo! Estou começando agora, e esse artigo me ajudou a abrir a mente com relação ao investimento na apresentação da minha empresa. Vou procurar ser mais eficiente nessa parte. Obrigado.

  7. Natielle disse:

    Boa tarde gostei muitisimo da mensagem que me ajudou bastante mais gostaria de saber se tem uma pagina com dicas para vendedores apresentarem os produtos e de sua empresa.

    muito obrigado
    Natielle

  8. gilmar freire disse:

    Boa noite .
    GOSTARIA DE SABER COMO FAZER PARA OBTER O APOIO
    DO SEBRAE POIS TENHO UMA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO NA ÁREA DE MANUTENÇÃO DE INDÚSTRIA E ESTOU TENDO ALGUMA DIFICULDADES EM ALGUMAS COZIAS.

    COMO FAZER PARA TER AJUDA

    SDS GILMAR FREIRE

    • sebraemgcomvoce disse:

      Prezado Gilmar,
      temos vários cursos, atendimentos personalizados, materiais de apoio para baixar pelo site, etc.
      Entretanto, como primeira instrução, sugerimos que converse com um de nossos especialistas por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer suas dúvidas.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

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