• Apresentação de uma empresa

    Por sebraemgcomvoce em 14 de julho de 2010 | Categoria: Sem categoria

    Aprenda a destacar seu negócio 

    Um dos fatores que mais influem na captação e prospecção de clientes é a forma de apresentação de uma empresa. Desenvolver uma apresentação que impressione e destaque a empresa é um item que as pequenas empresas muitas vezes se descuidam, ou nem mesmo procuram, mais por uma questão de economia, do que propriamente consciência de que isto influi nas suas relações com o mercado. É o tipo de economia que economiza somente a imagem da empresa. Mas, que, ao contrário, deve ser encarada como investimento. E como todo investimento ele deve lhe trazer retorno.

    Pode-se entender como apresentação da empresa tanto a apresentação pessoal na venda ou reunião, como também as peças de comunicação desenvolvidas para todo tipo de contato que uma empresa possui com o mercado. Como, por exemplo, quanto ao telefone, se a empresa possui um roteiro ou script, Internet, se possui um site, ou existe uma personalização de mala eletrônica enviada, mala direta, se possui envelope e papel de carta, personalizados, transporte, se existe identificação da empresa no sistema de transporte ou entrega, etc.

    O que tratarei neste artigo é da apresentação da empresa desenvolvida como portifólio ou catálogo empresarial. Um grande dilema para a pequena empresa é o que ele deve conter.

    Recomenda-se que o mesmo tenha como itens básicos no seu conteúdo, os itens abaixo descritos:

    1. Quem é a empresa – breve histórico e/ou uma descrição de sua missão, valores e comprometimento;
    2. Produtos e serviços – descrição dos produtos com especificação, fotos e/ou serviços. Para empresas que não são do segmento de serviço, este item é o catálogo de produtos;
    3. Principais clientes – elencar seus principais clientes citando apenas o nome da empresa. Não é necessário citar referências e nem tão pouco CNPJ e telefone das empresas clientes;
    4. Profissionais responsáveis – este item auxiliará as empresas que estão começando e ainda não possuem clientes. Uma breve descrição do currículo dos profissionais responsáveis citando principalmente as empresas em que trabalharam e resultados obtidos;
    5. Contato – endereço, endereço eletrônico, fone, fax. Não se recomenda citar o número de celular, apenas. Uma empresa deve possuir outras formas de contato com o mercado.

    O próximo passo é produzir as cópias de seu portifólio. Muitas pequenas empresas costumam fazer as cópias na própria empresa. Isto é um erro capital. Ele deve ser personalizado, e feito por profissionais da área de comunicação e/ou produção gráfica. Possuindo imagem/foto, ela necessariamente precisará de tratamento especial para ficar com uma definição que permita traduzir a qualidade de seus produtos e/ou serviços. Portanto procure a ajuda de profissionais da área.

    O portifólio ajudará na tomada de decisão e na negociação. É o primeiro contato que um “cliente prospect” terá com sua empresa. A primeira impressão da empresa deve e necessita ser a melhor possível. Ajudará o seu futuro cliente a ter uma noção de sua empresa, e da imagem que ele construirá num primeiro contato.

    O proprietário de uma pequena empresa pode decidir entre fazer uma apresentação impressa em papel, ou eletrônica. A tecnologia ajuda diminuindo custos para quem precisa ter um catálogo de produtos com muitas fotos, por exemplo. A opção é produzir um catálogo em CD, ou até mesmo DVD.

    Lembre-se que as empresas nas suas relações com o mercado não querem correr risco, nem querem perder tempo. Segurança, rapidez e conveniência são fundamentais. A apresentação da empresa pode ajudar sua empresa a atender estes requisitos tão fundamentais na negociação com os clientes.

    Fonte: Wlamir Bello – Consultor – Sebrae-SP

    Mais informações: www.sebraemg.com.br

30 Comentários

  1. victorymanutençoes disse:

    BOA NOITE GOSTARIA DE TER UMA ORIENTAÇÃO EM JUIS DE FORA MG PARA CONSTRUIR UMA APRESENTAÇÃO para A MINHA EMPRESA (VIRTUAL) POIS TENHO DIFICULDADES DE APRESENTARA GILMAR FREIRE

  2. Ana Maria Albaladejo Bellesso disse:

    Por gentileza, gostaria de uma orientação de como posso fazer a minha apresentação pessoal, como Professora de Inglês particular e na qual possuo experiência de mais de 23 anos, de certa forma trabalhando como “prestadora de serviço”, em empresas de grande porte (multinacionais e nacionais) e bem como Professora de Inglês particular (ou seja, minhas próprias aulas)…. E neste caso será uma apresentação, para conquista em uma vaga empresarial; mas como minha (aula particular)… e necessito focar em minha longa experiência na área…., como professora atuante e autônoma…

    Muito Obrigada, pela atenção e dicas possíveis

    P.S.: Gostaria de obter a informação o mais rápido possível por gentileza….; pois não tenho muito tempo para enviar a apresentação de meu portfólio e concorrer a esta vaga….

    Mais uma vez, muito obrigada…

    Atenciosamente,

    Ana Maria Albaladejo Bellesso
    Professora de Inglês

    • sebraemgcomvoce disse:

      Olá Ana Maria,

      O Sebrae Minas auxilia empresários e empreendedores de micro e pequenas empresas quanto a gestão e orientação empresarial. No seu caso, como se trata de orientações para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho e refere-se a uma questão mais técnica, sugerimos que entre em contato com organizações que possuem curso ou consultoria na área de imagem pessoal, como SENAC, por exemplo.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  3. Alan disse:

    boa tarde!!
    sou MEI e tenho uma empresa de jardinagem(manutenção e implantação de jardins). trabalho sozinho e gostaria de alguma dica ou modelo de carta apresentação para enviar via e.mail e via carta para novos clientes oferecendo meus serviços.

    Desde já obrigado..

  4. eladio silva junior disse:

    oi alan tenho 30 anos de carteira assinada
    com 2 salários mínimo agora sai estou desempregado pagei o carne mais 2 anos com cod
    1406 estou abribdo uma empresa tenho que pagar
    para me aposenter com 2 salários minimo

    PAGAR DAS SOBRE 1 SALARIO 42,20 MAIS A GUIA GPS
    108,60 COD 1910

    PARA COMPLEMENTAR MAIS 1 SALARIO TENHO QUE PAGAR GUIA GPS 724,00 X 20% 144.80

    isso que a prefeitura de cascavel me passou
    procede empresa facil socrates
    aguardo eladio silva junior

    • sebraemgcomvoce disse:

      Olá Eladio,

      as informações sobre valores e códigos para complementação para fins de aposentadoria devem ser verificadas diretamente no INSS, pois é preciso analisar seu histórico de pagamentos junto ao órgão.
      Sendo assim, recomendamos que entre em contato com a Central de Atendimento da Previdência Social (135) ou agende um atendimento presencial pelo site.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  5. Bom Dia!

    Os Senhores poderiam me indicar onde posso conseguir a ajuda do sebrae na cidade de americana SP, pois temos uma empresa especializada em segurança do trabalho e estamos com alguma dificuldades.

    Atenciosamente.

    Rodolfo Maciel

    • sebraemgcomvoce disse:

      Olá Rodolfo,

      para que possa agendar um atendimento no Ponto de Atendimento do Sebrae mais próximo de sua cidade, pedimos que você entre em contato com a Central de Atendimento do seu estado pelo telefone 0800 570 0800.
      Você também poderá participar das consultorias web disponibilizadas pela instituição, clique e participe!

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  6. jose edson disse:

    Bom dia, eu e meu sócio abrimos uma empresa em prestação de serviços nas areas de,portaria, limpeza,manutenção predial,acompanhamento de cargas.etc, não é facil conquistar clientes, qual a melhor maneira de alcançarmos clientes.desde ja agradecemos!

  7. Boa Tarde.

    As dicas tao boas. Gostaria de uma ajuda de dicas de como posso ter uma apresentação eficaz e generosa, pós em muitos sítios ou empresas onde vou apresentar o portfolio de serviços da minha empresa, criam me barreiras quando quero falar com o Diretor ou alguém superior da empresa. Os rececionistas ou a secretaria impede. Como posso fazer isto numa maneira boa ou como posso marcar encontros com alguém responsável da área.

Deixe o seu comentário!

Páginas - 1 2