Dúvidas sobre o assunto do artigo?


Fale agora com nossos especialistas e esclareça suas dúvidas sobre temas de gestão empresarial.

Falar com especialista

808 Comentários

  1. Paulo disse:

    Olá! Já cancelei o meu CNPJ e não faço mas parte do mei . já faz um tempo
    E mesmo assim me chegou uma cobrança do das referente ao ano de 2014 .
    O quê faço?

    • sebraemgcomvoce disse:

      Paulo,
      para responder a sua pergunta precisamos saber a data da baixa do MEI, portanto sugerimos que converse com um de nossos especialistas de legislação por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Um abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  2. Argeu disse:

    Olá é possivel alterar o nome da razão social do mei?
    estou a muito tempo sem pagar as das, como posso renegociar isso?

    Att

    • sebraemgcomvoce disse:

      Olá Argeu,
      o nome da razão social do MEI não tem como alterar.
      Haverá cobrança de juros e multa pelo atraso das DAS. A MULTA será de 0,33% por dia de atraso (limitado a 20%) e os JUROS serão de 1% ao mês.
      Após o vencimento, deverá ser gerado novo boleto pelo endereço http://www.portaldoempreendedor.gov.br. O DAS já conterá os valores da multa e dos juros, sem a necessidade de realizar cálculos. Você poderá imprimir ao novo DAS no dia em que for efetuar o pagamento ou agendar uma data. Em ambos os casos, a data real para o pagamento virá destacada no corpo do boleto, identificado como “Data limite para acolhimento”.
      A opção “Atualizar Guia de Pagamento” é a opção que o cliente tem para alterar a data de pagamento das guias vencidas, com juros e multas, para que o próprio sistema (PGMEI) calcule o valor atualizado.
      No entanto, você somente consegue atualizar a data de pagamento para um dia dentro do mesmo mês em que estiver emitindo o boleto. Caso tente emitir com data de pagamento para o mês seguinte, o sistema indicará o erro “23004 – Taxa Selic ainda não cadastrada. Favor acessar novamente no próximo dia útil.”
      Lembramos que você poderá ser multado e/ou excluído do Regime do MEI pela falta de pagamento. Se este for o caso, ficará impossibilitado de abrir outra empresa, além de ficar com dívida na Receita Federal.
      Os contribuintes inadimplentes não terão direito aos benefícios e coberturas do INSS. O PARCELAMENTO DE DAS para o MEI ainda não foi regulamentado pela Receita Federal. Para conseguir diminuir o débito de DAS atrasados, orientamos que poderá pagar um DAS em dia e um (ou mais) em atraso até que seja possível regularizar a situação.
      CAMINHO: http://www.portaldoempreendedor.gov.br > MEI – MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL > Carnê MEI – DAS > “Emitir Guia de Pagamento”.
      Para saber como imprimir DAS em atraso, acesse o “Passo a Passo – Aprenda a emitir as guias de pagamento mensal do MEI (DAS)”, disponível na Biblioteca Digital em nosso site (www.sebraemg.com.br/atendimento).

      Um abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  3. Karen disse:

    Olá, como faço para alterar o nome Empresarial do MEI? pois está o meu nome, e quero colocar o nome da empresa.

    • sebraemgcomvoce disse:

      Olá Karen,
      o nome empresarial do MEI será sempre o nome do empresário acrescido do CPF. O nome da empresa deve ser alterado no campo de nome fantasia.

      Um abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  4. Rosemeire Andrade disse:

    dei baixa em minha MEI. como posso retomá-la,? É possivel?

    cnpj20.688.189/0001-64

    • sebraemgcomvoce disse:

      Olá Rosemeire,
      depois de cancelado, o CNPJ não poderá ser recuperado. Caso queira fazer uma nova inscrição será gerado um novo número de CNPJ.

      Um abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

Deixe o seu comentário!

Páginas - 1 48 49 50