613 Comentários

  1. Fernanda Queiroz disse:

    Boa noite, me cadastrei no MEI em outubro de 2013 mas nunca efetuei o pagamento do inss e nem fiz o registro na prefeitura pois não trabalhei em estabelecimento só de porta em porta. Se pagar em atraso tenho direito ao auxilio doença? ou é melhor cancelar?

    • sebraemgcomvoce disse:

      Olá Fernanda,

      para ter direito ao auxílio doença é preciso que você tenha realizado o pagamento de pelo menos 12 DAS em dia, para cumprir o período de carência. Se você teve contribuições previdenciárias antes de ser MEI, com carteira assinada por exemplo, elas também contarão para a contagem do tempo de carência.
      Realizar os pagamentos antecipadamente não fará com que a contagem de tempo seja antecipada, ou seja, o tempo somente será computado após o prazo de vencimento.
      Se você pretende continuar com a atividade futuramente, mesmo que atue porta a porta, precisará procurar a Prefeitura para obter o alvará de funcionamento definitivo.
      Se precisar da baixa na empresa, acesse o Passo a Passo – Aprenda a efetuar a baixa do Microempreendedor Individual para saber quais as obrigações precisa cumprir para efetivar o processo.

      Abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      http://www.sebraemg.com.br/atendimento

  2. Gelza C.N. Emidio disse:

    Boa tarde! Tinha uma firma individual que era do simples nacional que estava paralisada(interrupção temporária de atividades),me esqueci deste fato e em 2014,fiz a opção pelo MEI,mas meu CNPJ está suspenso,tentei fazer alteração através da junta comercial e da receita federal.Mas disseram que somente é possível fazer alterações através do portal do empreendedor,mas tbém não consegui.Estou pagando as guias normalmente,mas não consigo efetuar minhas compras utilizando meu CNPJ.Há alguma solução?

Deixe o seu comentário!

Páginas - 1 36 37 38