• Nota fiscal para Empreendedor Individual – orientações

    Por sebraemgcomvoce em 15 de março de 2010 | Categoria: Legislação, Microempreendedor individual

    Muitas dúvidas são encaminhadas para o Blog sobre como adquirir Notas Fiscais (NF) para Empreendedores Individuais.

    Portanto, seguem abaixo as instruções para você:

    – Se a atividade for de PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

    Vá até uma gráfica e solicite a AIDF (Autorização para impressão de documentos Fiscais), preencha e procure a Prefeitura local para aprovação. Retorne até a gráfica e solicite a Impressão do bloco de notas.

    OBS: Algumas prefeituras não estão liberando o bloco de notas fiscais.

    NF Série A (Prestação de Serviços) – pode ser emitida tanto para Pessoas Físicas quanto Pessoas Jurídicas.

    No caso de BELO HORIZONTE, o AIDF é solicitado direto na Prefeitura, através de um código, que já é a autorização para levar até a gráfica para confecção do bloco de nota fiscal.

    – Se a atividade for de COMÉRCIO ou INDÚSTRIA

    Nota Fiscal série 1 – utilizada para revenda, transporte e outras movimentações -, deve emitir diretamente neste site: https://www2.fazenda.mg.gov.br/sol/ctrl/SOL/NFAE/SERVICO_007?ACAO=NOVO&ACESSO_EXTERNO=1

    A emissão é gratuita.

    O Empreendedor Individual não terá direito a Nota Fiscal Eletrônica.

    Nota Fiscal série “D” – utilizada para venda ao consumidor final e sem o transporte realizado pela empresa – deve solicitar a confecção de bloco de NF, não sendo necessário solicitar AIDF – autorização de impressão de documento fiscal -. Solicite a confecção do bloco de NF diretamente na gráfica, e depois comunique a SEF-MG a sua confecção, sendo que esta notificação poderá ser realizada pela própria gráfica.

    OBS: Só é necessário emissão de notas fiscais para PESSOA JURÍDICA.

    Você não paga impostos sobre as notas fiscais, sendo pago valores fixos independente da emissão da NF.

    IMPORTANTE: devem ser guardados todos os documentos de compras de mercadorias realizadas pela sua empresa. Esses, junto com as nota fiscais de vendas, devem ser anexados ao relatório mensal de faturamento da empresa.

Dúvidas sobre o assunto do artigo?


Fale agora com nossos especialistas e esclareça suas dúvidas sobre temas de gestão empresarial.

Falar com especialista

2.307 Comentários

  1. Marcélia Simões disse:

    Eu vou montar uma pequena empresa que prestará serviços de criação gráfica e venderei camisas customizadas com serviços personalizados (marketing e identidade visual do evento (empresas/colégios/faculdades/familiar) e terei uma estamparia de camisas que pretendo revender para lojistas e grifes ou até mesmo revender pelo facebook empresarial e ou um blog. Essa empresa será aberta na cidade de Conceição do Mato Dentro. A nota fiscal será de prestação de serviço e ou de vendas? e que preciso fazer para conseguir essa nota fiscal?

    Desde já agradeço pela atenção.

    Marcélia Simões

  2. Christiane disse:

    Olá,sou pessoa física e trabalho com eventos.
    Preciso emitir uma NF. Vi que posso pegar uma autorização na Prefeitura para fazer um bloco de notas. Gostaria de saber sobre valores unto a receita federal e como proceder.
    Aguardo!

  3. Eliane disse:

    Boa tarde; Moro no distrito federal
    Meu esposo trabalha numa transportadora como freteiro e recebe de acordo com o peso que leva em seu caminhão. Os donos da empresa agora estão exigindo que ele dê nota fiscal da prestação do seu serviço. O que faço? Ele tem como solicitar bloco de nota fiscal como pessoa fisica, ou seria melhor ele virar microempreendedor e solicitar o bloco de notas? Qual é o valor do imposto cobrado em cima do valor da nota? Obrigada

  4. Veridiano Cavalcante disse:

    tenho duas dúvidas:
    1º me cadastrei como torneiro mecânico que tipo de serviço é? (comércio e indústria ou prestação de serviço)
    2º onde tiro a nota fiscal?

  5. Silvano Queiroz disse:

    Boa noite…
    Eu sou MEI e trabalho com vendas e prestações de serviços, gostaria de saber se não há nenhum programa que possamos utilizar para emissão de NFS-e, pois no site da fazenda só disponibiliza a visualização da nota por 1 mês.
    Estou procurando um sistema que eu possa emitir as duas notas em minha cidade e não consigo, SANTO ANTONIO DO JACINTO MG.
    O programa nos possibilita armazenar e mantermos um controle melhor.
    Grato!!

  6. Lenilson nascimento de oliveira disse:

    Boa tarde,tenho um comercio de animais vivos e alimentos pra animais.o que eu faço pra adiquirir nota fiscal?

    • sebraemgcomvoce disse:

      Olá Lenilson,
      informamos que para o MEI que atua com as atividades de comércio e/ou indústria e/ou serviços de transporte de carga, em Minas Gerais, foi liberado somente a Nota Fiscal Avulsa (NFA), Série A1 (revenda), que deverá ser emitida gratuitamente pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda por meio do Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (SIARE).
      Sugerimos que converse com um de nossos especialistas de legislação por meio das consultorias (online, presencial e por telefone) para esclarecer ainda mais sua dúvida.

      Um abraço da Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

Deixe o seu comentário!

Páginas - 1 134 135 136