• SISTEMA DE CADASTRO DO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL SERÁ BEM SIMPLIFICADO

    Por sebraemgcomvoce em 23 de outubro de 2009 | Categoria: Sem categoria

    O secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Edson Lupatini, disse no dia 20, em São Paulo, que até o fim deste ano o registro do Empreendedor Individual será muito simplificado. Um convênio entre o Serpro, o Sebrae e o MDIC, firmado este ano, irá possibilitar que, em vez das 41 telas existentes atualmente no cadastro na internet, o empreendedor encontre apenas uma tela única com apenas 15 informações.

    “Dessas quinze apenas oito deverão ser preenchidas pelo empreendedor. As outras sete correspondem a informações, por exemplo, como CEP e CNAE. O cadastro mostrará automaticamente endereço, atividade econômica e 430 ocupações. O empreendedor individual só precisará levar às juntas comerciais para validação da assinatura”, diz Lupatini. Segundo ele, a simplificação permitirá aumentar a base de empreendedores cadastrados.

    Lupatini participou da abertura do 4º Congresso da Micro e Pequena Indústria no Hotel Renasissance. Segundo ele, a questão da implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em todos os Estados e municípios é importante para o desenvolvimento do País. “O Fórum Permanente das MPE, até o fim deste ano, deverá apresentar um projeto de governo ao Congresso Nacional sobre a implantação das compras governamentais para as MPE. Será um projeto construído com toda a sociedade, já que nas comissões há representantes das entidades organizadas da sociedade civil e do governo”.

    Ele aproveitou a ocasião para parabenizar a atuação do Sebrae, em especial, do presidente da entidade, Paulo Okamotto. “Ele tem dado uma contribuição importante ao Ministério na implantação do sistema de cadastro do empreendedor individual”.

    O secretário lembrou também que, em janeiro do próximo ano, já estará em funcionamento o sistema de cadastro de comércio exterior para o setor de serviços. De acordo com Lupatini, de uma base de 28 mil empresas exportadoras de serviços, 23 mil são pequenas empresas. Nessa mesma base, há 63 mil pessoas físicas exportadoras de serviços.

    Participaram também da abertura o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, o secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, o presidente da Nossa Caixa, Demian Fiocca, entre outras autoridades.

    Fonte: Agência Sebrae de Notícias

    Para mais informações acesse www.sebraemg.com.br .

    Siga o Sebrae-MG no Twitter e receba todas as novidades sobre a gestão das micro e pequenas empresas em Minas. Clique aquie mantenha-se informado!

65 Comentários

  1. igor disse:

    eu queria saber quando as vagas estarão disponiveis porque meu pai quer cadastra sua padaria ???

  2. geisi disse:

    preciso do telefone do pintor celio paixao,exibido no jornal da rede globo,dia 18/02/12

  3. mirian auj de lima disse:

    qero me cdstrar mas nao consigo voces presisao facilita as coisas

  4. Vicente Ferreira Diniz disse:

    o sinal de internet aqui é muito fraco ,porem não vai ser posivel me codastrar como empreendedor individual.

  5. eu quero me cadastra para almentar meu comercio presiso de r$15 mil reais para conprar bebidas comidas porque eu tenho um restalrante rua: travesa felix araujo numero residencial 9 cidade boqueira pb centro tel 91669246 91382755

  6. winston de souza sales disse:

    Estou ansioso e com idéia fixa de regularizar minhas atividades, no ramo de manutenções e reparos residencial e predial (manutenções e reparos diversos), elétrica, eletrônica e eletromecânica. Bom gostaria de obter alguma informação a respeito do cadastro (tive dificuldades criar um nome para a pretensa empresa EMEI). A outra situação, que é outra de minhas pretensões, é ter um suporte de informações de gerencia da mesma. Explico: Sei trabalhar, clientes elogiam mas, não consigo deixar de trocar seis por meia duzia, em tese, não sei gerenciar e resultado financeiro fica a desejar. Em suma, gostaria de toda informação possível, desde o cadastro e se possível, de um suporte que me oriente nesta questão. Grato., At.,
    Winston – Governador Valadares-MG.

  7. ana celia pereira soares disse:

    quero construir uma creche para trabalha com criancas precizo de 10;000 dpara começa

    • sebraemgcomvoce disse:

      Prezada Ana Célia,
      o Sebrae não é uma instituição financeira, sendo assim não realiza empréstimos.
      Entretanto, sugerimos que converse com um de nossos especialistas em finanças pelas consultorias. Ele poderá ajudá-lo a descobrir formas de levantar o capital necessário.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

  8. rita de cassia disse:

    como faço para me cadastrar, pois tenho um ponto com materiais hidráulicos e elétricos, mais um amigo me disse que eu tenho que pensar em pelo menos em 10 tipos de funções que eu tenho que colocar no cadastro quando eu for fazer, é verdade isso? Também quero saber quantas pessoas tenho que colocar como funcionário, e se eu posso colocar meu esposo, pois só é nos dois que trabalhamos juntos.

    • sebraemgcomvoce disse:

      Prezada Rita,
      O MEI pode escolher 1 atividade principal e até 15 atividades secundárias, desde que não ultrapasse o faturamento de R$ 60.000,00 por ano na realização destas atividades.
      Estas atividades podem ser relacionadas ou não entre si, desde que aprovadas pela Prefeitura local, por meio da consulta prévia.
      Sobre o funcionário é permitido somente a contração de um, que poderá ser sim seu esposo.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento Sebrae Minas
      wwww.sebraemg.com.br/atendimento

      Participe da Feira do Empreendedor 2014, em BH de 1º a 5 de abril.
      http://www.feiradoempreendedormg.com.br

Deixe o seu comentário!

Páginas - 1 2 3 4