12 aplicativos para o segmento do agronegócio

0
1252
segmento do agronegócio

O segmento do agronegócio brasileiro utiliza cada vez mais a tecnologia. Isto porque ela ajuda a melhorar o gerenciamento das atividades e aumentar a produtividade. Antes restritos às grandes fazendas, os avanços tecnológicos começam a chegar nas propriedades menores. Isto ocorre principalmente por meio de aplicativos criados por startups.

Neste contexto, as soluções propostas pelas Ag Techs. Este é o nome dado às chamadas as startups que trabalham com tecnologia aplicada ao agronegócio. Elas se espalham rapidamente pelo Brasil.

Atualmente, existem aplicativos que fazem previsão do tempo, identificação de pragas e pulverização da lavoura, entre outros. Tudo por celulares e tablets, aliando eficiência e facilidade de uso.

Por isso, neste post trazemos aplicativos que podem ajudar na produção do seu agronegócio. Veja a lista!

Inovação para o agro

Os produtores rurais estão cada vez mais antenados aos benefícios que podem obter quando adotam a tecnologia em seus negócios. Confira aplicativos que podem otimizar a produção do agronegócio.

1. Alluagro

É um aplicativo que funciona como um marketplace de locação de máquinas e implementos agrícolas. Sua principal função é conectar prestadores de serviços a produtores interessados na locação desses equipamentos.

Funciona como um Uber do agronegócio, utilizando a geolocalização para diminuir os custos logísticos e a ociosidade de máquinas agrícolas.

Disponível para Android e iOS.

2. Altave

Essa startup utiliza tecnologia aeroespacial para desenvolver balões cativos equipados com sistemas de informação e conectividade que auxiliam no monitoramento de grandes áreas.

No agronegócio, podem ser usados para monitorar incêndios, pragas, dados da colheita e telemetria de sensores para agricultura de precisão, entre outras coisas.

Todas as informações podem ser acessadas em tempo real pelo app da empresa.

3. IZAgro

Já essa startup criou um aplicativo gratuito que fornece informações sobre ameaças às plantações e os respectivos produtos capazes de combatê-las.

O objetivo é fornecer dados sobre produtos registrados para controle de pragas, doenças e plantas daninhas, auxiliando os produtores.

4.JetBov

A startup tem um aplicativo para coleta de informações sobre rebanho e gestão de fazendas, permitindo controlar todas as etapas do manejo reprodutivo de forma simples. Também auxilia no gerenciamento de custos de nutrição, pasto e confinamento do gado.

5. Aegro

A empresa desenvolveu um software de gestão do processo agrícola que auxilia o produtor da semeadura até a colheita. O aplicativo possibilita a coleta e a análise de informações sobre controle de estoques, áreas cultivadas e preparo do solo, ajudando a reduzir desperdícios e aumentando a produtividade das lavouras.

6. Agrosmart

O aplicativo desenvolvido por essa empresa permite gerenciar irrigação de lavouras, economizando o consumo de água no agronegócio.

A tecnologia trabalha a partir de sensores espalhados no campo capazes de monitorar a umidade do solo e a existência de pragas, entre outros recursos.

As informações coletadas são processadas e o aplicativo recomenda ao agricultor os intervalos mais indicados para irrigar as plantações.

7. Suplementa Certo

Aplicativo desenvolvido pela Embrapa Gado Corte e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) com o objetivo de ajudar o grande, médio e pequeno produtor da cadeia bovina a comparar os rendimentos obtidos com diferentes tipos de produtos e suplementações.

Disponível para Android.

9. Inmet Tempo e Clima

O app fornece a previsão do tempo para os próximos cinco dias — com informações de precipitação, temperatura e umidade — utilizando dados gerados pelo Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet). Também mostra imagens atualizadas de satélites meteorológicos.

Disponível para Android e iOS.

10. Adama Alvo

Aplicativo que conta com um banco de imagens para ajudar o produtor na identificação de pragas e doenças nas culturas de soja, milho, trigo e algodão.

Tem uma base de dados que permite pesquisar as doenças por nome e sintomas, além de fornecer informações como o ciclo de vida das pragas.

O produtor também pode enviar fotos da lavoura para que os técnicos da startup façam uma avaliação da doença.

Gratuito, disponível para Android.

11. Climatempo

Outro aplicativo voltado para previsão do tempo. Com ele, o produtor consegue acompanhar as condições atuais na tela inicial, bem como a previsão horária para o restante do dia e para as próximas duas semanas.

Fornece informações de quantidade de chuva, temperatura e umidade relativa. O agricultor também pode observar as imagens de satélite para todo Brasil, que registram o movimento das nuvens e os núcleos de tempestades, com análise dos meteorologistas da empresa.

12. Guia InNat

Aplicativo desenvolvido pela Embrapa Agrobiologia com o objetivo de ajudar os agricultores no controle de pragas e doenças nas lavouras. Permite acessar imagens de agentes naturais de controle de pragas que atacam a lavoura e fornece informações a respeito de predadores e parasitoides. O usuário também pode comparar a foto de um inseto, tirada com a câmera do celular, com as imagens de um guia de reconhecimento de inimigos naturais de pragas agrícolas.

Disponível para Android.

Baixe Grátis

Agronegócio – dicas para seu negócio