10 livros essenciais para mulheres empreendedoras

0
292
mulheres empreendedoras

Ao entrar no mundo dos negócios, as mulheres empreendedoras encontram diversos desafios como entender de planejamento, gestão e finanças. Além disso, em áreas específicas, elas ainda precisam lidar com o simples fato de pertencerem ao gênero feminino.

Para ter sucesso, as empreendedoras precisam aprimorar pontos que acabam impactando no seu tempo de permanência no mercado. Os desafios são os mesmos para quem quer empreender: além de garra e dedicação, é preciso se especializar cada vez mais.

Pensando nisso, preparamos uma lista de livros que ajudam as mulheres a empreender. Aproveite a leitura!

Leituras para mulheres empreendedoras

1. O Poder do Hábito

Tornar-se dona do próprio negócio exige mudanças na rotina. É necessário ter persistência para enfrentar tantas novidades. E, mesmo quando o negócio começa a crescer e dar lucro, ainda é preciso muita força de vontade para mantê-lo.

O livro o Poder do Hábito, de Charles Duhigg, ensina como desenvolver um novo costume. O aprendizado contribui para que você crie atitudes necessárias para o crescimento do negócio.

2. A Mágica da Arrumação

Este livro realmente transforma vidas. Seguindo a premissa de "quem arruma a casa, arruma a vida", a especialista em arrumação Marie Kondo ensina técnicas simples para manter o seu lar funcionando de maneira organizada.

Embora as dicas priorizem a organização do ambiente doméstico, os conhecimentos que a autora ensina sobre priorização, seletividade e minimalismo podem ser aplicados no dia a dia do seu negócio, ajudando a organizá-lo.

3. Beleza Natural

Embora o mundo dos negócios seja visto como extremamente competitivo e predominantemente masculino, os empreendimentos mais sólidos, antigos e prósperos vêm do universo da beleza feminina.

Muitas mulheres empreendedoras decidiram investir nesse segmento e, mesmo sendo bem-sucedidas, muitas vezes, não se veem como empresárias ou não acreditam que possuem negócios estruturados.

Em síntese, o livro Beleza Natural, de Liana Melo, conta a história da cabeleireira Zica de Assis. Ex-lavadeira, ela estudou, especializou-se em cabelos afro e, em parceria com a sócia, criou um salão na Baixada Fluminense.

Seu salão inovador tornou-se uma das maiores empresas do país. A obra traz não só uma lição de força, determinação e coragem, mas de autoestima e liderança para as mulheres empreendedoras.

4. Eu mereço ter dinheiro

Um grande desafio para as empreendedoras é saber cuidar do dinheiro, ou seja, fazer controles financeiros. Separar finanças pessoais das empresariais, poupar e até mesmo investir acaba sendo crucial para o sucesso de qualquer negócio.

Reinaldo Domingos ensina como identificar suas necessidades, reconhecer e mudar a sua relação com o dinheiro. Excelente leitura para quem precisa melhorar o controle financeiro do próprio negócio.

5. Sonho Grande

O livro conta a história de três dos maiores empresários do país: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Saber como foi criada a Ambev e sobre outras negociações milionárias — como a compra das Lojas Americanas —, é inspirador.

No entanto, por trás dessa biografia não-autorizada de Lemann e seus sócios, temos uma lição ainda mais inspiradora. A jornalista Cristiane Correa, autora do best-seller oferece uma aula prática sobre foco, determinação e sonhos. Vale a pena a leitura!

6. O Milagre da Manhã

Antes de mais nada, a vida de uma empreendedora não é fácil. A sensação é de que precisamos de um dia com o dobro de horas para fazer tudo.

Por outro lado, e se você pudesse, no mesmo dia, fazer exercícios, colocar a leitura em dia e ainda meditar, sem prejudicar as suas atividades normais?

É isso o que ensina Hal Elrod no livro o Milagre da Manhã. Por meio de um método simples e organizado, é possível criar uma rotina de atividades que darão um novo sentido ao seu dia a dia.

A leitura é ideal para quem acredita não ter tempo para se desenvolver, principalmente por causa do negócio ou da família.

7. As Armas da Persuasão

Por que fazemos as coisas de determinada maneira? Depois de anos estudando o comportamento humano, o autor Robert Cialdini reuniu neste livro, de relevância mundial, o que chama de “armas da persuasão”.

Ele descobriu que existem verdadeiros gatilhos que levam pessoas a ter determinadas reações diante de estímulos. Isso permite vender mais utilizando os gatilhos certos e se proteger de artimanhas do marketing.

De antemão, o livro é leitura obrigatória para quem lida diretamente com clientes ou cuida da comunicação da empresa.

8. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Com mais de 50 milhões de exemplares vendidos, o livro escrito em 1937 e que trata das relações humanas, segue extremamente atual.

A princípio, são conselhos e estratégias de Dale Carnegie para ascender na carreira e nos negócios, fazendo com que as pessoas gostem de você e do seu trabalho. Desse modo, será mais fácil construir novas relações e, é claro, novas parcerias de negócios.

9. Bilionários

Um fato comum a todo empresário é o desejo de que seu negócio prospere. Mas você já se imaginou bilionária? O que você faria se tivesse um bilhão de dólares?

Se sua resposta tem algo a ver com continuar trabalhando, este livro é para você. De maneira leve, Ricardo Geromel nos informa e inspira sobre a vida dos mais bem-sucedidos empresários do mundo.

10. A Bíblia de Vendas

Sabemos antecipadamente que nenhum negócio sobrevive sem vendas. Você pode ter um ótimo produto ou serviço, um segmento de mercado cheio de potenciais consumidores e pouca concorrência, mas se não souber vender, não crescerá.

Por isso, fechamos esta lista de livros com uma leitura essencial para toda empreendedora que deseja impulsionar seu negócio.

Bíblia de Vendas traz os “mandamentos do sucesso” para você vender mais e melhor.  Além disso, as dicas ajudam a estabelecer relações duradouras e manter vivo o seu sonho de empreender.

Cada vez mais mulheres enfrentam o desafio de empreender. Sabemos que sem planejamento e informação fica mais difícil chegar lá. Por isso, esperamos inspirar você a se capacitar cada vez mais. Saiba tirar proveito do momento e prepare-se para o sucesso pessoal e profissional.